No transato dia 7 de março, todas as turmas do 10.º ano de escolaridade (Ensinos Regular e Profissional) tiveram o privilégio de assistir, no Centro Multidisciplinar Interativo do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, ao espetáculo teatral «Farsa de Inês Pereira», baseado na obra de Mestre Gil, do corpus literário do Ensino Secundário, o qual foi representado pela companhia “Prof&Trolls”, ineditamente, constituída por professores de variadas áreas e por músicos do Conservatório da Lousada.

A peça iniciou por volta das 15h30, após uma verdadeira azáfama na montagem do cenário, dos adereços e dos figurinos, e teve a duração de cerca de 1h30 minutos, durante a qual não faltou comicidade, interação com o público, um cenário à maneira vicentina e uma banda ao vivo que viajou no tempo, a fim de nos trazer as letras evocadas na farsa vicentina, ali mesmo, no palco da Serafim Leite.

No geral, todos os alunos apreciaram e muito a peça, até porque nos deu a conhecer melhor (e de uma maneira mais divertida) a obra de Gil Vicente, tendo compreendido, ao vivo, tudo o que o dramaturgo quis transmitir ao público do seu tempo. Foi, sem dúvida, mais uma oportunidade oferecida pela escola e, concretamente, pelas professoras de Português, que se tornou inesquecível para todos, alunos e professores.

Este foi, na nossa ótica, um espetáculo de teatro que primou pela sua singularidade, tendo o público respondido, de forma efusiva, às tiradas cómicas dos atores, sobretudo de Pero Marques e do Moço. 

A companhia de teatro acolheu-nos com grande simpatia e uma extrema disponibilidade para nos fazer apreciar, ainda mais, o mundo do teatro que tem preenchido a nossa sala de aula. Por isso, agradecemos a todas as professoras responsáveis por esta iniciativa, pois fizeram-nos viver este momento tão enriquecedor, assim como a todo o elenco que se apresentou em palco.

Despedimo-nos, assim, do nosso grande e querido Gil Vicente, com mais uma obra estudada, e de todas as personagens tão caricatas que nos mostram que «Mais vale um asno que me leve que um cavalo que me derrube». Tal como, um dia, o dramaturgo nacional soube calar a inveja de Juan del Encina, com todo o seu talento, assim também os «Prof&Trolls» nos souberam contagiar com o seu engenho na arte da dramatização. 

      

                                                                                            Obrigada a todos & todas!

 

Leonor Andrade e Leonor Barbosa (10.º E)

Clube dos Jovens Repórteres

 

 

 FIP 2425


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL