Os alunos do AESL, dos 10.º anos, do Ensino Regular, empreenderam, no dia 3 de maio, no âmbito dos conteúdos programáticos da disciplina de Português, em que não faltaram conhecimentos de História e de Arte, uma viagem que os fez navegar rumo ao passado dos nossos antigos marinheiros, remontando ao período dos Descobertas e da pesca do bacalhau, sentindo bem vivas as experiências protagonizadas pelos portugueses ousados que tanto enriqueceram não só a pátria como todo o mundo. 
Assim, ao longo do dia da visita, que começou bem cedo, às portas da escola sede, os 40 e tal alunos e as professoras envolvidas usufruíram do visionamento, no Auditório de Santa Joana Princesa, da versão moderna da «Farsa de Inês Pereira», da autoria de Mestre Gil, levada a palco pela companhia teatral «Actus», que os discentes consideraram surpreendente e que tanto os cativou. No final da representação, ao contrário do que sucedeu em visitas anteriores, não houve tempo para a colocação de questões aos atores, porque nos esperava uma viagem marítima e a caravela não esperaria por nós.  
Os alunos puderam, de seguida, regozijar-se, envergando o espírito de jovens ou velhos marinheiros, com a visita guiada pela única réplica, em território nacional, de uma caravela quinhentista, a «Vera Cruz», durante a qual tantos segredos e curiosidades nos foram revelados sobre a vida a bordo, nos séculos idos.
 

 

visita101

 

O almoço teve lugar junto ao Cais de Alcântara, sentindo todos bem de perto o aroma da maresia e o som provindo das águas do rio Tejo, banhado pelas ninfas de Camões, as Tágides.

Posteriormente, em forma de homenagem às gentes do mar, os alunos, posicionados no Lisboa Story Centre, por volta das 15h30, implementaram diferentes percursos históricos: inicialmente, visitaram o Centro Interpretativo da História do Bacalhau, o qual revela reminiscências do distrito de Aveiro, nomeadamente, do Museu Marítimo de Ílhavo. Seguiu-se a visita ao Centro Tejo e, por fim, subiram aos céus, a fim de apreciarem a arquitetura do Arco da Rua Augusta, bem no coração do Terreiro do Paço.

E foi desta forma, tão cultural e tão rica, num verdadeiro corre-corre de conquistas lusitanas, que os jovens aventureiros do AESL preencheram o seu dia na capital portuguesa. Obrigada a todos por mais uma viagem inesquecível!

 

visita102

Dina Sarabando


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL