"Com os pensamentos de Platão no ar, o 11.º B um octaedro conseguiu montar, o poliedro que simboliza o ar, para o Natal comemorar".


Foi este o mote para o trabalho dos alunos de Matemática B do 11.º B.


No âmbito do projeto DAC "A ARTE ESTÁ NO AR" e da época natalícia que se aproxima, os alunos construíram um octaedro alusivo ao tema deste ano, o "Ar''.
Os alunos transformaram este sólido platónico que representa o ar numa árvore de natal, ornamentando-a com pequenos, mas detalhados enfeites, realizados pelos mesmos.
Com a ideia do octaedro formado, os alunos decidiram fazer uma árvore de natal diferente, tendo em consideração este difícil e incomum ano de 2020.
As tarefas foram divididas entre os 5 alunos e claro com a ajuda da professora, estes em equipa, começaram por pensar nos materiais a usar e, para o melhor aproveitamento do material, os alunos recorreram à Matemática e assim construíram os oito triângulos equiláteros das faces, fazendo cálculos para nas folhas de kline disponíveis, maximizar as suas dimensões.
Com uma decoração a preceito para dar cor, foram usados adornos natalícios tais como: as estrelas, Pais Natal, anjos, bolachas de gengibre, presentes, bengalas doces, bolas coloridas e no meio de tudo isso colocaram duas nuvens a representar o ar.
Neste projeto foi necessário muito trabalho de equipa, pois enquanto uns faziam uma coisa, outros faziam outra. Na construção do octaedro, tal como na colagem dos enfeites ou até mesmo na escrita do pequeno poema criado foram necessários os braços de todos.

 

11B1 mat

 

11B6 mat

 

11B mat

 

11B2 mat

 

11B4 mat

 

11B5 mat


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL