Em 1992, a ONU proclamou o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, cujo “objetivo é promover os direitos e o bem-estar das pessoas com deficiência em todas as esferas da sociedade e aumentar a consciência sobre a situação das pessoas com deficiência em todos os aspetos da vida política, social, económica e cultural.” (un.org)


comemoracaoO Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, 3 de dezembro, foi, mais uma vez, assinalado no nosso Agrupamento, com uma atividade de sensibilização. Nesta iniciativa, o grupo de Educação Especial contou com a colaboração dos Professores do Departamento de Expressões, das Educadoras, das Professoras Titulares de Turma e dos Professores de Música das Atividades Extracurriculares das Escolas Básicas do Primeiro Ciclo.

Estes docentes, com a participação veemente dos alunos de algumas turmas dos Jardins de Infância e das Escolas EB , captaram momentos de entoação e coreografia da canção A Diferença é o Que nos Une, culminando num vídeo, elaborado com a colaboração do discente Tiago Carvalho, do Curso Profissional de Técnico de Audiovisuais. O mesmo foi publicado no Portal e no Facebook do Agrupamento e também divulgado à Comunidade Escolar no átrio da Escola Sede.

O processo de trabalho coreográfico e de entoação da canção assumiu contornos dinâmicos em muitos planos, inclusivamente no âmbito da articulação criativa entre os diferentes alvos e agentes educativos.

O facto de ser uma canção coreografada tornou-a mais complexa e rica, exigindo dos intérpretes o desenvolvimento de competências cinestésicas, associadas à Língua Gestual Portuguesa. Com os ensaios, com o fazer e o refazer sistemático, foram também apuradas a memória e a reflexão individual e de grupo.

A presente atividade assumiu contornos de indelével importância para todos os envolvidos, sensibilizando para a Inclusão como processo que acarreta a identificação e minimização das barreiras que comprometem a comunicação e o desenvolvimento humanos.

A formação integral dos alunos e a promoção de atitudes de aceitação da diferença no meio escolar e comunitário foram as metas almejadas com a iniciativa supracitada.

Cabe a Todos aceitar e valorizar a diferença, acreditar nas capacidades individuais, independentemente da condição, e fortalecer laços de solidariedade e de inclusão…

“Quem disse que não podemos,
Nunca duvides de Nós
Somos Especiais, quase Super-Heróis!”

O grupo de Educação Especial

dia EEsp1

 


Blogue da Biblioteca Escolar

  • Graúdos e Miúdos, aprendemos, poupamos, aplicamos e solidificamos!

    May 26, 2022

    Graúdos e Miúdos, aprendemos, poupamos, aplicamos e solidificamos! No âmbito do projeto de literacia financeira ” Graúdos e Miúdos – aprendemos, poupamos, aplicamos e solidificamos! “, patente no Plano Anual de Atividades da BE, os alunos de Economia do 12º ano dinamizaram sessões em articulação com os 4º anos da[…]

  • 2.º Encontro Nacional AFC no Europarque

    May 25, 2022

    2.º Encontro Nacional AFC no Europarque A Rede de Bibliotecas Escolares está presente no 2.º Encontro Nacional Autonomia e Flexibilidade Curricular, que decorre nos dias 24 e 25 de maio, no Europarque, em Santa Maria da Feira. A Biblioteca do AESL também lá está. Acompanhe o “2.º[…]

  • História do Livro Activo

    May 21, 2022

    História do Livro Activo A Pré da EB de Fundo de Vila fez uma visita à biblioteca escolar do AESL – participou no reconto da “História do Livro Activo” e visitou à exposição com os trabalhos realizados pelas crianças!!! Sem dúvida uma manhã bem[…]

  • 5 de maio, Dia Mundial da Língua Portuguesa

    May 10, 2022

    5 de maio, Dia Mundial da Língua Portuguesa Para comemorar o Dia Mundial da Língua Portuguesa, o Plano Nacional de Leitura desafiou os leitores de várias línguas ou de diferentes áreas onde se fala Português, a ler na nossa língua – “Ler em vários sotaques”. Aqui ficam algumas dessas[…]

  • Hora do conto

    May 10, 2022

    Hora do conto Hora do Conto com a Professora Isabel Pinho: “Amélia quer um cão”. Construção de um cão com material reciclado e atividade PEM – Os animais e a saúde pública – sensibilização da médica veterinária Drª Vera Marques e registo da atividade[…]

 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL