Concurso Nacional de Leitura

 

No dia 27 de fevereiro, decorreram as provas de seleção dos alunos-leitores que irão representar o nosso Agrupamento na Fase Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura, a ter lugar em Matosinhos. 

As provas escritas decorreram, durante a manhã, na Biblioteca Municipal. Os alunos do AESL estavam seguros e confiantes - a preparação tinha sido rigorosa e a leitura das obras de Agustina Bessa-Luís foi feita de forma atenta e crítica. Debaixo do braço, nas mãos ou na mochila, os livros desta autora faziam-se ver – “O Soldado Romano, “Contos Amarantinos”, “Dentes de Rato” e “Fanny Owen”.

No primeiro ciclo, prestaram prova as alunas Anita Almeida, 3.ºB da EB do Parque, e Rita Pinto, 3.ºA da EB de Fundo de Vila. De salientar que a aluna Mariana Silva, 3.ºA da EB do Parque, esteve sempre presente e estava preparadíssima para entrar em prova, caso as anteriores alunas não tivessem podido comparecer. Depois, foi a vez do segundo ciclo, em que as alunas Adriana Soares (6.ºB) e Leonor Lima (5.ºA) deram o seu melhor, tendo estado sempre presente a aluna Matilde Resende (6.ºB), pronta para entrar em ação, caso alguma das anteriores alunas não pudesse realizar a prova. Já no 3.º ciclo, os alunos Manuel Teixeira (8.ºC) e Leonor Maia (9.ºB) realizaram a sua prova, revelando uma calma impressionante! Leitores seguros e confiantes, é o que é! Finalmente, as alunas do Ensino Secundário foram chamadas a prestar provas e a Beatriz Barbosa (10.ºA) e a Victória Cavalcante (10.ºC), sempre com um sorriso no rosto e uma atitude bem disposta, mostraram que a leitura lhes está na massa do sangue.

Durante os intervalos das provas, os alunos aproveitaram para saber mais sobre a vida fantástica da escritora Agustina e visitaram a exposição patente na galeria da BM. Além disso, fizeram questão de tirar uma foto com a escritora que, se ainda estivesse entre nós, teria 100 anos! 

Mas as provas continuaram durante o período da tarde, mas só para os alunos selecionados na prova escrita, agora nos Paços da Cultura.

Leonor Lima, ou melhor, a irmã Fabiana, a preguiçosa de “Contos Amarantinos”, subiu ao palco e arrebatou o coração de todos os presentes. “Diz marido…O quê??? Engomar as tuas camisas” e todos perceberam que a Leonor, para além de ser uma excelente leitora, é uma grande atriz! De seguida, o Manuel Teixeira subiu ao palco e interpretou uma Lourença de “Dentes de Rato” em que as bananas são o seu ponto fraco! A leitura expressiva e a obsessão pelas bananas foram tão bem executadas que garantiram ao Manuel passar para a fase intermunicipal. Chegou a vez da Leonor Maia mostrar que já não é novata em concursos de leitura e que está disposta a dar sempre o litro para fazer mais e melhor. E assim foi, Leonor Lourença apresentou-se num casamento e confidenciou-nos os seus mais profundos pensamentos que (com)venceram os membros do júri! E claro, bananas, sempre bananas…

Finalmente, no secundário, Beatriz Barbosa representou 1001 personagens em palco. E não foi preciso mais ninguém – a Beatriz deu conta de todas estas personagens – com xaile, sem xaile, com bigode, sem bigode, com boné, sem boné…ufa! Uma leitora de grande fôlego e uma veterana no concurso de leitura! O júri rendeu-se à sua capacidade de leitura. A Victória, com a sua presença meiga e a sua leitura doce, cativou desde o primeiro momento. O nervosismo, a dúvida da personagem interpretada foi muito bem expressa e ninguém teve dúvidas de que a Vitória seria, também, uma presença segura na próxima fase do concurso.

Seguem, em anexo, as pontuações obtidas pelos nossos brilhantes leitores e que determinaram que cinco alunos da Serafim Leite continuarão na fase seguinte – Leonor Lima, Leonor Maia, Manuel Teixeira, Beatriz Barbosa e Victória Cavalcante. 

Parabéns a todos os leitores – efetivos, suplentes, selecionados, não selecionados - que embarcaram nesta fantástica aventura! Parabéns às famílias que apoiam e alimentam este gosto pela leitura! Parabéns aos professores que apoiaram sempre estes alunos!

Parabéns, Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite! És um agrupamento que lê! E muito bem!!!

 

 

Pelas linhas de Agustina Bessa-Luís de Agora Nós

 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL