No dia 2 de novembro, durante o período de uma agradável tarde, como se veio a concluir, teve lugar a primeira grande disseminação dos projetos ERASMUS+, uma política de programas interculturais que, como é apanágio da nossa Escola, têm sido desenvolvidos, tendo como protagonistas docentes e estudantes. Sim, esta é uma marca que nos individualiza: a aprendizagem além-fronteiras.

Os Paços da Cultura foram o palco de múltiplos testemunhos, carregados de emoção, que nos fizeram viajar por diversos e apelativos mundos: a tecnologia, o desporto e o teatro. Muitos têm sido os países, em pleno coração do mais velho continente e mesmo fora deste, África, por onde, neste tempo pré e pós-pandémico, os atores da Serafim Leite se atreveram, de malas na mão e de mochila às costas, a conhecer. Os discursos foram tão contagiantes que o público externo ao nosso Agrupamento se regozijou com tamanhas aventuras e aprendizagens singulares e inolvidáveis.

Esta sessão de partilha, Erasmus+@aesl, arrancou, por volta das 16h30, com um momento duplamente descontraído, um «welcome coffee» e a atuação, sob duas formas distintas de Arte, a música e a dança, de jovens de S. João da Madeira, uns que, ainda, estudam no nosso Agrupamento, o Afonso Fonseca e o Diogo Gomes, que nos reavivaram o «Hino da União Europeia», sob a orientação da docente Ana Paula Oliveira, e a Filipa Gual e a Márcia Teixeira, da Turning Point», ex-alunas do AESL, que nos encantaram com movimentos de dança. 

Na sessão de abertura, marcaram presença, através das suas acolhedoras palavras, a Diretora do Agrupamento, Helena Resende, a Presidente do Conselho Geral, Isabel Valente, e a Vereadora da Educação da Câmara Municipal de São João Madeira, Irene Guimarães.

Como primeiros palestrantes, revelaram a sua experiência profissional, do Centro de Competência TIC, da Universidade de Aveiro, Maria José Loureiro e Susana Senos. De igual modo, esteve presente o Administrador da Viarco, José Miguel Vieira Araújo, um parceiro da Serafim Leite nestas andanças por outros territórios.

De seguida, teve início o período de verdadeira disseminação através da partilha de diferentes mobilidades, a cargo de professores e de alguns alunos envolvidos:

- Elisabete dos Inocentes («Erasmus+me@EU» e «International ICT Competitions II for Increasing the Quality of Secondary Education»);

- Ângela Santos e Leonardo Santos (11.º B) e Maria Sá e Matilde Henriques (12.ºA);

- Filipe Rosário, José Brito e Paula Regina («Knowing Sports Outdoor Activities and Traditions» – KSOAT); 

- Dina Sarabando, Lurdes Gual, Teresa Brandão e Teresa Soares («Migration on EUropean Stages» - MEUS).

Através da moderna videoconferência, participaram, igualmente, neste evento, dois parceiros: um de Itália, Massimo Amara, e da Turquia, Aysun Keles Cetin, que muito nos agradaram, apesar da longínqua presença, com as vivências que nos foram relatando, nunca olvidando as sobejas vantagens deste grandioso programa europeu. 

Este é, sem dúvida, um percurso extra-académico e formativo que arregala o espírito de todos quantos fazem parte da grande família que é o AESL e da grande casa que é a Educação. Além disso, é uma das maiores missões do nosso Agrupamento que continuaremos, com certeza, a abraçar com vontade sempre de mais e mais, de ultrapassar barreiras linguísticas, de comunicar em outras línguas, de aprender «fora da caixa», de conhecer outros países, outras culturas, outros saberes e de refletir sobre temas que ultrapassam os muros de qualquer escola.

Obrigada, Erasmo de Roterdão, pela sapiência e persistência em arriscar! Bem-hajas, Serafim Leite!

Dina Sarabando

Erasmus+@AESL

 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL