No âmbito do Charco Pedagógico, foi realizada uma atividade muito interessante, sobre o pH, em conjunto com os docentes Guida Pereira, Pedro Gual e Marisela Oliveira, na qual aprendemos que os químicos classificam as substâncias de acordo com as suas propriedades. Uma das classificações possíveis consiste em agrupar as substâncias em ácidas, básicas ou neutras, mas, para isso, temos de saber o valor do pH de cada uma delas.

Todas as substâncias têm um valor de pH, sendo que este é representado por um número de 0 a 14, sendo o pH 0 a mais ácida, 7 a neutra e 14 a mais básica.

 

Total

Primeiramente, com folhinhas de couve roxa, água quente e papel de filtro, fizemos um indicador de pH caseiro que nos ajudou, juntamente com um medidor de pH de tiras e um medidor digital, a comparar diversas substâncias e diferentes líquidos, incluindo o sumo de limão, detergente da roupa, água da torneira, água do charco, lixívia, limpa-vidros, leite, vinagre, refrigerante, ...

Esta atividade foi extremamente importante não só para satisfazer a nossa curiosidade e aprendermos novas matérias, como também permitiu monitorizar a água do nosso charco pedagógico. Assim, descobrimos que o seu pH, neste momento, se encontra em 6,8, ou seja, muito próximo do pH neutro, o que nos deixou bastante contentes, uma vez que isto significa que o nosso charco está com as condições favoráveis ao desenvolvimento da biodiversidade.

A verdade é uma: estamos sempre a aprender!...

Texto elaborado pelos alunos do 4.ºA da EB do Parque


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL