• secretaria@essl.pt
  • 256 837 550

serafimLEITE (padre Serafim Soares)

Sacerdote, historiador literato contemporâneo, nascido em S. João da Madeira a 6 de Abril de 1890, depois de frequentar alguns anos o seminário dos Carvalhos (Porto), embarcou para o Pará onde se dedicou ao comércio no Amazonas.

Aí trabalhou vários anos como caucheiro, convivendo muitos anos com os índios do Alto Rio Negro, selvícolas de Padauri e do rio Vaupes e aprendendo a língua geral destes, a mesma que os índios falavam no tempo de Anchieta e Nóbrega.
A 30 de Julho de 1914 entrou na Companhia de Jesus. Tendo cursado letras humanas em Múrcia, Filosofia em Granada (Espanha) e Teologia em Enghien (Bélgica), completou a sua formação religiosa e ascética em Paray-le-Monial (França), e professou solenemente a 2 de Fevereiro de 1932.
Nesse ano meteu ombros à composição da História da Companhia de Jesus no Brasil, da qual foram publicados já vários volumes. O Secretariado da Propaganda Nacional atribuiu-lhe o prémio Alexandre Herculano de 1938. Três anos antes no Concurso Histórico de S. Paulo (1935) fora conferido o primeiro prémio ao seu estudo sobre os Jesuítas na Vila de S. Paulo (Sc. XVI). No género histórico publicou ainda outros apreciados trabalhos.
Reconhecendo os altos méritos de historiador de Dr. Serafim Leite, a Academia Portuguesa de História nomeou-o seu sócio numerário. Pertenceu igualmente à Academia Brasileira de Letras, à Academia de História do Equador, foi sócio correspondente do Instituto Geográfico do Rio de Janeiro; sócio benemérito do Centro D. Vital, do Rio de Janeiro, foi membro do grupo Português da Academia Internacional de Historia das Ciências, secção de Lisboa e fez parte da direcção do Instituto Português de Arqueologia, História e Etnografia.
Foi membro da Comissão Orientadora da Exposição Histórica da Ocupação e do Congresso da Historia da Expansão Portuguesa no mundo realizado em Lisboa em 1937. Pelos serviços então prestados, o governo Português condecorou-o, em 15 de Fevereiro de 1938, com o grau de Comendador da Ordem de Santiago de Espada, Mérito Artístico, Cientifico e Literário. Dois anos depois o governo brasileiro conferiu-Ihe a comenda da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul. Mas, além da História, Serafim Leite cultivou com igual êxito a poesia, a novela e os estudos sociais.
Bairrista apaixonado e entusiasta das glórias da sua terra natal, deve-se ainda a Serafim Leite o Hino de S. João da Madeira e o Brasão de Armas desta laboriosa cidade, bem como publicação de documentos medievais a ela respeitantes.
Esta escola escolheu como patrono o Dr. Serafim Leite em 02 de Abril de 1987, prestando-lhe, desta forma, uma justa e merecida homenagem.

erasmus

 Erasmus

 
Em atualização
Deco1

Deco Jovem

 
ami

Escola Amiga dos direitos humanos

 
Em atualização
parlamento

 Parlamento dos jovens

 
Em atualização
CE

 Clube Europeu

 
O Clube Europeu AESL e a Europa é um clube dinamizador de atividades no domínio da Dimensão Europeia da Educação. Tem a finalidade de contribuir para a formação de jovens estudantes conscientes dos seus direitos e deveres, dispostos a intervir direta e indiretamente no projeto da construção europeia, à luz dos Direitos Humanos e dos valores da Democracia.
eco2

 Eco-Escolas

 
O Programa Eco-Escolas é um projeto internacional da Fundação para a Educação Ambiental e que é desenvolvido em Portugal, desde 1996, pela Associação Bandeira Azul da Europa. A iniciativa pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.