eqavet

  • secretaria@essl.pt
  • 256 837 550

Mobilidade à lituânia - 21 a 27 novembro

Diário da mobilidade pela voz dos alunos participantes

[clique para ler mais]

Dia 1 - 21/11

Acordamos ansiosos e nervosos pois íamos para Lituânia! Fomos de táxi até ao aeroporto do Porto. A sinalética e o sono fez-nos ficar 1 hora à espera na fila errada ⯑. Mas, conseguimos embarcar no avião às 6h da manhã, cansados e com vontade de dormir. O que fizemos.
Chegamos a Frankfurt, bebemos um cappuccino e comemos um queque. Entramos no avião com destino à Lituânia e ficamos 1 hora à espera, enquanto jogávamos ao jogo do stop para passar o tempo.
Lituânia, aqui estamos nós, cansados, mas felizes por começarmos uma jornada neste novo desafio. Fomos de autocarro até ao hotel. Começamos por procurar algo para comer, a nossa refeição “almoço-lanche-jantar” foi pizza para os 5.
De seguida fomos fazer uma caminhada pela avenida e, já no hotel, jogamos uma partida de matrecos.
O dia terminou com a preparação da apresentação portuguesa para a manhã seguinte.


Dia 2 - 22/11

Foi um dia complexo, porém espetacular. Fomos para a escola de autocarro e conhecemos os alunos dos outros países. Quando chegamos lá, todos os alunos da Lituânia já estavam à nossa espera, querendo receber-nos com carinho, que queridos!
Participamos num programa muito variado, envolvendo apresentações, atividades de ice breaking, dança, debate e almoçamos lá na escola. Foi incrível!
De seguida fomos com os estudantes visitar Kaunas onde ficamos a conhecer estruturas lindas, com belas histórias por detrás de cada uma, e tiramos muitas fotos, sozinhos e em grupo. No funicular aproveitamos para apreciar uma vista panorâmica da cidade.
Depois de tantas agitações e atividades, fomos “libertados” e continuamos a visitar a cidade sem os professores. Bebemos um café e falamos. De seguida, dirigimo-nos para o Hesburger onde acabamos por jantar em conjunto.
Voltamos para o hotel onde jogámos e falámos e o dia ficou por ali. Fomos dormir ansiosos em relação ao dia seguinte. Iríamos visitar uma universidade e estávamos ansiosos para o que aí viria!


Dia 3 - 23/11

Fomos até à Universidade de Tecnologias de Kaunas, na parte da manhã o nosso coordenador esteve a falar sobre as redes sociais, os problemas e a influência que têm nos adolescentes. Estivemos a jogar vários jogos, como o pucket, e outros, criados pelo anfitrião, que se baseavam em criar algo que representasse as redes sociais a partir de LEGOS. E foi apenas mais tarde, ao refletir sobre o dia, que descobrimos que o verdadeiro valor dos jogos estava na forma lúdica de demonstrar e provar que a juventude de hoje em dia ainda consegue socializar sem a necessidade de tecnologias.
Na hora do almoço, comemos, novamente, pizza. De tarde, estivemos a fazer um projeto que visava encontrar soluções para os problemas das redes sociais, ou seja, pretendia melhorar ou fazer uma “aplicação perfeita“. Quando o terminamos, apresentamo-lo aos nossos colegas e ao professor e, no final, fizemos um kahoot.
No fim da tarde caminhamos até ao shopping Akropolis onde convivemos, comemos e voltamos ao hotel. Mais um dia passado na Lituânia!!!


Dia 4 - 24/11

Foi um dia cansativo, mas, ao mesmo tempo, alegre e cheio de diversões. Começamos o dia com uma visita a um museu enorme e ao ar livre “Rumsiskes Open-Air Museum” que recria, em 195 hectares, a vida da Lituânia pré-industrial. Nesse museu existem várias vilas que visitamos e ficamos a conhecer o interior das casas desse tempo e a sua respetiva história. Esta visita ao museu terminou com a oportunidade de degustar um ótimo mel, chá e “pão preto”, como o chamam por lá. Mais tarde, nessa manhã, fomos visitar um mosteiro chamado ”Pažaislis”. Aí ficamos a conhecer a vida dos monges e mais sobre a história da Lituânia.
Depois do almoço, reencontramos os lituanos para fazer um jogo “Active Game”. Uma espécie de corrida de orientação à base de charadas, muito interessante e dinâmica por sinal. E, depois de um longo dia, fomos todos beber um café e conviver até chegar a hora de irmos jantar.
Foi divertido poder viajar no tempo até à era pré-industrial, assim como também o foi visitar a cidade de mais perto. Fomos descansar à espera pelo dia seguinte, para irmos visitar a capital.


Dia 5 - 25/11

Foi um dia diferente, fomos levados a uma visita guiada na capital da Lituânia, Vilnius. Conhecemos vários lugares, desde museus, mosteiros, estátuas e monumentos até a Catedral, ouvindo as suas histórias.
Depois, tivemos uma hora livre e fomos tomar uma bebida ao café dos gatos (tinha muitos gatos fofinhos!) e fazer compras a uma loja de roupas.
Visitamos, ainda, na cidade de Trakai, um castelo que ficava numa ilha. Conhecemos a sua história e o que havia nele. Comemos uns petiscos típicos chamados “Kibinai” num restaurante próximo. Comemos, relaxamos e, de seguida, voltamos para o hotel onde estivemos a jogar, jantar (Salada César) e depois fomos dormir.


Dia 6 - 26/11

Sexta, como o tempo passou tão rápido… O último dia, o dia que ninguém queria ver chegar... pois é a típica despedida e o dia do choro.
Acordamos, arranjamo-nos, tomamos o pequeno almoço e de seguida fomos para a escola. Aí chegados, tivemos um debate/discussão das principais opiniões sobre a utilização das redes sociais na adolescência - “Digital rights and responsibilities”. Depois do debate, fomos para o anfiteatro da escola fazer um workshop “comix ” de desenhos de banda desenhada.
De seguida, fomos petiscar e dançar. Quando acabamos de comer e de dançar, foi o nosso momento! Tivemos de nos sentar porque nessa altura íamos receber os nossos fantásticos diplomas de participação no Erasmus+.
Tiramos fotos, deixamos as nossas marcas, sobre a forma de impressões digitais, num quadro com uma árvore desenhada, onde cada impressão digital nossa representa uma folha.
Após a cerimónia, cheia de emoções, almoçamos e tivemos de andar rápido, pois tínhamos somente 9 minutos para chegar ao local da patinagem do gelo, o ringue Ledo Arena. Calçamos os patins, fomos levados para um recinto de gelo, estava muito frio, e começamos a patinar. Vimos gente a cair, mas eles nunca desistiram e nós também não. Não sabíamos andar muito bem, mas nunca desistimos. Acabou o tempo, fomos tirar os patins e de seguida saímos do local, mas como o local tinha neve, nós aproveitamos e começamos uma guerra de bolas, foi muito divertido.
Acabamos a guerra e tivemos de nos dirigir ao hotel como combinado (18 horas em ponto), chegamos e fomos todos juntos para o nosso último jantar num restaurante chamado “Bajoru Kiemas”. Comemos, brincamos e rimo-nos muito. Após o jantar, fomos até um skatepark (este foi o local de despedida), onde conversamos, tiramos fotos e, de seguida, tivemos de nos despedir de três estudantes da escola de Kaunas, foi muito triste porque queríamos ficar mais tempo, mas a vida é assim: altos e baixos.
Despedimo-nos e voltamos para o hotel. Se já estávamos tristes, ainda ficamos mais quando tivemos de nos despedir dos outros estudantes que restavam. Isto aconteceu quando chegamos ao hotel - era a hora, a despedida dos restantes alunos... foi um momento de tristeza e de muita pressão.
Despedimo-nos e fomos para o quarto arranjar as malas de viagem e, de seguida, dormir.
Nunca vamos esquecer desta semana incrível e será a melhor semana das nossas vidas!


Dia 7 - 27/11

Acordamos desanimados pois era o nosso último dia. Tomamos o pequeno almoço e seguimos de autocarro, com a equipa turca, para o aeroporto de Vilnius, onde, infelizmente, acabamos por nos despedir, novamente, deles.
Como o nosso voo era no início da tarde, fomos revisitar a cidade, mas desta vez com uma pequena diferença… Estava a nevar, tudo branquinho e gelado! Encontramos várias lojas de souvenirs, onde acabamos por entrar para trazer várias recordações da Lituânia para os nossos familiares e conhecidos.
Às 12 horas em ponto, fomos para o aeroporto novamente, onde partilhamos 3 pizzas e conversamos sobre o que achamos das nossas experiências e as nossas opiniões em relação às pessoas, sítios e à nossa estadia em geral.
Entretanto, entramos no avião e aterramos em Frankfurt, onde estivemos à espera do avião para o Porto, aproximadamente, 4 horas. Foi aí que uma senhora com muitas dificuldades visuais veio ter connosco, procurava ajuda, mas não conseguia expressar-se, pois não sabia inglês, apenas albanês e espanhol. Mas, mesmo assim, tentamos falar com a senhora, ajudamo-la e acabou por ficar tudo bem.
Aproveitamos este tempo de espera para comprar algumas guloseimas no aeroporto. E sentamo-nos numa mesa a comer pretzels e a aguardar o voo final.

Para concluir, pensamos que esta foi uma excelente experiência para todos nós. Tivemos a oportunidade de conhecer um país que nos mostrou o quão respeitosa uma pessoa consegue ser. Mas, neste caso, trata-se de uma escala maior. Não estamos apenas a falar de uma ou duas pessoas...

erasmus

 Erasmus

 
 Ver menu principal 
Deco1

Assembleia Municipal Jovem

 
 Ver mais informação [aqui]
ami

Escola Amiga dos Direitos Humanos

 
 Ver mais informação [aqui]
parlamento

 Parlamento dos jovens

 
O programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário, que culmina com a realização de duas Sessões Nacionais no Parlamento. Este projeto parlamentar pretende, grosso modo, incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política e sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetam o seu presente e o futuro individual e coletivo.
O programa desenvolve-se em três fases – escolar, distrital e nacional -, abarcando diversas etapas que pretendem, no fundo, espelhar o trabalho dos deputados representativos de todas as faces políticas em nome da nação – PORTUGAL.
CE

 Clube Europeu

 
O Clube Europeu AESL e a Europa é um clube dinamizador de atividades no domínio da Dimensão Europeia da Educação. Tem a finalidade de contribuir para a formação de jovens estudantes conscientes dos seus direitos e deveres, dispostos a intervir direta e indiretamente no projeto da construção europeia, à luz dos Direitos Humanos e dos valores da Democracia.
eco2

 Eco-Escolas

 
O Programa Eco-Escolas é um projeto internacional da Fundação para a Educação Ambiental e que é desenvolvido em Portugal, desde 1996, pela Associação Bandeira Azul da Europa. A iniciativa pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade. Mais informações sobre o nosso projeto [aqui]

Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite
Rua Manuel Luís da Costa
3700-179 São João da Madeira

        

Escola Básica de Fundo de Vila
Rua Dr. José Cerqueira Vasconcelos
3700-120 São joão da Madeira

        

Escola Básica do Parque
Rua Maestro Rui Ferrão
3700-282 São João da Madeira