No passado dia 28 de maio, as turmas B e C , na aula de Educação para a Cidadania, receberam Cláudia Azinheira, representante do despoJÁ-te, um projeto para “deixar o mundo um pouco melhor”. Esta atividade é dinamizada pelos escuteiros do agrupamento 1282 de São João da Madeira.


O despoJÁ-te é um projeto que os Caminheiros do Agrupamento 1282 de SJM, para seguir o legado de Baden-Powell, o fundador do movimento escutista, de “deixar o mundo um pouco melhor”. O Desafio consiste em fazer ações simples e diretas, para consciencializar a comunidade, do lixo que produzimos, nomeadamente, o que demora muito tempo a degradar-se ou aquele que nem sequer passa por esse processo – o plástico.
Como o escutismo é uma caminhada, que é feita calçando as botas e aprendendo/fazendo, a atividade com as turmas consistiu num jogo em a chave era o trabalho em equipa. Os alunos tiveram que unir os vários cordões, através de nós e, assim, formar a maior corda que conseguissem. Fazendo o paralelismo com o projeto, o cordão já formado pelos pequenos cordões representa a união que deve existir entre as pessoas para, desta forma, deixarmos a nossa marca e contribuirmos para um mundo melhor.
É preciso mudar de atitude, não temos um planeta B!

 

Escuteira4

 

Escuteira1

 

Escuteira2Escuteira3

 

Escuteira

 

Escuteira5


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL