No dia 15 de fevereiro de 2024, as turmas dos 11.ºF e G usufruíram de uma emocionante visita de estudo à Casa Papel Moeda e ao Pavilhão da Água.

Acompanhados por seis professores, embarcaram numa viagem rumo a novos conhecimentos, explorando os segredos por detrás da produção do papel-moeda e a importância da água para a vida.

Na Casa Papel Moeda, os alunos desvendaram os processos complexos de fabricação de dinheiro, desde a seleção das matérias-primas até à tecnologia de segurança, assim como tomaram conhecimento de curiosidades sobre o papel-moeda, a História do euro e os meios de pagamento.

Já no Pavilhão da Água, mergulharam no mundo da consciência ambiental, aprendendo sobre a preservação deste recurso vital. Esta experiência enriquecedora, certamente, deixou uma marca indelével nos corações e nas mentes de todos os participantes, inspirando-os a ser mais conscientes e sustentáveis na utilização da água.

Total

A iniciativa desta visita partiu da professora Clara Alves, no sentido de complementar o Projeto de Literacia Financeira, mais especificamente, o “Por Tua Conta”, promovido pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda.

Os objetivos principais da visita visaram incentivar o interesse dos alunos pelos temas relacionados com a Educação Financeira, para que, de forma lúdica e em contexto não- formal, fora da sala de aula, tomassem consciência da importância do dinheiro e adquirissem competências com vista à aquisição de um comportamento responsável do ponto de vista financeiro.

Depois de colocada a questão - “O que mais gostaste na visita?”, são, aqui, apresentadas algumas respostas obtidas.

Francisco: A máquina do rolo de impressão das notas.

Enzo: O aparelho no pavilhão da água que simulava um vortex, assim a explicação dos números de série das notas.

João Costa: A exposição dos carros na casa papel-moeda.

Afonso / Henrique: O cofre-forte “especial” da FACM, tal como o pequeno vídeo numa sala imersiva, no Pavilhão da Água.

Guilherme: O aparelho de areia onde havia um escoamento de água. A História do euro e o mito da Europa.

João Filipe: As formas da água com o ar. A explicação dos elementos de segurança existentes nas notas.  

11.º F (TGPSI)


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL