No dia 18 de março, teve lugar, no Centro de Artes de Águeda, a Sessão Distrital do «Parlamento dos Jovens», do Ensino Secundário, na qual participaram os deputados eleitos para o efeito: Rúben Marques (12.ºC), Mariana Martins (11.º A) e César Silva (11.ºB), para além da aluna Victória Cavalcante (12.ºC) que assumiu, meritoriamente, a função de Presidente da Mesa de toda a Sessão Distrital.

Na Sessão Solene de Abertura, estiveram presentes, e intervieram, o Deputado Filipe Brandão (PS), o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda (Edson Santos), a Representante da Educação do Centro (Cristina Ferreira) e a Diretora Regional do Centro do IPDJ (Catarina Durão), tendo a sessão sido assessorada por Pedro Pacheco e Elisabete Vieira, da Assembleia da República.

Após o momento protocolar, seguiu-se o período de perguntas dirigidas ao Deputado convidado, passando-se, de seguida, ao debate na generalidade que contou, numa primeira fase, com a apresentação das medidas eleitas no Agrupamento, a que se seguiu o período mais aceso, no qual os nossos deputados souberam solicitar esclarecimentos, elogiar e criticar, tendo por base os projetos das outras escolas participantes.

Os deputados serafinos conseguiram envolver-se, de forma entusiasta e empenhada, na referida sessão, em defesa das medidas que melhor serviriam o Círculo Eleitoral, na Assembleia da República, materializando-se a sua intervenção na sua posição na respetiva comissão e, sobretudo, na eleição do nosso Agrupamento, mais uma vez, para a Sessão Nacional, tendo alcançado um dos lugares meritórios. O nosso orgulho recai, igualmente, na prestação da Presidente da Mesa, a nossa Victória, que contribuiu, assim, para que o dia parlamentar se tornasse ainda mais glorioso!

Hoje, na sala de aula, decorreu a atividade "Superar Desafios: Lições para a Vida", dinamizada por uma Encarregada de Educação convidada.

Num ambiente de partilha e inspiração, a sessão destacou a importância da resiliência, da determinação e da superação de obstáculos. Foi um momento marcado por reflexões, histórias motivadoras e atividades práticas que incentivaram os alunos a identificar os seus próprios desafios e a pensar em estratégias para os enfrentar com confiança e uma atitude positiva.

Agradecemos, na senda desta iniciativa, a presença da Encarregada de Educação e a generosa partilha de saberes, que tanto enriqueceram esta atividade.

Atividade dinamizada no âmbito do Círculo de Aprendizagem:

1.º A da Escola Básica do Parque

Casa de Sophia, Jardim Botânico, Estádio e Museu do Dragão constituíram o roteiro dos alunos do AESL

Decorreu, no dia 16 de maio, numa sexta-feira, a visita de estudo ao Porto, por parte das quatro turmas do sexto ano, as quais foram acompanhadas por dez docentes. Do roteiro da visita fez parte uma visita à Casa de Sophia Mello Breyner, ao Jardim Botânico e ao Estádio e Museu do Dragão.

O entusiasmo e a alegria eram bem visíveis nos rostos de toda a comitiva, pois o dia prometia e S. Pedro também deu uma ajuda decisiva para o sucesso da jornada.

A primeira paragem, da parte da manhã, aconteceu na rua do Campo Alegre, onde está sediada a casa onde a escritora passou grande parte da sua infância e juventude, tendo a visita sido orientada por monitores que foram dando várias explicações aos grupos durante o percurso pelo interior da casa e nos jardins adjacentes (“Jardim Botânico”). A curiosidade era notória nos rostos dos alunos que iam colocando algumas questões aos guias.

Terminada a primeira etapa, o próximo destino foi o Parque da Cidade, onde se reuniram os farnéis e, num ambiente descontraído e de animação, foram degustadas as muitas iguarias que faziam parte do lato manjar. O momento foi, também, aproveitado para cantar os parabéns à Leonor, uma aluna do 6.ºB.

A segunda parte da visita, a que mais excitação provocou nos alunos, teve lugar no majestático Estádio e Museu do Dragão. E aqui as expetativas não foram defraudadas. Mais uma vez, divididos em vários grupos e acompanhados por guias, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer, detalhadamente, o moderno e tecnológico Museu do clube azul e branco, bem como diversos espaços icónicos do Estádio do Dragão: o auditório (sala de imprensa), os balneários, o relvado, os bancos de suplentes, os camarotes… fechando a visita na loja do FC Porto, onde alguns alunos compraram objetos de culto do clube nortenho.

