De 17 a 21 de março, decorreu, no AESL, a primeira mobilidade do Programa «Erasmus+», no setor dos Adultos, dinamizado pelo Centro Qualifica Serafim Leite. À nossa Escola, deslocou-se um grupo de seis formandos e dois formadores, espanhóis, de Alcalá de Henares, Madrid, da escola CEPA Don Juan I. Esta iniciativa surgiu da mobilidade realizada, em outubro, por um grupo de quatro formandas e duas formadoras do AESL ao país vizinho.
A semana foi dinâmica e repleta de atividades variadas, proporcionando uma maior proximidade entre todos os participantes e incentivando a partilha de emoções, conhecimentos e experiências culturais e gastronómicas.
Os formandos espanhóis puderam, assim, vivenciar o dia a dia de quem vive na nossa cidade e no nosso país. Em interação, promoveram-se atividades muito dinâmicas, no âmbito do PLA (Português Língua de Acolhimento), do Inglês, da Inteligência Artificial e do processo de RVCC (Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências).
Conhecer os nossos hábitos e costumes foi, também, um dos objetivos e, por isso, o programa contemplou a participação na “Tertúlia dos Poetas Sanjoanenses”, integrada na «Poesia à Mesa», e visitas, no âmbito do turismo industrial, pela cidade de S. João da Madeira (Museu do Calçado, Viarco, Museu da Chapelaria e Centro de Arte da Oliva), por Aveiro e pelo Porto.
No final da mobilidade, decorreu a entrega dos certificados, na Câmara Municipal, na presença do Sr. Presidente da Câmara, da Vereadora da Educação e da Presidente do Conselho Geral do nosso Agrupamento.
Esperamos que este tenha sido apenas o início de muitos intercâmbios enriquecedores para os formandos do Centro Qualifica, especialmente, após a atribuição da acreditação «Erasmus+», no setor de educação de adultos, ao AESL, reforçando o nosso compromisso com a aprendizagem contínua e a cooperação internacional!