Não, não tem jeito: Tanto não tem que, em cada aluno, ficou a vontade de revisitarem os seus projetos.
Do confinamento letivo, sobretudo nas disciplinas oficinais e laboratoriais, fica o testemunho das limitações de uma Escola à Distância: A não ser em circunstâncias excecionais como a que estamos a atravessar ou para aquelas que a modalidade de “Ensino à Distância” já prevê, nada substitui a presença física dos professores e dos alunos.


As novas ferramentas didáticas e de comunicação — telemáticas — são um complemento metodológico precioso e poderoso, mas nunca a Escola Pública poderá reduzir-se à condição precária de um complemento.
As circunstâncias excecionais torceram a Escola Pública e, face a essas circunstâncias, as escolas (alunos e professores) deram a melhor resposta possível. Que essa resposta não sirva de mote para uma revolução tecnológica redutora, mas sempre bem vinda como complementar e potenciadora da presença.

Justamente por essas limitações, os alunos do 12.º ano do Curso Científico Humanístico de Artes Visuais merecem este reconhecimento compensador para a sua quase frustração, combinada com uma enorme satisfação.
Na verdade, no âmbito da disciplina de Oficina de Artes, desenvolveram projetos individuais durante o 2.º período para os concretizarem durante o 3.º período, mas, surpreendidos pelo confinamento, tiveram de adequar os seus projetos de fotografia, animação, cerâmica, pintura, graffiti, escultura, arquitetura… Tiveram de ajustar os seus projetos aos materiais e aos espaços que tinham em casa, conseguindo preservar os respetivos temas e domínios de expressão — conseguiram preservar a substância.

Para além da concretização dos projetos, o 3.º período obrigava-os a expô-los, na escola ou em associação com alguma iniciativa proposta por outra instituição ou entidade.
A exposição física não foi possível, obviamente.
Não obstante, os alunos concretizaram os seus projetos e fizeram as suas exposições, convertidas em publicação numa página eletrónica pessoal, páginas essas para as quais fica o convite de as visitarmos:

Ana Rita

Anzehlika

Beatriz

Lígia

Mariana

Pedro

Sara

Tatiana

Sem dúvida, este é um registo digno para a memória controversa de uma Escola que, em tempos idos, esteve confinada.

Paulo Duarte

OArtes conjunto

 

 


Blogue da Biblioteca Escolar

  • Peddy Paper na BE. Vem descobrir a tua biblioteca

    Nov 30, 2021

    Peddy Paper na BE. Vem descobrir a tua biblioteca As turmas do 7.º ano do agrupamento vieram descobrir a biblioteca da EBSSL. Através da realização de um Peddy Paper ficaram a saber tudo, tudo, tudinho sobre a biblioteca: exploraram o seu sítio digital, consultaram o seu fundo documental,  perceberam a CDU[…]

  • Põe à prova os teus conhecimentos

    Nov 29, 2021

    Põe à prova os teus conhecimentos Restauração da Independência Lê a informação e lança-te no desafio de responderes a algumas questões que vão por à prova os teus conhecimentos. Para tal só tens que aceder ao seguinte QUESTIONÁRIO Como deves saber, o dia 1 de Dezembro[…]

  • Ler com a Biblioteca

    Nov 27, 2021

    Ler com a Biblioteca Os alunos do 3.º ano leram com a biblioteca a história “A Capuchinho Vermelho”. Durante o mês de novembro, esta personagem entrou na biblioteca e fez a delícia dos leitores. És sempre bem-vinda, Capuchinho!

  • O Príncipe com Orelhas de Burro na Biblioteca

    Nov 27, 2021

    O Príncipe com Orelhas de Burro na Biblioteca Durante o mês de novembro, os alunos do 2.º ano leram e trabalharam a história “O Príncipe com Orelhas de Burro” na biblioteca, no âmbito do projeto “Ler as Obras das Metas Curriculares”. E criaram umas fantásticas orelhas!!!

  • Corre, Corre Cabacinha! na Biblioteca

    Nov 27, 2021

    Corre, Corre Cabacinha! na Biblioteca Durante o mês de novembro, os alunos do 1.º ano, no âmbito do referencial Aprender com a Biblioteca Escolar, foram à biblioteca e ouviram e trabalharam a obra “Corre, Corre Cabacinha!”.