No final da visita, apesar do cansaço começar a dar sinais, a alegria continuava bem estampada no rosto dos jovens alunos. Terminada a aventura, a comitiva regressou à escola onde os familiares os aguardavam.

Este foi, sem dúvida, um dia em cheio, para mais tarde recordar!

No dia 9 de maio, o Jardim de Infância do Parque empreendeu uma visita ao Museu do Brincar, em Vagos, onde puderam brincar em diversos espaços lúdicos (pastelaria, escola, castelo, casa da árvore, mercado, …).

O entusiasmo foi muito grande, pois as crianças puderam vestir, despir, manusear e explorar todos os objetos e brinquedos que estavam à sua disposição, nos diferentes espaços que procuram refletir a realidade.

De seguida, os alunos almoçaram no parque da Quinta do Ega, onde puderam usufruir da natureza e dos equipamentos disponíveis.

Família é onde mora o amor

 

A minha casa é o meu lugar,
Onde gosto de brincar.
A Família junta é diversão,
É amor, é paz, é união!

A Família é tudo o que eu mais quero,
É o meu tesouro mais sincero.
Na nossa casa, com muito amor,
Somos
força com muito valor!

 

Dia Internacional da Família: alunos do 1.ºA da Escola Básica do Parque

 

No dia 9 de maio, o Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite assinalou o Dia da Europa com uma exposição comemorativa que reuniu trabalhos desenvolvidos pelos alunos do 3.º ciclo, no âmbito do Clube Europeu AESL e a Europa. Esta iniciativa integra o plano de atividades do clube, cujo tema orientador para este ano letivo é “Diversidade e Inclusão: cidadania europeia num contexto de multiculturalidade”.

Cada turma ficou responsável por representar dois ou mais países da União Europeia, através da criação de bandeiras, textos informativos, maquetes de monumentos icónicos e, em alguns casos, apresentações digitais sobre os países representados.

Destaque, também, para a participação especial das turmas do 12.º ano, dos Cursos Científico-Humanísticos, que se desafiaram, num animado concurso de conhecimentos sobre a União Europeia, inspirado no formato “Quem quer ser milionário?”, demonstrando curiosidade, espírito europeu e envolvimento nas temáticas abordadas.

Estas iniciativas visam promover a cidadania europeia, o respeito pela diversidade e o sentimento de pertença ao projeto europeu, contribuindo para a formação de alunos informados, participativos e conscientes do seu papel na construção de uma Europa unida e inclusiva.

Na Escola Básica de Fundo de Vila, a turma do 3.º B arregaçou as mangas, tendo construído um hotel para os insetos. Sabendo da importância dos mesmos no ecossistema, este espaço foi erguido perto da horta biológica, de forma a facilitar a polinização das plantas.

Percorrendo o recreio, com grande azáfama, recolheram-se diferentes materiais para a sua construção: folhas e pequenos galhos de árvores, pinhas, bugalhos, terra, ... A partir destes, seguiu-se a discussão e o planeamento da respetiva construção e foi assim que os brilhantes engenheiros de palmo e meio começaram a árdua, mas divertida tarefa!

Finalizado o hotel, faltava apenas abrilhantar este magnífico trabalho. Deste modo, com marcadores, tintas e pincéis, decoraram, alegremente, o hotel, através de originais ilustrações onde reinavam os insetos.

Esta foi, sem dúvida, uma tarde bem passada, com aquisição de aprendizagens significativas e em prol do nosso Planeta!

No passado dia 8 de maio, decorreram, na Biblioteca Escolar, as provas escritas online da Fase Intermunicipal do Concurso Interconcelhio de Leitura. Os alunos Lorena Lopes (1.º ciclo), Daniela Castro (2.º ciclo), Davi Lima (3.º ciclo), Leonor Maia e Isabelle Góes (Ensino Secundário) realizaram a referida prova e, desta feita, através das obras escolhidas, para o seu ciclo de estudo, conseguiram representar, brilhantemente, o nosso Agrupamento.

No entanto, após esta etapa, apenas as alunas do Ensino Secundário, Isabelle Góes (11.ºA) e Leonor Maia (11.º B), conseguiram passar à última fase do concurso, pelo que, no dia 14 de maio, deram mostras do seu conhecimento, em torno das obras escolhidas pelas próprias, através da prova de palco (leitura e argumentação), na Escola Secundária de Fajões (Oliveira de Azeméis).

Esta sessão da fase final do Concurso Interconcelhio de Leitura, na sua 2.ª edição, foi apresentada por dois alunos da escola anfitriã, a Íris e o João, contando com a presença de um júri convidado, todo no feminino, e de outras personalidades representativas do concelho.

Mostrando a profundidade da leitura dos livros «Como se fôssemos vilões?», de M. L. Rio (Isabelle), e «Caruncho», de Layla Martínez (Leonor), ambas souberam revelar a importância do livro pelo qual optaram, para este concurso, sabendo transmitir, igualmente, as maiores lições que conseguiram decifrar, a partir da leitura dos mesmos, confessando o que mais as seduziu nas páginas devoradas, podendo, assim, mostrar os seus conhecimentos, sonhos, desejos e interpretações proporcionados pela leitura.

Prestadas todas as provas, chegava o momento da decisão final: sim, a Serafim Leite trouxe, para «casa», mais um troféu – um meritório 3.º lugar, no escalão respeitante ao Ensino Secundário.

Não podemos esquecer que esta iniciativa superou as expectativas do ano letivo transato, tendo envolvido cerca de 10.500 alunos, com o objetivo de estimular o gosto e o prazer da leitura, com vista a melhorar o domínio da Língua Portuguesa, a compreensão leitora e os hábitos de leitura, envolvendo os concelhos de Arouca, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, S. João da Madeira e Vale de Cambra.

Assistimos, sem dúvida, nesta tarde promissora, entre sorrisos e nervos, alegrias e tristezas, a uma verdade revolução de leituras «fora da caixa», ao «gosto do freguês»!

Parabéns a todos os envolvidos! Para o ano, a leitura continuará, com certeza!...

No dia 22 de maio, as turmas do 3.º ano, da Escola Básica do Parque, deslocaram-se a Aveiro, vivendo uma verdadeira aula ao ar livre. Os alunos viveram, assim, uma experiência inesquecível a partir da visita de estudo às salinas de Aveiro, seguida do almoço-piquenique, no Parque da cidade, e de um passeio de moliceiro pela ria, um dos ex-libris da cidade.

A visita começou com uma caminhada pelas tradicionais salinas, onde os alunos puderam aprender sobre o processo de extração do sal marinho, um dos produtos mais emblemáticos da região. Guiados por um técnico especializado, observaram como a água do mar é canalizada e evaporada nas salinas, dando origem aos cristais de sal. As crianças ficaram entusiasmadas, quando tocaram no sal acabado de colher, no moliço, assim como conheceram e provaram a salicórnia (uma erva que substitui o sal e que cresce nos terrenos próximos das salinas), ouvindo as histórias sobre o trabalho dos marnotos. Para além da produção do sal, as crianças observaram que as salinas são, também, um habitat artificial ligado a uma biodiversidade riquíssima, pois viram flamingos, os perna-longa e uma garça-real!

Após a visita às salinas, seguiu-se um almoço-convívio interturmas, no qual os alunos confraternizaram e reforçaram os laços entre colegas e professores. Posteriormente, realizaram um passeio relaxante num barco moliceiro pelas águas tranquilas da ria de Aveiro. Durante o percurso, os alunos ouviram curiosidades sobre a história da cidade, os usos antigos do moliço e as tradições ligadas à pesca e à vida na ria. Contando com as cores vibrantes dos barcos e a beleza natural envolvente, não faltaram sorrisos e fotografias para recordar este momento.

A atividade, promovida no âmbito das disciplinas de Estudo do Meio e Cidadania, teve como objetivo proporcionar uma aprendizagem mais rica e envolvente, sensibilizando os alunos para a importância da preservação do património natural e da cultural local.

Na verdade, estas saídas são fundamentais para complementar o que aprendem na sala de aula e para fortalecer o espírito de grupo. Foi, sem dúvida, uma aula muito importante, em contacto com a Natureza, e enriquecedora, ao nível de novas aprendizagens.

Professoras Paula Ferreira e Carla Paiva

Na noite de 17 de abril, a Casa da Criatividade foi palco de um espetáculo mágico protagonizado pelos alunos do 4.º ano, da Escola Básica do Parque, que apresentaram a peça musical "A Pequena Sereia", inspirada na obra de Hans Christian Andersen.

