S. João da Madeira celebra diversidade cultural
em Sessão de Acolhimento a Alunos Estrangeiros
S. João da Madeira, 21 de junho de 2025 – A Sala dos Fornos, na Oliva Creative Factory, no coração da cidade, encheu-se, na tarde deste dia, de música, cor e tradições do mundo numa calorosa sessão de acolhimento dedicada aos alunos estrangeiros que frequentam os agrupamentos escolares locais.
Assim, após o ensaio geral, que decorreu no período da manhã, a partir das 14h15, os convivas começaram a chegar, sendo recebidos com entusiasmo num ambiente que refletia o espírito de integração e partilha. A abertura oficial do evento aconteceu com uma animada arruada protagonizada pela Escola de Samba da Associação Recreativa e Cultural do Carnaval de Pindelo, que conseguiu brindar o público com uma atuação vibrante no palco.
Seguiu-se o período de boas vindas, por parte dos apresentadores do evento - os representantes de cada um dos Agrupamentos, tendo o AESL sido representado pela Lúcia Rocha, que frequenta o 7.ºD, cujo país natal é a França. Ao longo do evento, foi acompanhada pelo Davi Bastos e pela Matilde Morais.
A tarde continuou com a atuação do Grupo de Rancho da Universidade Sénior do Rotary Club de S. João da Madeira que trouxe a todos um pouco da tradição popular portuguesa.
Posteriormente, num momento simbólico e de reconhecimento institucional, o Sr. Presidente da Câmara Municipal dirigiu-se ao público, sublinhando a importância da inclusão, da diversidade e do papel fundamental da educação na construção de uma sociedade mais justa e plural.
O ponto alto do evento foi a mostra de costumes dos vários Países, durante a qual os alunos, oriundos de diferentes partes do mundo, partilharam as suas culturas, tradições e histórias. No caso do nosso Agrupamento, desfilaram os alunos Demba Fatty e Yankuba Daffeh, oriundos da Gâmbia; Abolfazl Ahmadi, do Afeganistão; Kiara Florindo, da Suíça; Patrícia Uscanga, do México.
A sessão terminou com uma atuação, por parte do Grupo de Capoeira da Associação Mais Orreiro (AMO), que encerrou a tarde com ritmo, movimento e espírito de união.
O evento foi, sem dúvida, um verdadeiro encontro de culturas e um exemplo inspirador de como a diversidade pode ser celebrada e valorizada no contexto escolar. Para muitos alunos estrangeiros, este momento marcou mais uma etapa vivida com orgulho, pertença e esperança num país que, agora, é o seu… de coração!