O Bebras - Castor Informático é uma iniciativa internacional (envolve mais de 50 países de todo o Mundo) para promover e introduzir a informática e o pensamento computacional para estudantes de todas as idades. Os desafios do Bebras são feitos de pequenos problemas que são divertidos, estimulantes e baseados em tarefas que os cientistas de computadores encontram com frequência e gostam de resolver.

Os problemas do Bebras não requerem nenhum conhecimento prévio, mas requerem algum pensamento lógico. Foi desenhado para motivar alunos de todo o Mundo e de todas as idades para o desenvolvimento do pensamento lógico e abstrato e por esse motivo não requer que tenham experiência prévia.

O pensamento computacional, embora subentenda a construção de programas e aplicações que um computador possa executar, no fundo é um conjunto de técnicas de resolução de problemas que envolve a maneira de interpretar, expressar e generalizar um problema e a sua solução. A junção da Matemática à Informática apresenta-se como lógica, pois as duas Ciências dedicam-se a explicar e a interpretar a vida real, encontrando soluções para os problemas que o Mundo manifesta.

Aos professores de Matemática (do 1.º ciclo ao ensino secundário) e de Informática pareceu importante juntaram-se para desafiar os alunos do AESL a pensarem de forma lógica e com algum nível de abstração, desenvolvendo, assim, o pensamento computacional.

O nosso único objetivo é que os nossos alunos se divirtam e ao mesmo tempo, aprendam a ver os problemas de várias perspetivas, analisem as várias formas de os resolver e encontrem, de forma lógica, a solução. Embora, à primeira impressão, pareçam somente problemas de Matemática e de Informática, no fundo, os alunos estão a preparar estruturas mentais para a resolução de problemas do dia-a-dia. Não é esta a missão da Escola? A nós parece-nos que SIM.

bebras 1


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL