Da EB do Parque
Em 1930, a Comissão de Iniciativa do Parque (CIP) leva a efeito uma recolha de donativos destinada à construção de uma Capela no lugar de Monte Peão, um projeto que incluía a arborização da zona envolvente, criando o Parque que hoje conhecemos.
Foram surgindo novas ideias e propostas.
Em 1936 a CIP começa a angariar verbas para a construção de uma escola neste lugar.
A ESCOLA DO PARQUE
A ESCOLA DO PARQUE foi construída com donativos que chegavam de vários locais de Portugal, do Brasil, de África…
Em todas as suas edições, o Jornal O Regional passou a publicar a lista dos beneméritos e das verbas ou objetos oferecidos.
Custo total da obra:
67 005$38
- aproximadamente 350 €
Para além da Capela, foi construída a Casa do Guarda e foi arborizado o Parque, onde ainda encontramos a ponte, também esta oferecida por beneméritos.
Em 27 de novembro de 1938 foi inaugurada a nova escola, com pompa e circunstância, sendo alvo de notícia em jornais locais e nacionais.
Descrito nas páginas d’O Regional da época como «um edifício cómodo, salubre e higiénico», incluía duas salas, uma para raparigas e outra para rapazes, átrios, casas de banho e o seu recreio era «espaçoso e belo».
Por volta de 1970, o edifício da ESCOLA estava bastante degradado. Além disso, já não eram suficientes apenas as 2 salas.
Então, no terreno atrás, começou a ser construído o edifício que é agora a nossa Escola.
1973 – Começa a funcionar o novo estabelecimento: 12 salas de aula e um pavilhão com um tanque de aprendizagem de natação.
Mais tarde foram construídas mais 2 salas.
O Conselho Escolar passou a integrar os docentes da Escola da Quintã, hoje Academia de Música.
Na antiga numeração das Escolas de S. João da Madeira a Escola do Parque assumiu o nº 1.
Em 1998, sessenta anos passados da existência da Escola do Parque, o projeto «Uma Escola - Uma Vida» (desenvolvido pelas professoras Ana Mota e Isabel Pinho) assinalou a data juntando, no mesmo lugar, antigos e novos docentes e alunos (incluindo as primeiras professoras e os primeiros alunos e um elemento da CIP), numa recordação carinhosa da Escola, das pessoas e dos anos aqui passados.
Em 2003, a EB1/JI do Parque inclui 10 salas de 1º ciclo e 3 do pré-escolar, dentro do mesmo edifício. Há vários anos, integra, ainda, o ATL «Gente Miúda», valência essencial da nossa escola.
2008, ano muito importante da EB1/JI do Parque: comemoram-se os seus 70 anos e mais importante ainda, é inaugurado o novo edifício do JI, em 8 de outubro. Construído de raiz, apresenta uma arquitetura moderna, acolhedora, colorida. É composto por três salas de atividades, uma do prolongamento de horário, refeitório próprio, polivalente, etc.