No dia 22 de maio, as turmas do 3.º ano, da Escola Básica do Parque, deslocaram-se a Aveiro, vivendo uma verdadeira aula ao ar livre. Os alunos viveram, assim, uma experiência inesquecível a partir da visita de estudo às salinas de Aveiro, seguida do almoço-piquenique, no Parque da cidade, e de um passeio de moliceiro pela ria, um dos ex-libris da cidade.

A visita começou com uma caminhada pelas tradicionais salinas, onde os alunos puderam aprender sobre o processo de extração do sal marinho, um dos produtos mais emblemáticos da região. Guiados por um técnico especializado, observaram como a água do mar é canalizada e evaporada nas salinas, dando origem aos cristais de sal. As crianças ficaram entusiasmadas, quando tocaram no sal acabado de colher, no moliço, assim como conheceram e provaram a salicórnia (uma erva que substitui o sal e que cresce nos terrenos próximos das salinas), ouvindo as histórias sobre o trabalho dos marnotos. Para além da produção do sal, as crianças observaram que as salinas são, também, um habitat artificial ligado a uma biodiversidade riquíssima, pois viram flamingos, os perna-longa e uma garça-real!

Após a visita às salinas, seguiu-se um almoço-convívio interturmas, no qual os alunos confraternizaram e reforçaram os laços entre colegas e professores. Posteriormente, realizaram um passeio relaxante num barco moliceiro pelas águas tranquilas da ria de Aveiro. Durante o percurso, os alunos ouviram curiosidades sobre a história da cidade, os usos antigos do moliço e as tradições ligadas à pesca e à vida na ria. Contando com as cores vibrantes dos barcos e a beleza natural envolvente, não faltaram sorrisos e fotografias para recordar este momento.

A atividade, promovida no âmbito das disciplinas de Estudo do Meio e Cidadania, teve como objetivo proporcionar uma aprendizagem mais rica e envolvente, sensibilizando os alunos para a importância da preservação do património natural e da cultural local.

Na verdade, estas saídas são fundamentais para complementar o que aprendem na sala de aula e para fortalecer o espírito de grupo. Foi, sem dúvida, uma aula muito importante, em contacto com a Natureza, e enriquecedora, ao nível de novas aprendizagens.

Professoras Paula Ferreira e Carla Paiva

Na noite de 17 de abril, a Casa da Criatividade foi palco de um espetáculo mágico protagonizado pelos alunos do 4.º ano, da Escola Básica do Parque, que apresentaram a peça musical "A Pequena Sereia", inspirada na obra de Hans Christian Andersen.

A encenação foi da responsabilidade da professora Ana Isabel Silva, que integrou na sua peça dança, representação e música, proporcionando ao público uma experiência artística diversificada e envolvente. O talento, a dedicação e o entusiasmo dos jovens artistas emocionaram familiares, amigos e restante comunidade, que encheram a sala, tendo aplaudido com alegria o resultado final.

Este espetáculo fez parte do Festival de Teatro, na sua 17.ª edição, uma iniciativa promovida pelo Espaço Aberto, do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, em parceria com a Câmara Municipal de São João da Madeira.

Mais do que um simples evento, "A Pequena Sereia" refletiu o trabalho conjunto entre alunos, encarregados de educação, auxiliares, docentes e equipa técnica da Casa da Criatividade, evidenciando a importância da educação literária e artística no desenvolvimento integral das crianças. A iniciativa permitiu, assim, aos participantes explorar, a partir de uma narrativa, a expressão corporal, vocal e emocional, num ambiente criativo e colaborativo.

A escola EB/JI do Parque encheu-se de cor, alegria e espírito festivo, no seguimento da comemoração da Páscoa, a partir da criação de uma variedade de peças artísticas, incluindo coelhinhos feitos com materiais reciclados, cestos decorados com técnicas de pintura e colagem, com a finalidade de levarem amêndoas ou ovos de Páscoa ou, simplesmente, decorar a escola, de modo fabuloso e artístico.

Cada sala de alunos participou, assim, com entusiasmo, dando asas à imaginação e trabalhando valores como a partilha, a sustentabilidade e o espírito colaborativo. Por outras palavras, esta iniciativa reforçou a importância da formação integral das crianças, deixando um rasto de boas memórias, em miúdos e graúdos, nesta Páscoa de 2025.

No dia 11 de abril, a escola EB/JI do Parque, em parceria com a Associação de Pais, promoveu a Feira da Primavera, um evento que celebrou a nova estação e que envolveu toda a comunidade escolar.

A feirinha contou com uma decoração com base em cores coloridas e enfeites alusivos à época, criando, assim, um ambiente festivo e acolhedor, tal como não faltaram delícias caseiras, como bolos, biscoitos, doces tradicionais e outras iguarias, que adoçaram, com certeza, o paladar de crianças e adultos.

A Feira da Primavera é uma tradição que promove a união da comunidade e traz alegria a todos, devido ao trabalho em equipa e à convivência saudável entre todos os intervenientes.

     No passado dia 21 de março de 2025, alguns alunos do 12.º F e de outras turmas, acompanhados pelos professores José Luís Jesus, Ângela Resende e António Pinto, realizaram uma visita de caráter técnico e cultural ao Porto de Leixões, em Matosinhos, e à Casa-Museu Teixeira Lopes, em Vila Nova de Gaia. Esta atividade teve como principal objetivo aprofundar os seus conhecimentos sobre a importância económica do setor portuário e o valor do património artístico português.

     Durante a manhã, os alunos exploraram o Porto de Leixões, o maior porto artificial de Portugal e um dos mais relevantes da Península Ibérica. Visitaram, deste modo, o terminal de cruzeiros, o cais comercial e tiveram contacto direto com a grua Titan, um dos ícones históricos do porto, testemunho da evolução da engenharia portuária e do transporte marítimo, ao longo das décadas.

     Ademais, ficaram a conhecer o papel fundamental que o porto desempenha na economia nacional, sendo responsável por cerca de 25% do comércio marítimo internacional português, movimentando, anualmente, mais de 18 milhões de toneladas de mercadorias. Tomaram, igualmente, consciência do seu impacto na criação de emprego e no fomento do turismo regional.

     Durante a tarde, deslocaram-se à Casa-Museu Teixeira Lopes, construída em 1895, como residência e oficina do escultor António Teixeira Lopes. Apreciaram, assim, a arquitetura oitocentista do edifício, o pátio decorado e a escadaria interior, além das valiosas coleções de esculturas em bronze, mármore e gesso.

     Esta visita constituiu uma experiência enriquecedora, permitindo-lhes reforçar os conhecimentos adquiridos em contexto escolar e desenvolver uma compreensão mais alargada sobre a articulação entre a Economia, a História e a Cultura.

Durante o mês de março, a turma do 2º ano de Fundo de Vila teve uma experiência educativa e divertida com a realização de sementeiras. A atividade teve como objetivo ensinar as crianças sobre a importância da agricultura e da preservação da natureza.

Os alunos, acompanhados pela professora e com a colaboração da família, elaboraram os vasos, recorrendo à reutilização de latas, garrafas e garrafões de plástico, decorando-os ao seu gosto, com muita imaginação e criatividade. Escolheram, igualmente, as sementes e aprenderam sobre os cuidados necessários para o seu cultivo.

Com as mãos na terra, cada criança, juntamente com algumas mães, teve a oportunidade de plantar diversas sementes, entre elas, salsa, grão de bico, ervilhas, brócolos e alface, enquanto discutiam o ciclo de vida das plantas e a importância de uma alimentação saudável.

Os alunos adoraram a experiência, até porque alguns nunca tinham semeado uma semente e, agora, estão curiosos e ansiosos por assistirem ao crescimento das suas plantas.

Assim, a atividade não só promoveu uma aprendizagem sobre a natureza, como também incentivou o trabalho em equipa, a responsabilidade e o compromisso dos alunos face às suas plantações.

A atividade foi um sucesso, deixando a turma ansiosa por mais experiências práticas que os conectem com a natureza e que contribuam para a formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis. Assim, a EB1 de Fundo de Vila continua a apostar numa aprendizagem que permita aventuras cheias de vivência, sabor e cor. 

Aula de Higiene Postural anima alunos do 1.ºA

A turma do 1.ºA da Escola Básica do Parque teve uma aula bem especial!Uma das mães dos alunos, fisioterapeuta e especialista em Pilates, organizou uma atividade educativa sobre higiene postural, com informações essenciais e muito valiosas.

As crianças aprenderam, de forma divertida, sobre a importância de se manter uma postura correta ao sentar, caminhar e, até, ao carregar a mochila! Além disso, praticaram exercícios para fortalecer a consciência corporal.

Essa iniciativa reforça a importância da parceria entre as famílias e a escola na formação e no bem-estar dos alunos.

Juntos, construímos uma educação mais complete… para todos!

A professora Marisela Oliveira

 

No dia 6 de março, as turmas dos 1.º A e B, da Escola Básica do Parque, tiveram o privilégio de receber a escritora Beatriz, que trouxe a história "Super Miúdos como tu!" para uma sessão de leitura interativa.

Através de uma narrativa envolvente, os alunos conheceram os super miúdos e participaram, ativamente, na leitura. Além disso, a atividade ficou ainda mais especial com uma experiência prática: os alunos puderam explorar o conceito dos "feijões mágicos", tornando o momento imensamente divertido e educativo.

Foi uma experiência enriquecedora e mágica, deixando um brilho de entusiasmo nos pequenos leitores!

No dia 7 de março, as turmas do 1.º ano, da Escola Básica do Parque, embarcaram numa aventura ao ar livre, explorando os segredos do Parque do Rio Ul, no âmbito do projeto "Quantos parques há no parque?".

Com olhares curiosos e espírito de descoberta, os alunos observaram, de perto, a fauna e a flora do parque, identificando plantas, árvores e animais nos seus habitats naturais. Entre trilhos verdejantes e momentos de exploração, os alunos aprenderam sobre a importância da preservação da natureza e da biodiversidade.

Foi uma experiência inesquecível, na qual a aprendizagem aconteceu de forma divertida e interativa, despertando, nos pequenos exploradores, um novo olhar sobre o mundo natural!

Alunos da Escola Básica do Parque exploram a História, a Arte e a Criatividade

No dia 27 de fevereiro, os alunos do 1.ºA e do 1.ºB da Escola Básica do Parque realizaram uma visita educativa ao Museu do Papel, localizado em Paços de Brandão, e ao Museu de Lamas, situado na vila de Santa Maria de Lamas.

No Museu do Papel, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o património industrial e de explorar as memórias da História do papel, de forma interativa. A visita permitiu que os estudantes se envolvessem nos processos de fabrico e nas tradições papeleiras. No encerramento da atividade, os alunos participaram numa oficina especial, onde puderam produzir a sua própria folha de papel.

Já no Museu de Lamas, também conhecido como Museu da Cortiça, os alunos exploraram diversas coleções, incluindo Arte Sacra, Estatuária Portuguesa, Etnografia, Ciências Naturais e Esculturas em cortiça. Durante a visita, aprenderam, também, mais sobre o processo de transformação da cortiça. Para finalizar, participaram numa oficina criativa, onde usaram a imaginação para criar máscaras de Carnaval feitas de cortiça.

A visita proporcionou aos alunos uma experiência enriquecedora, combinando aprendizagem, criatividade e interatividade.

 

Professoras Marisela Oliveira e Vanessa Cruz

As turmas do 2.º ano da Escola Básica do Parque, no passado dia 6 de fevereiro, deslocaram-se à Escola Sede do Agrupamento Dr. Serafim leite, a fim de conhecerem um pouco do que se faz no Museu da História Natural e da Ciência da Universidade do Porto.

A partir desta visita, realizada numa carrinha estava estacionada dentro da escola, os alunos tiveram a oportunidade de ficar a saber um pouco mais sobre a vida das plantas. Até conseguiram ver as células de algumas destas plantas através dos fantásticos microscópios que existiam na mágica carrinha, transformada em laboratório.

Os alunos adoraram esta visita e nunca se esquecerão desta experiência!

No âmbito do estudo da História de Portugal, os alunos do 4.º ano da Escola Básica de Fundo de Vila visitaram o Castelo de Santa Maria da Feira, uma atividade educativa que prometeu enriquecer o conhecimento dos alunos sobre a História e a cultura da região.

A viagem foi efetuada no Vouguinha e, para alguns alunos, foi a primeira vez que andaram de comboio.  

O Castelo de Santa Maria da Feira é um dos mais bem preservados do país e oferece uma vista maravilhosa da cidade e arredores. Este foi, inicialmente, construído como ponto estratégico de defesa contra as invasões muçulmanas e, ao longo dos anos, foi passando por diversos melhoramentos e adições. A estrutura atual, que inclui uma imponente torre de menagem, uma muralha bem conservada e um pátio interior, é um excelente exemplo de arquitetura medieval militar.

 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL