A EBS Dr. Serafim Leite foi, mais uma vez, vencedora de um concurso nacional na área da criatividade: o “Applica-te”. Este concurso tem como tema genérico o “Desenvolvimento Sustentável” e é promovido pela Universidade Nova de Lisboa. Assim, três alunos de diferentes áreas de estudos, Afonso Castro (Ciências socioeconómicas), Diogo Cruz (Ciências e tecnologias) e Pedro Margalho (Artes visuais) uniram esforços e conhecimentos para criar a APSS “Beach clean party”, uma aplicação que funciona como um jogo, em que as pessoas organizam um grupo, criam um evento, marcando uma data e um local, tendo como objetivo o de limpar as praias. No fim de cada evento, será contabilizado todo o lixo recolhido. Deste modo, pretende-se consciencializar as pessoas e também incentivá-las a combater a poluição.

 

A opinião dos vencedores


Para o Diogo Filipe “O APPlica-te é um concurso que nos faz pensar fora da nossa “caixa”. Estamos habituados a ver as coisas de um ponto de vista de consumidor, mas ao observar internamente tudo o que uma aplicação envolve, ficamos completamente fascinados. Ideias são poderosas e maravilhosas e o Appclica-te corrobora isso.”
O Pedro Margalho fala também da sua experiência. “Foi a primeira vez que participei num concurso deste género e fiquei impressionado com o número de participantes que concorreram numa primeira fase. E fiquei ainda mais impressionado com o facto de termos conseguido passar a fase final !!”
O Afonso Castro confessa que se trata de um “Projeto interessante que valoriza as capacidades dos jovens na criação de soluções para os problemas sociais e ambientais. Deu-nos uma nova perspetiva no que toca à inovação assim como às componentes associadas, como o mercado e o valor social. Conseguimos chegar aonde chegamos, graças ao empenho e ao trabalho individual e em equipa, assim como à multidisciplinaridade do grupo.”
“Applica-te” é um concurso de ideias para os alunos do 7º ao 12º ano, que pretende estimular o espírito criativo e empreendedor dos jovens. “ Para os organizadores, “numa época única como a que vivemos atualmente, foi um privilégio poder assistir às apresentações por parte destes alunos que nos mostraram que podemos mudar o ambiente e repensar a sociedade. Com uma abordagem criativa e resposta eficiente ao proposto - criar uma App que contribuísse para atingir um dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - esta foi a prova de que devemos ter os jovens a responder aos desafios do momento e que nos respeitam a todos.”
A Final Nacional realizou-se no dia 5 de junho de 2020 e o 1º Lugar do Ensino Secundário foi atribuído à “BeachCleanParty” do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, de S. João da Madeira.

 

aplica te logo

 

aplica te site


Blogue da Biblioteca Escolar

  • Quem muito lê vai a Lisboa!

    Dec 8, 2021

    Quem muito lê vai a Lisboa! No dia 24 de novembro, os alunos premiados no projeto “Os 4 Elementos” – concursos “Ler+Espaço”; “Ler+Mar”, “Terra Mater” e “O Fogo de Prometeu” – foram a Lisboa, a convite do Plano Nacional de Leitura, assistir à entrega de prémios[…]

  • O Homem da Nuvem Escura de Inês Vinagre pela atriz Inácia Cruz

    Dec 8, 2021

    O Homem da Nuvem Escura de Inês Vinagre pela atriz Inácia Cruz A atriz Inácia Cruz, no dia 6 de dezembro, veio às bibliotecas de Fundo de Vila e do Parque contar a história O Homem da Nuvem Escura de Inês Vinagre, da editora Opera Omnia. Neste encontro estiveram presentes as turmas[…]

  • As Vencedoras recebem o prémio

    Dec 8, 2021

    As Vencedoras recebem o prémio A equipa vencedora do Peddy Paper do 7.º ano,  realizado na biblioteca da EBSSL, recebeu o seu merecido prémio. Parabéns, “Vencedoras”! Até parece que adivinhavam que iam ganhar!

  • Peddy Paper na BE. Vem descobrir a tua biblioteca

    Nov 30, 2021

    Peddy Paper na BE. Vem descobrir a tua biblioteca As turmas do 7.º ano do agrupamento vieram descobrir a biblioteca da EBSSL. Através da realização de um Peddy Paper ficaram a saber tudo, tudo, tudinho sobre a biblioteca: exploraram o seu sítio digital, consultaram o seu fundo documental,  perceberam a CDU[…]

  • Põe à prova os teus conhecimentos

    Nov 29, 2021

    Põe à prova os teus conhecimentos Restauração da Independência Lê a informação e lança-te no desafio de responderes a algumas questões que vão por à prova os teus conhecimentos. Para tal só tens que aceder ao seguinte QUESTIONÁRIO Como deves saber, o dia 1 de Dezembro[…]