“A semana de Eramus+SoMBeT foi uma experiência única, foi uma semana repleta de novas aprendizagens.” Joana Soares
De 15 a 19 de maio, decorreu, em Portugal, no nosso Agrupamento, a última mobilidade do programa Erasmus+, - SoMBeT: Social Media Behaviours of Teenagers. Este projeto colocou em interação alunos e professores portugueses com os seus congéneres dos diferentes países parceiros – Turquia, Lituânia, Itália, Letónia e Eslovénia. Foi uma semana muito intensa com uma grande diversidade de atividades que promoveram uma relação próxima entre todos os elementos e fomentaram a partilha de sentires, saberes e sabores!
Hospedados em famílias de acolhimento, os alunos estrangeiros puderam vivenciar o dia a dia de quem vive na nossa cidade, no nosso país. Os alunos e professores, em interação, apresentaram os seus países, dinamizaram worshops e debates, em atividades muito dinâmicas em que as Tecnologias 3D e as Redes Sociais estiveram no foco das atenções. Conhecer os nossos hábitos e costumes era, também, um dos objetivos e, por isso, o programa contemplou visitas pela cidade de S. João da Madeira (Câmara Municipal, Torre da Oliva, Viarco, Museu dos Chapéus, Praça e ruas características, Parque do Rio Ul), pelo Geoparque de Arouca, por Miramar, por Aveiro e pelo Porto. Sempre na mira de mostrar o que de tão bom temos e fazemos, alunos e professores foram contactando com o nosso património artístico-cultural, gastronómico, industrial e natural. Salientem-se as excelentes atuações dos alunos do 2.º ciclo que tão bem mostraram os nossos cantares e folclore e a brilhante atuação da assistente Venusa, magistralmente acompanhada pelos alunos Bernardo e Gaspar. São momentos que todos levam no coração!
Por isso, todos os participantes, na sessão de entrega de certificados, no Centro de Arte Oliva Creative Factory, perante as presenças da nossa Diretora e do Presidente da Câmara, foram brindados com um Coração de Viana, realizado pelos alunos, em Tecnologias 3D. Uma semana repleta de emoções e relações humanas, entre alunos, professores, auxiliares de ação educativa, famílias de acolhimento e entidades locais, que permitiram aprender e equacionar a importância das Redes Sociais e das Tecnologias 3D, no nosso dia a dia, e do valor acrescentado que as diversidades de espaços e pessoas dão à nossa vida.