• secretaria@essl.pt
  • 256 837 550

O nascimento da escola começou a delinear-se a 24 de Janeiro de 1957, quando uma comissão de sanjoanenses se deslocou a Lisboa para solicitar ao Ministro Leite Pinto a criação de uma Escola Técnica Industrial.
Apesar da criação da Escola já estar prevista no Decreto-Lei nº 36409, de 11 de Janeiro de 1947, só então S. João da Madeira apresentava as condições essenciais para que tal se tornasse uma realidade, uma vez que a sua população se situava perto dos 11 mil habitantes, graças a uma industria próspera ( chapelaria, calçado e metalurgia ) e a um comércio em expansão.

Nos primeiros meses de 1958 foi publicado o diploma que criou a Escola Industrial de S. João da Madeira, ficando dotada somente com o Ciclo Preparatório, uma vez que as suas instalações, naquela altura, não asseguravam o funcionamento de todas as actividades. Estabelecidos os moldes para o funcionamento da Escola, a partir de Outubro de 1958, foram abertas as matrículas para o exame de admissão para o ingresso no Ciclo Preparatório. No ano lectivo de 1960/61 entrou em funcionamento o pavilhão anexo ao antigo edifício da Escola Técnica.

No ano de 1971 iniciou-se a transferência para o actual edifício, sendo primeiramente transferida a secção de Mecânica e, posteriormente, os outros sectores. Em 1977/78 a Escola Industrial transforma-se em Escola Secundária nº1 e, a partir de 2 de Abril de 1987, passou a designar-se Escola Secundária Dr. Serafim Leite. No ano lectivo 1983/84 inicia-se a expansão pedagógica que permitiu o funcionamento, em 84/85, do primeiro Curso Técnico de Instalações Eléctricas, seguindo-se cursos de Informática, Assistente de Gestão, Electrónica e Contabilidade.

Em 2014 a Escola Secundária junta-se às Escolas Básicas do Parque e de Fundo de Vila, constituíndo o Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, mantendo uma oferta formativa diversificada desde a Educação Pré-Escolar até aos cursos para adultos.

 

erasmus

 Erasmus

 
Em atualização
Deco1

Deco Jovem

 
ami

Escola Amiga dos direitos humanos

 
Em atualização
parlamento

 Parlamento dos jovens

 
O programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário, que culmina com a realização de duas Sessões Nacionais no Parlamento. Este projeto parlamentar pretende, grosso modo, incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política e sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetam o seu presente e o futuro individual e coletivo.
O programa desenvolve-se em três fases – escolar, distrital e nacional -, abarcando diversas etapas que pretendem, no fundo, espelhar o trabalho dos deputados representativos de todas as faces políticas em nome da nação – PORTUGAL.
CE

 Clube Europeu

 
O Clube Europeu AESL e a Europa é um clube dinamizador de atividades no domínio da Dimensão Europeia da Educação. Tem a finalidade de contribuir para a formação de jovens estudantes conscientes dos seus direitos e deveres, dispostos a intervir direta e indiretamente no projeto da construção europeia, à luz dos Direitos Humanos e dos valores da Democracia.
eco2

 Eco-Escolas

 
O Programa Eco-Escolas é um projeto internacional da Fundação para a Educação Ambiental e que é desenvolvido em Portugal, desde 1996, pela Associação Bandeira Azul da Europa. A iniciativa pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.