Decorreu na manhã do dia 23 de novembro a cerimónia do içar da bandeira verde do eco-escolas nas três escolas do agrupamento.

Com a presença dos representantes da autarquia e da junta de freguesia, teve lugar no átrio da escola sede uma breve cerimónia alusiva após a qual se procedeu ao elevar do pendão característico desta iniciativa. Em seguida tudo se repetiu na Escola Básica de Fundo de Vila e por fim na Escola do Parque. Muito da iniciativa, diligência e mérito da professora Cristina Tavares, há já vários anos que o agrupamento é galardoado como instituição que promove o respeito pelo ambiente. De outros intervenientes muito consta nas fotos e ainda por curiosidade da fotografia do caderno organizativo da professora citada.

De recordar que o Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE. Pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

O programa é coordenado a nível internacional, nacional, regional e de escola. Esta coordenação multinível permite a confluência para objetivos, metodologias e critérios comuns que respeitam a especificidade de cada escola relativamente aos seus alunos e caraterísticas do meio envolvente.

Para além do apoio das pessoas e Instituições da Comissão Nacional, o Eco-Escolas conta ainda com a parceria de vários municípios e apoios específicos de mecenas para algumas das suas atividades. Fornece ainda metodologia, formações, materiais pedagógicos, apoios e enquadramento ao trabalho desenvolvido pela escola.

Todos os interessados podem consultar este programa de educação ambiental no link https://ecoescolas.abae.pt/

EcoAESL 1