Uma experiência no país vizinho: «Gerindo o “stress” e a ansiedade além-fronteiras»

De 28 de outubro a 1 de novembro de 2024, decorreu a mobilidade a Alcalá de Henares e a Madrid, em Espanha, de um grupo de quatro alunas e duas professoras do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite. Alacalá de Henares é uma cidade que faz parte do património mundial da Unesco devido à sua universidade, mas é também conhecida por ser a cidade natal de Miguel de Cervantes. É, inclusivamente, na Universidade de Alcalá que é entregue, anualmente, o maior prémio dos escritores em língua espanhola, o Prémio Cervantes.

Integrado no projeto Erasmus+, o grupo, pertencente à modalidade de Educação e Formação de Adultos, desenvolveu no CEPA (Centro de Educación de Personas Adultas) Don Juan I, em Alcalá de Henares, atividades subordinadas ao tema «Gerindo o “stress” e a ansiedade além-fronteiras». Esta foi, por um lado, uma oportunidade de partilha de experiências e saberes, tendo em vista a atualização pessoal e profissional e, por outro, de compreender melhor a ansiedade, bem como desenvolver ferramentas potenciadoras da gestão do “stress”. Para além disso, o conhecimento de duas cidades espanholas bem diferentes permitiu uma visão diferente exterior, quer ao nível social, como cultural.

O CEPA Don Juan I é uma escola de referência no acolhimento de jovens em abandono escolar e de adultos que desejam concluir a sua escolaridade. A comitiva portuguesa teve a oportunidade de trabalhar com grupos de nível de proficiência em língua espanhola, que incluíam jovens na casa dos 20 anos, com e sem deficiência mental, bem como pessoas idosas e estrangeiras, experimentando novas metodologias de ensino e novas estratégias de gestão do “stress”. 

As participantes trazem para Portugal a mais-valia de terem conhecido um método de gestão e organização escolar que permite uma aprendizagem cooperativa entre diversas faixas etárias, ao mesmo tempo que combate o isolamento.

Alcalá de Henares

 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL