Uma Celebração da Diversidade Cultural
Ensino Recorrente (AESL)
Na noite do dia 18 de dezembro, sob a organização da Associação de Estudantes e da Coordenadora de Português Língua Não Materna e de Português Língua de Acolhimento, teve lugar, no Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, a celebração, em diversas línguas, do Natal do Ensino Recorrente. Assim, os alunos (PLA e RVCC), docentes, técnicos do Centro Qualifica e membros da AE, perto de uma centena de pessoas, uniram-se para celebrar as tradições natalícias dos diferentes países acolhidos pelo nosso estabelecimento de ensino, tendo Portugal sido representado pelos discentes de RVCC, dos Ensinos Básico e Secundário, promovendo-se, deste modo, um evento tão especial e singular – o "Concurso de Mesas Interculturais".
A iniciativa, sob a alçada do grupo de Português e da Associação de Estudantes, almejou o intercâmbio cultural, o sentido de inclusão de todos e o convívio, tendo permitido que os alunos de diversas origens, provindos dos distintos continentes, partilhassem as suas tradições e os sabores típicos desta época festiva. Posto isto, o evento partiu da organização de mesas de Natal, de acordo com as turmas do Ensino Recorrente, em que cada uma teve a oportunidade de decorar a sua mesa e de apresentar pratos e bebidas tradicionais representativos das suas culturas, desde o México, aos Estados Unidos da América, à Ucrânia, à Índia e à Argentina, entre tantos outros, uma forma, sem dúvida, de não só se celebrar a diversidade como também de se partilharem histórias de vida e costumes. Constituiu, com efeito, uma verdadeira viagem pelo mundo, espelhando cada prato um pedacinho de cada terra natal presente no rosto de cada um dos convivas que aproveitaram, com certeza, para recordar tempos idos.
Este foi, indubitavelmente, um momento em que todos se sentiram parte de uma grande família – a Serafim Leite – que, neste dia tão ímpar, saboreou, de forma mágica, a variedade de sabores ao dispor de todos, tendo aprendido mais, igualmente, sobre as tradições natalícias de tantos países.
Esta dinâmica culminou com a divulgação, por parte do júri, das três melhores mesas de Natal, de acordo com os critérios apresentados, tendo sido, por isso, entregues as respetivas lembranças aos felizes contemplados. Assim sendo, esta iniciativa pioneira acabou por se revelar um sucesso, tendo contribuído para a convivência entre todos os presentes, o respeito e a valorização das diferenças, reafirmando-se, deste modo, o compromisso do AESL com a inclusão, a unidade e a diversidade.
Dina Sarabando