Gabinete de Segurança
Estrutura com a responsabilidade de implementar o Plano de Prevenção e Emergência da Escola.
SENSIBILIZAR
PREVENIR
FORMAR
Responsável de Segurança _ Diretora
- Avaliar as situações de emergência;
- Ativar o Plano de Evacuação;
- Controlar a imprensa;
- Coordenar as ações a desenvolver;
- Prestar as informações consideradas pertinentes à comunidade;
- Prestar as informações necessárias aos meios de socorro externos.
Delegado(a) de Segurança _ Subdiretor
Ensino Diurno
- Coordenar e orientar a ação das Equipas de Segurança;
- Assegurar-se do bom funcionamento dos meios e recursos existentes na Escola.
Subdelegado(a) de Segurança _ Assessora para os cursos noturnos
Ensino noturno
- Coordenar e orientar a ação das Equipas de Segurança;
- Assegurar-se do bom funcionamento dos meios e recursos existentes na Escola.
Assistente Operacional afeto ao PBX
- Acionar o sistema de alarme acústico que denuncia a ocorrência, após ordem da Direção;
- Telefonar BVSJM.
Assistentes Operacionais _ Responsáveis pelos Sectores
- Abrir as portas exteriores dos Blocos, se estiver perto da porta;
- Auxiliar na evacuação de alunos, especialmente os que têm dificuldades;
- Depois de todos se retirarem, verificar se as portas e janelas estão fechadas, mas não trancadas;
- Verificar se ainda existem pessoas no local, assegurando que se retiram para o ponto de encontro;
- Proceder ao Corte de Energia parcial;
- Dirigir-se para o seu Local de Concentração e Controlo;
- Informar o Responsável de Segurança da existência de anormalidades verificadas durante a evacuação.
Assistente Operacional _ exterior
- Auxiliar na evacuação de alunos;
- Implementar as medidas previstas no Plano de Atuação.
Serviços Administrativos
- Assegurar que todos os ocupantes mantêm a calma.
- Se algum ocupante for menor, nomear um Assistente Técnico que o(s) acompanhará.
- Identificar o mais agilmente possível, os ocupantes das instalações.
- Assegurar que todas as janelas ficam fechadas.
- Assegurar que todas as portas ficam fechadas, mas não trancadas.
- Assegurar que todos saem das instalações.
- Acompanhar, em fila indiana, os restantes alunos e professores, em passo normal.
- Seguir em direção ao ponto de encontro, calma e ordeiramente, seguindo a orientação da sinalética e / ou as indicações do Coordenador de Piso.
- Informar o Responsável de Segurança se tem alguém em falta ou outros dados sobre o incidente.
- Chegado(a) ao Ponto de Encontro, aguarda novas ordens do Responsável de Segurança.
Docentes dentro da sala de aula e Professor Bibliotecário _ Cerra Fila
- Assegurar que os alunos mantêm a calma.
- Assegurar que os alunos deixam todo o material na sala.
- Se a informação for dada, assegurar e que levam todo o material em caso de Ameaça de Bomba.
- Informar os alunos que devem seguir as orientações da sinalética e do Coordenar de Piso.
- Dizer ao Chefe de Fila que deve dirigir-se para a porta de saída e abri-la totalmente.
- Dizer aos alunos, que estão junto das janelas, para as fecharem.
- Dizer ao Chefe de Fila para sair, seguido dos restantes alunos, em fila indiana, ordeiramente.
- Se tiver algum aluno com Necessidades Educativas Especiais deve acompanha-lo durante todo o percurso, ou arranjar solução alternativa.
- É o último a sair, depois de verificar a presença de todos os alunos, com a listagem para o efeito.
- Fechar a porta, sem a trancar.
- Seguir o seu grupo de alunos até ao Ponto de Encontro, auxiliando os seus alunos no percurso.
- Chegado(a) ao Ponto de Encontro, fazer de novo a chamada, utilizando a listagem para o efeito para confirmar novamente as presenças.
- Informar o Responsável de Segurança se tem alguns alunos em falta ou outros dados sobre o incidente e entrega-lhe a Lista de Presenças.
- Voltar para junto dos seus alunos e aguardar novas ordens do Responsável de Segurança.
Docentes fora da sala de aula
- Abandonar o edifício ou o local onde se encontra e dirigir-se para o Ponto de Encontro.
- Acompanhar, em fila indiana, os restantes alunos e professores, em passo normal, encostando-se à parede.
- Se encontrar algum aluno com Necessidades Educativas Especiais deve auxiliar o seu acompanhamento durante todo o percurso, ou arranjar solução alternativa.
- Seguir em direção ao ponto de encontro, calma e ordeiramente, seguindo a orientação da sinalética e / ou as indicações do Coordenador de Piso.
- Apoiar e sensibilizar todos os elementos da população escolar para que procedam da mesma forma.
- Chegado(a) ao Ponto de Encontro, aguardar novas ordens do Responsável de Segurança.
Chefe de Fila _ Delegado de turma
- Abrir a porta da sala na totalidade;
- Seguir à frente da turma;
- Guiar os colegas pelos percursos demarcados pela sinalética de emergência, seguindo as instruções do Coordenador de Piso.
Alunos dentro da sala de aula
- Cumprir as orientações do professor;
- Sair ordenadamente em fila indiana e sem correrias;
- Dirigir-se para o seu Local de Concentração e Controlo;
- Manter-se no Local de Concentração e Controlo, até ordens em contrário.
Alunos fora da sala de aula
- Acatar e cumprir as ordens dos Coordenadores de Piso, abandonando os locais onde se encontrem, dirigindo-se para o Ponto de Encontro o mais rapidamente possível, em marcha rápida, sem correrias e atropelos, pelo percurso mais rápido.
Papelaria _ Reprografia
- Para além das medidas que devem ser tomadas enquanto Assistente Operacional (Coordenador de Piso – sala 4 e 5) deve em primeiro lugar:
- Interromper as tarefas;
- Desligar as máquinas.
Bar
- Para além das medidas que devem ser tomadas enquanto Assistente Operacional (Responsáveis pelos Sectores) deve ainda:
- Interromper o serviço;
- Desligar as máquinas;
- Proceder ao corte do gás;
- Averiguar se alguém se encontra nas imediações.
Cozinha _ Cantina
- Fechar as válvulas de corte do gás.
- Nomear um(a) funcionário(a) da cozinha para acompanhar os alunos, se eles estiverem presentes.
- Assegurar que os alunos mantêm a calma e que deixam todo o material.
- Se a informação for dada, assegurar e que levam todo o material em caso de Ameaça de Bomba.
- Informar os alunos que devem seguir o(a) funcionário(a) e as orientações da sinalética até ao Ponto de Encontro.
- Informar o funcionário que deve aguardar no Ponto de Encontro até que alguém o(a) substitua.
- Assegurar que todas as janelas estão fechadas.
- Assegurar que todas as portas ficam fechadas, mas não trancadas.
- Ordenar aos restantes funcionários(as) que evacuem o refeitório, calma e ordeiramente, até ao Ponto de Encontro, seguindo a orientação da sinalética.
- Informar o Responsável de Segurança se tem alguns alunos e/ou funcionários(as) em falta ou outros dados sobre o incidente.