• secretaria@essl.pt
  • 256 837 550

A Escola Básica de Fundo de Vila é uma das nove escolas existentes no concelho de S. João da Madeira, e uma de duas do 1.º Ciclo do nosso Agrupamento. Foi inaugurada há mais de 20 anos e o seu projeto arquitetónico é bastante diferente do tradicional Plano Centenário, revelando alguns traços interessantes. Inicialmente era uma Escola tipo P3, com as obras de remodelação efetuadas em 2005 tornou-se uma escola, interiormente, mais atrativa e funcional. Da inicial configuração P3, interiormente, nada subsiste. Exteriormente, ainda são visíveis alguns traços. Construída em 1979 funcionou algum tempo sem gradeamento, sendo este colocado mais tarde, permitindo assim maior segurança dos alunos. Nunca chegou a ser inaugurada. 
No edifício escolar funcionam 15 salas assim distribuídas: jardim-de-infância – 2 salas de aula, 1 sala de apoio e 1 sala de Apoio à Família; 1º ciclo – 6 salas de aula; 1 biblioteca escolar; 3 salas de recursos; 1sala dos professores.
Os acessos ao edifício são bons, o espaço do recreio é amplo e possui um espaço com baloiços e escorregas e outro destinado a um campo de jogos com tabelas de basquetebol e balizas.
O edifício possui, ainda, uma cozinha, cantina e um polivalente destinado a Atividade Física/Desportiva e outras atividades.
A Biblioteca Escolar, inaugurada em maio de 2005, inserida na Rede de Bibliotecas Escolares, disponibiliza serviços de aprendizagem, livros e recursos que permitem a todos os membros da comunidade escolar tornarem-se pensadores críticos e utilizadores efetivos da informação em todos os suportes e meios de comunicação.

erasmus

 Erasmus

 
Em atualização
Deco1

Deco Jovem

 
ami

Escola Amiga dos direitos humanos

 
Em atualização
parlamento

 Parlamento dos jovens

 
O programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário, que culmina com a realização de duas Sessões Nacionais no Parlamento. Este projeto parlamentar pretende, grosso modo, incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política e sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetam o seu presente e o futuro individual e coletivo.
O programa desenvolve-se em três fases – escolar, distrital e nacional -, abarcando diversas etapas que pretendem, no fundo, espelhar o trabalho dos deputados representativos de todas as faces políticas em nome da nação – PORTUGAL.
CE

 Clube Europeu

 
O Clube Europeu AESL e a Europa é um clube dinamizador de atividades no domínio da Dimensão Europeia da Educação. Tem a finalidade de contribuir para a formação de jovens estudantes conscientes dos seus direitos e deveres, dispostos a intervir direta e indiretamente no projeto da construção europeia, à luz dos Direitos Humanos e dos valores da Democracia.
eco2

 Eco-Escolas

 
O Programa Eco-Escolas é um projeto internacional da Fundação para a Educação Ambiental e que é desenvolvido em Portugal, desde 1996, pela Associação Bandeira Azul da Europa. A iniciativa pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.