Bonding With Generation Z
Gen Z em San Lorenzo de El Escorial
De 2 a 8 de outubro, decorreu, em San Lorenzo de El Escorial, Espanha, a mobilidade a este país, no âmbito do projeto Erasmus + “Bonding with Generation Z”. Do nosso agrupamento participaram seis alunos do Ensino Secundário, acompanhados por duas docentes (as professoras Clara Gusmão e Isabel Valente), juntando-se a comitivas de outros quatro países: França, Turquia, Itália e, claro, Espanha.
O tema do projeto recaiu na designada Geração Z, à qual pertencemos, na sua relação com as várias dimensões da sociedade. Desta feita, analisou-se a sua relação com as famílias. O objetivo foi, sobretudo, possibilitar o envolvimento dos alunos na conexão entre as várias gerações e discutir sobre o que tem de ser trabalhado e mudado para a coexistência das mesmas.
Nos primeiros dias em San Lorenzo de El Escorial, tivemos a oportunidade de aprender mais sobre o projeto que viemos a realizar, ao longo da semana, tendo a oportunidade de falar com diversos profissionais sobre a temática abordada: a Geração Z no ambiente familiar. Para além disso, nos primeiros dias, alunos e professores de todos os países envolvidos tiveram a hipótese de se conhecerem e “quebrarem o gelo” através das diversas atividades sociais implementadas.
A produção de uma Fanzine (amálgama resultante de “Fanatic Magazine”, revista amadora relativa a assuntos do interesse dos seus autores) foi também um dos objetivos principais dos alunos, já que foi, através desta, que se exteriorizaram os resultados do trabalho de pesquisa e discussão.
Durante a semana, os alunos trabalharam em grupos internacionais com um objetivo comum: a criação de um produto que evidenciasse o que, através da pesquisa, discussão e partilha de experiências, foi apreendido e que poderá ser posto em prática para uma melhor relação entre os membros da Geração Z e as suas famílias. Vários grupos fizeram uma capa para a Fanzine e, no final, procedeu-se à votação da melhor capa que, além de vir a ser usada, ficou em exposição nas instalações da escola acolhedora.
Múltiplas outras atividades foram desenvolvidas, durante a semana, com a finalidade de dar a conhecer a cultura e a tradição, não só de Espanha, mas também dos restantes países participantes. Para nós, claro, foi particularmente enriquecedor conhecer mais sobre o nosso país vizinho… Foi possível a visita a monumentos históricos da cidade, o contacto com a sua História e os seus habitantes, de forma cultural e educativa, com destaque para a visita ao Mosteiro de San Lorenzo de El Escorial.
Conseguimos, ainda, visitar Segóvia num dos dias e conhecer a sua História e os seus mais belos pontos de interesse. Ir a Espanha implica conhecer, também, a sua gastronomia e, sendo assim, não podia faltar experimentar a paella, um prato confecionado à base de arroz.
Para além disso, recebemos a visita de uma dançarina de flamenco, que nos ensinou as bases desta tradição tão enraizada na cultura espanhola. Fomos, igualmente, recebidos pela Presidente da Câmara (cuja função é conhecida, em terras de Espanha, por Alcaide) que nos recebeu prontamente, mostrando as suas capacidades como dançarina de flamenco.
Para terminar uma semana inesquecível, passámos o último dia em Madrid, tendo sido possível dar continuidade à nossa completa imersão na cultura e na tradição espanhola.
Posto isto, esta semana teve como objetivo primordial levar os alunos a conhecerem culturas de outros países e permitir uma reflexão sobre os temas que marcam o dia a dia da sociedade moderna, do ponto de vista dos jovens, contribuindo, assim, para o desenvolvimento de competências comunicacionais, particularmente em língua inglesa. Mas mais do que isso, criou amizades, entre nós próprios, assim como com colegas nossos de outros países. Voltámos, sem dúvida, mais enriquecidos e, acima de tudo, com um sentido de camaradagem que cresceu entre nós os seis e convictos de que, com esta semana, estamos mais ricos em cultura e nas formas de ver o mundo e de nos relacionar com este (e com as nossas famílias… não fosse essa uma das bases da mobilidade).
Cláudia Paiva (11.º B), Fabiana Alves (12.º B), Inês Costa (10.º B), Sara Bilhoto (10.º A), Bruno Pereira (12.º A) e João Aguiar (12.º A)