O Bebras - Castor Informático é uma iniciativa internacional (envolve mais de 50 países de todo o Mundo) para promover e introduzir a informática e o pensamento computacional para estudantes de todas as idades. Os desafios do Bebras são feitos de pequenos problemas que são divertidos, estimulantes e baseados em tarefas que os cientistas de computadores encontram com frequência e gostam de resolver.

Os problemas do Bebras não requerem nenhum conhecimento prévio, mas requerem algum pensamento lógico. Foi desenhado para motivar alunos de todo o Mundo e de todas as idades para o desenvolvimento do pensamento lógico e abstrato e por esse motivo não requer que tenham experiência prévia.

O pensamento computacional, embora subentenda a construção de programas e aplicações que um computador possa executar, no fundo é um conjunto de técnicas de resolução de problemas que envolve a maneira de interpretar, expressar e generalizar um problema e a sua solução. A junção da Matemática à Informática apresenta-se como lógica, pois as duas Ciências dedicam-se a explicar e a interpretar a vida real, encontrando soluções para os problemas que o Mundo manifesta.

Aos professores de Matemática (do 1.º ciclo ao ensino secundário) e de Informática pareceu importante juntaram-se para desafiar os alunos do AESL a pensarem de forma lógica e com algum nível de abstração, desenvolvendo, assim, o pensamento computacional.

O nosso único objetivo é que os nossos alunos se divirtam e ao mesmo tempo, aprendam a ver os problemas de várias perspetivas, analisem as várias formas de os resolver e encontrem, de forma lógica, a solução. Embora, à primeira impressão, pareçam somente problemas de Matemática e de Informática, no fundo, os alunos estão a preparar estruturas mentais para a resolução de problemas do dia-a-dia. Não é esta a missão da Escola? A nós parece-nos que SIM.

bebras 1


Blogue da Biblioteca Escolar

  • Graúdos e Miúdos, aprendemos, poupamos, aplicamos e solidificamos!

    May 26, 2022

    Graúdos e Miúdos, aprendemos, poupamos, aplicamos e solidificamos! No âmbito do projeto de literacia financeira ” Graúdos e Miúdos – aprendemos, poupamos, aplicamos e solidificamos! “, patente no Plano Anual de Atividades da BE, os alunos de Economia do 12º ano dinamizaram sessões em articulação com os 4º anos da[…]

  • 2.º Encontro Nacional AFC no Europarque

    May 25, 2022

    2.º Encontro Nacional AFC no Europarque A Rede de Bibliotecas Escolares está presente no 2.º Encontro Nacional Autonomia e Flexibilidade Curricular, que decorre nos dias 24 e 25 de maio, no Europarque, em Santa Maria da Feira. A Biblioteca do AESL também lá está. Acompanhe o “2.º[…]

  • História do Livro Activo

    May 21, 2022

    História do Livro Activo A Pré da EB de Fundo de Vila fez uma visita à biblioteca escolar do AESL – participou no reconto da “História do Livro Activo” e visitou à exposição com os trabalhos realizados pelas crianças!!! Sem dúvida uma manhã bem[…]

  • 5 de maio, Dia Mundial da Língua Portuguesa

    May 10, 2022

    5 de maio, Dia Mundial da Língua Portuguesa Para comemorar o Dia Mundial da Língua Portuguesa, o Plano Nacional de Leitura desafiou os leitores de várias línguas ou de diferentes áreas onde se fala Português, a ler na nossa língua – “Ler em vários sotaques”. Aqui ficam algumas dessas[…]

  • Hora do conto

    May 10, 2022

    Hora do conto Hora do Conto com a Professora Isabel Pinho: “Amélia quer um cão”. Construção de um cão com material reciclado e atividade PEM – Os animais e a saúde pública – sensibilização da médica veterinária Drª Vera Marques e registo da atividade[…]

 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL