O projeto de promoção de cinema português "Cine S. João", patrocinado pela autarquia de S. João da Madeira, permitiu a dinamização de um encontro entre os alunos de Audiovisuais da Serafim Leite e o realizador Gabriel Abrantes, autor de “Diamantino”. O auditório do CMI do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite foi o cenário de uma sessão de curtas-metragens intitulada "Quatro Contos".


As curtas-metragens “Freud Und Friends” (2015), “Uma Breve História de Princesa X” (2016), “Os Humores Artificiais” (2016) e “As Extraordinárias Desventuras da Menina de Pedra” (2018) preencheram o cartaz da sessão.
Estas curtas já tinham tido estreia mundial em festivais como a Quinzena dos Realizadores em Cannes, a Berlinale, o Festival de Cinema de Locarno e o Festival de Toronto. No seu conjunto, estes trabalhos já receberam mais de vinte cinco prémios! Ao longo da sessão, os espetadores puderam conhecer parte do universo cinematográfico de Gabriel Abrantes, realizador de dezanove obras, entre as quais "Diamantino", a sua primeira longa-metragem que, em 2017, recebeu o Grande Prémio da Semana da Crítica do Festival de Cannes.
O conjunto dos quatro filmes permitiram a abordagem de diversas temáticas. Na primeira parte, foram abordados os temas da inteligência artificial e dos sentimentos; na segunda parte, focaram-se temas como a história da arte e a preservação dos valores da sociedade.
Segundo os seus promotores, “esta foi uma sessão enriquecedora para os alunos”.

 

logo curtas

curtas1

 

cutas a1

 

cutas c1

 

 


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL