Sou mentor(a)! E agora?!

Os professores coordenadores dos dois projetos de mentoria, implementados no Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, Dina Sarabando e Rui Gomes, dinamizaram, no dia 18 de dezembro, a segunda formação para os mentores dos alunos de PLNM e dos Cursos Científico-Humanísticos (10.º ano), via «online».

Desta feita, a referida formação debruçou-se, desta vez, sobre um conjunto pertinente de dicas para uma melhor gestão e aplicação da função dos mentores, de forma a que a assumam com mais segurança, confiança e com um leque mais vasto de estratégias, facilitando, assim, a vida académica e social, sobretudo, dos seus mentorandos.

No dia 17 de janeiro, realizou-se um Mass Training em Suporte Básico de Vida (SBV) para as turmas do 3.ºA e 3.ºB que frequentam a Escola Básica do Parque.

O Mass Training em Suporte Básico de Vida (SBV) tem como principal objetivo ensinar como atuar numa paragem cardiorrespiratória, sendo este tipo de treino recomendado a todos os cidadãos e não só aos profissionais de saúde.

Foram horas e horas de ensaio! Aulas e aulas de ritmo, melodia, dinâmica, timbre e forma! Foram, assim, abordados os cinco conteúdos de Educação Musical, em sete canções natalícias portuguesas e do mundo. E, a 20 de dezembro, 4ª feira, pelas 18h30, no auditório da Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite, concentraram-se pais, encarregados de educação, professores, alunos e outros membros da comunid

ade escolar que, em grande euforia, queriam festejar muitos Natais, aqui e agora, na casa comum - a Escola.

Ao som de “All I Want For Christmas Is You" de Mariah Carey, com um momento de dança protagonizado pelos alunos do 6.ºD e 5.ºB, começou o Concerto de Natal.

No dia 21 de dezembro de 2023, o nosso Agrupamento recebeu, pela 2.ª vez consecutiva, neste ano letivo, o grupo teatral «Sem Terra» que, desta vez, nos presenteou com uma representação ao encontro de duas obras do 10.º («Os Lusíadas») e do 12.º anos («Mensagem»), «Navegar este Mar e Outro».

Vejamos o testemunhos dos alunos dos 12.º A e B:

«Todas nós acompanhámos esta companhia de teatro, desde o início do Ensino Secundário, e achamos que consegue dinamizar, de uma maneira engraçada e educativa, as obras lecionadas, tornando-as mais apelativas e cativantes. É uma ótima forma de compreendermos melhor as obras e olharmos para elas de uma perspetiva diferente.

Novo ano civil e chegou o momento... Depois da espera, já podes saber as respostas do desafio n.º 8 e olhares as próximas "beldades". Vamos a isso!


Os resultados do desafio n.º 8 podem ser consultados aqui: LINK 

Para o novo desafio, parte 9, tens novamente quatro fotografias de pessoas que se cruzam ou cruzaram contigo ao longo dos últimos dias ou meses, por isso, tens que treinar a tua memória visual e pensar a tua resposta.

Podes responder aqui neste LINK.

A solução para este enigma sairá no dia do lançamento do desafio n.º 10. Até lá!

No dia 6 de dezembro, fizemos uma visita de estudo ao Museu do Calçado em São João da Madeira. Durante a visita, aprendemos muitas coisas sobre a história do calçado, mas também tivemos a oportunidade de apreciar modelos de sapatos muito originais. Estes serviram-nos de inspiração para também criarmos os nossos próprios modelos de sapatos e até inventarmos histórias fantásticas.

Patiuni

Atualmente, os jovens passam por uma panóplia de pensamentos e de comportamentos que pode afetar gravemente a saúde mental.

Com efeito, o uso abusivo e contínuo das redes sociais pode desenvolver obsessões ligadas a padrões de imagem e de vida perfeitas. Distúrbios alimentares, como a bulimia e a anorexia, bem como a automutilação, a depressão e a tendência suicida podem deixar marcas profundas e, muitas vezes, irreversíveis.

Acresce, ainda, referir que o desenvolvimento e a implementação da inteligência artificial na sociedade moderna, além das vantagens sobejamente conhecidas, pode estimular a preguiça mental, reduzir a capacidade de raciocínio e colocar limitações à competência comunicativa, colocando, assim, em causa a autonomia e a criatividade do ser humano em diferentes contextos.

Julgar sem conhecer vai do amanhecer até ao anoitecer. Infelizmente, esta é uma forma de preconceito que nos persegue desde os primórdios da Humanidade. Ninguém nasce preconceituoso, mas pode tornar-se dependendo dos valores incutidos no decorrer da vida.

Aceitar pessoas, independentemente da religião, da etnia, da filosofia de vida e da orientação sexual, exige de cada um de nós respeito, compreensão e tolerância. Na verdade, o sangue que corre nas veias de todos os seres humanos tem a mesma cor, mas não define quem somos. Essa tarefa fica para o caráter que determina a índole de uma pessoa, ao longo do seu percurso de vida.

A Síria é um país árabe que fica no Médio Oriente, na Ásia. A capital, Damasco, é a primeira capital e a mais antiga do mundo, desde há 11 mil anos e conta com a cidade mais antiga no mundo, Aleppo.

Ossíriosforamosprimeirosainventaraescritae acriaroalfabetougarítico,oprimeiro do mundo. Foram os sírios que descobriram os metais valiosos, especialmente o cobre, e que os utilizaram.

A de Ana Beatriz, que está sempre feliz!

A de Ana Magalhães, que nunca visitou Guimarães.

A de Ana Silva, que não conhecia a madressilva.

B de Bárbara Silva, que detesta ver as coisas que nem uma pocilga!

C de Carina Pinho, que gostava de ir visitar o Minho.

D de Daniel Oliveira, que comeu as peras diretamente da pereira!

No mês de dezembro, os alunos do 3.ºA da Escola Básica de Fundo de Vila tiveram a oportunidade de participar numa atividade, desenvolvida no âmbito do projeto da Literacia Financeira. Nesse sentido, foi elaborado um trabalho através do qual se distinguiram as despesas necessárias e as supérfluas. Além disso, foi possível identificar as despesas e os rendimentos, no contexto familiar e pessoal, e calcular o saldo.

 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL