Em 1992, a ONU proclamou o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, cujo “objetivo é promover os direitos e o bem-estar das pessoas com deficiência em todas as esferas da sociedade e aumentar a consciência sobre a situação das pessoas com deficiência em todos os aspetos da vida política, social, económica e cultural.” (un.org)
O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, 3 de dezembro, foi, mais uma vez, assinalado no nosso Agrupamento, com uma atividade de sensibilização. Nesta iniciativa, o grupo de Educação Especial contou com a colaboração dos Professores do Departamento de Expressões, das Educadoras, das Professoras Titulares de Turma e dos Professores de Música das Atividades Extracurriculares das Escolas Básicas do Primeiro Ciclo.
Estes docentes, com a participação veemente dos alunos de algumas turmas dos Jardins de Infância e das Escolas EB , captaram momentos de entoação e coreografia da canção A Diferença é o Que nos Une, culminando num vídeo, elaborado com a colaboração do discente Tiago Carvalho, do Curso Profissional de Técnico de Audiovisuais. O mesmo foi publicado no Portal e no Facebook do Agrupamento e também divulgado à Comunidade Escolar no átrio da Escola Sede.
O processo de trabalho coreográfico e de entoação da canção assumiu contornos dinâmicos em muitos planos, inclusivamente no âmbito da articulação criativa entre os diferentes alvos e agentes educativos.
O facto de ser uma canção coreografada tornou-a mais complexa e rica, exigindo dos intérpretes o desenvolvimento de competências cinestésicas, associadas à Língua Gestual Portuguesa. Com os ensaios, com o fazer e o refazer sistemático, foram também apuradas a memória e a reflexão individual e de grupo.
A presente atividade assumiu contornos de indelével importância para todos os envolvidos, sensibilizando para a Inclusão como processo que acarreta a identificação e minimização das barreiras que comprometem a comunicação e o desenvolvimento humanos.
A formação integral dos alunos e a promoção de atitudes de aceitação da diferença no meio escolar e comunitário foram as metas almejadas com a iniciativa supracitada.
Cabe a Todos aceitar e valorizar a diferença, acreditar nas capacidades individuais, independentemente da condição, e fortalecer laços de solidariedade e de inclusão…
“Quem disse que não podemos,
Nunca duvides de Nós
Somos Especiais, quase Super-Heróis!”
O grupo de Educação Especial