A encenação foi da responsabilidade da professora Ana Isabel Silva, que integrou na sua peça dança, representação e música, proporcionando ao público uma experiência artística diversificada e envolvente. O talento, a dedicação e o entusiasmo dos jovens artistas emocionaram familiares, amigos e restante comunidade, que encheram a sala, tendo aplaudido com alegria o resultado final.

Este espetáculo fez parte do Festival de Teatro, na sua 17.ª edição, uma iniciativa promovida pelo Espaço Aberto, do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, em parceria com a Câmara Municipal de São João da Madeira.

Mais do que um simples evento, "A Pequena Sereia" refletiu o trabalho conjunto entre alunos, encarregados de educação, auxiliares, docentes e equipa técnica da Casa da Criatividade, evidenciando a importância da educação literária e artística no desenvolvimento integral das crianças. A iniciativa permitiu, assim, aos participantes explorar, a partir de uma narrativa, a expressão corporal, vocal e emocional, num ambiente criativo e colaborativo.

O Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite voltou a destacar-se no prestigiado concurso nacional, «Uma Aventura Literária 2025», organizado pela Caminho, ao conquistar prémios em duas categorias: Desenho e Teatro na Rádio.

Assim, na categoria de Desenho, as alunas Sofia Zara (2.º lugar) e Matilde Pinho (3.º lugar), no Ensino Secundário, demonstraram uma enorme criatividade e talento artístico, ilustrando, com mestria, temas inspirados na coleção literária juvenil. Já na categoria de Teatro na Rádio, foram vários os jovens atores do AESL que brilharam com uma interpretação dinâmica e expressiva, que lhes garantiu o reconhecimento do júri: no 3.º ciclo, alcançando o 1.º lugar, os alunos Leonor Lima, Vitória Silva, Martim Canavilhas e Rafael Fernandes (7.ºA) e, no Ensino Secundário, os alunos Beatriz Justo e Mariana Martins (2.º lugar ex-aequo) e Tomás Sá (2.º lugar ex-aequo).

Estes prémios são fruto do empenho, da dedicação e da paixão pela leitura e pelas artes, valores que o Agrupamento continua a cultivar entre os seus alunos. A distinção nacional é, assim, motivo de grande orgulho para toda a comunidade escolar, reforçando a aposta do AESL na promoção da cultura, da imaginação e da expressão artística.

A todos os alunos premiados e aos professores envolvidos, ficam os parabéns por este importante feito!

No passado dia 07 de maio, os deputados municipais do AESL (Diogo Pestana, Pedro Gomes, Daniela Castro, Gabriel Ribeiro, Andreia Castro, Mariana Martins, Gabriela Castro e Rúben Marques) deslocaram-se ao Fórum Municipal, para a última sessão do ano letivo e do mandato, envergando o seu papel de políticos. Assim, na sequência do Período Antes da Ordem do Dia, os jovens deputados colocaram questões de interesse geral, para a urbe, ao Presidente da Câmara Municipal. Contudo, antes de lançar a sua primeira questão, o deputado Rúben Marques, o primeiro a intervir, que assumiu, ao longo de todo o mandato, a função de representante dos jovens municipais, agradeceu todo o promissor trabalho desenvolvido ao longo do ano. Posto isto, o Dr. Jorge Sequeira recebeu, então, as seguintes demandas:

  1. A economia debilitada do comércio local e das PME que enfrentam os grandes centros comerciais (Rúben Marques).

  2. As necessárias estratégias de marketing territorial, de forma a dinamizar o turismo local (Rúben Marques).

  3. A inexistência de um parque infantil no Parque do Rio Ul (Mariana Martins).

  4. Estabelecimento de um acordo mais justo entre o Hospital de S. João da Madeira e o de Santa Maria da Feira, reforçando, assim, os serviços do primeiro e atenuando a sua dependência em relação a outros centros hospitalares (Daniela Castro).

  5. A necessária aplicação de lombas redutoras de velocidade, por exemplo, junto ao Pingo Doce da Praça (Daniela Castro).

  6. A instalação de zonas de carregamento para telemóveis e equipamentos pessoais, assim como DEA, alimentados por energia solar (Andreia Castro).

  7. Falta de sinalização do canil Ani S. João (Gabriel Ribeiro).

 
 
 

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