O aluno João Diogo Monteiro, do 12º ano de Ciências e Tecnologia na EBS Dr. Serafim Leite, foi o grande vencedor do concurso nacional Sitestar.pt, com o site “JoaoDiogo Fotos EXPLORA O MEU MUNDO”, onde publica os seus trabalhos fotográficos, boa parte deles focados em temas locais e regionais (Parque do Rio Ul e fauna e flora da região). Além deste prémio, foi ainda atribuída uma menção honrosa ao site “A Troupe - Equipa Troupe” centrado na atividade do grupo de teatro homónimo e criado pelos alunos Tiago Anjos, Gonçalo Oliveira e Pedro Oliveira.

O concurso Sitestar é uma iniciativa da Deco e do domínio .PT que desafia a comunidade educativa a? criação de espaços digitais criativos e inovadores, com conteúdos em português e com domi?nio.pt, durante o ano letivo de 2020/2021.

Este ano apresentaram-se a concurso 160 trabalhos, dos quais dez provieram da EBS Dr. Serafim Leite, coordenados pelas professoras Elisabete dos Inocentes e Fátima Pais, em resultado de uma primeira candidatura de quinze projetos. Saliente-se que o concurso envolveu 400 jovens a nível nacional.

“JoãoDiogo Fotos”

O trabalho do João Diogo, considerado de grande qualidade e premiado em vários certames, revela a paixão e o trabalho por ele realizado na área da fotografia, tomando a nossa cidade como uma das fontes de inspiração. Logo na página principal está uma fotografia extraordinária, tirada no parque da cidade.

O João Diogo Monteiro explica assim a sua dupla paixão, pela natureza e pela fotografia. “Tenho como missão, mostrar a todos, o quão belo é o nosso mundo e, com muito orgulho, assim escrevi no meu Site de fotografia: www.joaodiogoph.pt. Estou muito grato à minha professora de Aplicações Informáticas – Fátima Pais, da Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite, pelo desafio que me lançou de concorrer ao Concurso Jovens com Talento do SiteStar.pt. O primeiro prémio do Escalão 2 (secundário) será um marco na minha vida e mostra a todos os jovens estudantes que podemos aliar os nossos sonhos e ideais a uma aprendizagem, como a informática e a programação.
“Quando era pequeno os meus pais levavam-me às montanhas, aos rios, a vales e mares... Já na altura era apaixonado pelo que via. Sempre tive um carinho especial pela natureza. Quando tinha os meus três anos, costumava chorar quando via incêndios e por vezes recusava-me a caminhar por determinados trajetos para não matar os pequenos insetos que, pelo chão, andavam. Hoje continuo a desfrutar da natureza, mas agora, com um pequeno objeto na mão, a minha câmara.

 

“A Troupe” https://troupe.pt

O site que foi criado pelos alunos Tiago Anjos, Gonçalo Oliveira e Pedro Oliveira, a frequentar o 12º ano do Curso de ciências e tecnologias também foi premiado com uma menção honrosa. Dado que o Tiago Anjos e o Gonçalo Oliveira pertencem ao grupo de teatro “A Troupe”, orientado pela professora Teresa Soares, eles agarraram a ideia de criar um site com o já longo historial do teatro, de forma a perpetuar o trabalho realizado ao longo dos anos.

O testemunho do Tiago Anjos: A minha participação no Sitestar foi muito enriquecedora pois, com o meu grupo, tivemos a oportunidade de pensar num site que ajudasse a conhecer, no futuro, o historial do grupo. Tivemos a oportunidade de conhecer novos programas para construção do site e, com isto, aprender coisas novas que certamente nos irão ser muito úteis. Além disso, aprendemos a trabalhar em equipa e divertimo-nos. Não sei se conseguirei estar presente na próxima edição do Sitestar, mas espero que continue, pois é um evento muito interessante e aconselho todos a participarem. Por fim, quero agradecer à professora Fátima Pais por nos ter incentivado a participar neste concurso e por nos ter ajudado, assim como à professora Teresa Soares, que também contribuiu para a construção do site.

Além dos dois sites premiados, outros oito não desmereceram pela qualidade que revelaram, até porque, alguns deles constituem-se como repositórios de atividades de grande impacto junto da comunidade educativa. Para os visitares, clica nos links seguintes.

https://ecoescolaesl.pt
https://serafimleite-cienciaviva.pt
http://talentos-edv.pt
https://ictcompetition.pt/
https://esslhandmade.pt/
https://makemusic.pt/
http://ros-gazebo.pt/
https://essltracker.pt/

 

AN joão diogo sitestar

 

AN sitestar todas

 

 


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL