Social Media Behaviours of Teenagers
Diário de bordo - Eslovénia
Domingo (19.03.23)
Neste primeiro dia, o descanso foi pouco. Fomos para a escola às 3 da manhã, de seguida dirigimo-nos para o aeroporto onde partimos para Frankfurt. De Frankfurt fomos até Zagreb e, por último, viajamos de carro até Maribor.
Eram cerca de 16h00 em Maribor quando nos encontramos com as famílias que nos iam acolher. Fomos para a casa de uma das "hosts" (Alexandra) onde nos ficamos a conhecer melhor. Chegamos a casa dela e tivemos o nosso primeiro choque cultural, quando pediram para deixar os sapatos na entrada e nos deram uns chinelos. Jogamos alguns jogos e comemos uma comida típica da Eslovénia.
De seguida, partimos à descoberta da cidade de Maribor e, no final da tarde, cada um foi para a sua casa para podermos criar laços com as famílias.
(Aeroporto Zagreb)
Segunda feira (20.03.23)
Chegámos à escola por volta das 9 horas, onde estivemos a conviver enquanto as professoras não chegavam. Os alunos da Eslovénia prepararam vários PowerPoints sobre o seu país e mais especificamente da cidade Maribor, onde fizemos 2 Kahoots sobre esses tópicos. Atingimos o pódio no primeiro Kahoot com a professora Anabela e no outro com a Ângela.
De seguida tivemos um pequeno intervalo, onde comemos uns bolos típicos e cada país começou a sua apresentação. A nossa apresentação correu bastante bem, conseguimos ensinar as pessoas e ao mesmo tempo fazer com que a esta fosse engraçada e diferente.
Almoçamos njoki (gnocchi) e tivemos um free time para poder conhecer a escola. Para além disso, passeamos pela cidade de Maribor, com a orientação de um guia, onde pudemos observar a sua belíssima arquitetura. Já cansados, mas com muita motivação, tivemos um workshop cujo tema era “Filtros do Snapchat” e tivemos a oportunidade de aprender como fazer um filtro, uma experiência única e muito interessante.
Para finalizar este dia da melhor forma, andamos pelas ruas de Maribor de bicicleta.
(Apresentação de Portugal)
Terça feira (21.03.22)
Acordamos cedinho pois tínhamos uma visita guiada à cidade de Ptuj. Descobrimos que, mesmo sendo uma cidade pequena, tem muita história. Enquanto visitávamos tínhamos uns tablets para podermos ter mais informações e visualizar em 3D os monumentos. A nossa última paragem foi ao castelo de Ptuj onde podemos ver o seu interior.
Comemos uma comida deliciosa num restaurante típico e seguimos viagem para o “Open Air Museum Rogatec” onde fizemos 3 workshops: o primeiro foi construirmos uma flauta tradicional utilizando materiais reutilizáveis; no segundo fomos padeiros e com a massa na mão construímos uma forma para o pão e, por último, tivemos a moldar uma vela e percebemos sobre o porquê das abelhas serem tão importantes.
Para além destes workshops, tivemos uma visita guiada pelas casas antigas e como funcionavam naquela época. Por volta das 16:45, tivemos de ir embora pois a viagem ainda era comprida. Acabamos por chegar às 19:00 onde estivemos no shopping até irmos para casa dos nossos hosts.
(Ptuj)
Quarta-feira (22.03.23)
Na quarta-feira encontrámo-nos por volta das 9:30h, numa das várias universidades de Maribor, onde assistimos à sua apresentação, assim como realizamos uma tour para a conhecer melhor. Após este momento, participamos num workshop sobre o impacto de filtros na nossa perceção da realidade. Depois do almoço na cantina, tivemos cerca de 2h livres que nós os três aproveitamos para ver o local de trabalho da mãe da Asja que é restauradora de arte. Aprendemos muitas ideias e informações sobre esta profissão, que não é muito comum, e no final fomos comer um gelado. Às 14h começamos um workshop de teatro que durou mais ou menos até às 19h e que, no final, fizemos uma pequena apresentação para os nossos professores sobre o tema “save the trees”. À noite fomos jantar e estivemos todos juntos a jogar bilha.
(Universidade de Maribor)
Quinta-feira (23.03.23)
Na quinta-feira feira, após uma longa viagem de autocarro chegámos e estivemos das 9:45h às 11h na única ilha da Eslovénia - Bled. Passeamos pela pequena ilha, indo até de barco a remos. Quando regressamos, tiramos umas fotos no famoso coração e passamos à volta do “bled lake”. Às 13:30 estávamos em Liubliana, a capital da Eslovénia, onde pudemos passear livremente e almoçar. Também na capital, tivemos uma visita guiada e permanecemos lá até às 18h. Apesar de não ser o último dia, algumas das pessoas não vinham no dia seguinte, então estivemos na praça a conviver até às 23h.
(Excursão em Bled)
Sexta-feira (24.03.23)
Apesar de ser o último dia, as nossas caras continuavam felizes por termos tido esta oportunidade. A Ângela tinha umas calças brancas onde todos os alunos assinaram e o Edgar desenhou. Fomos para o centro de jornalismo onde pudemos fazer várias questões e perceber mais sobre o assunto das fake news, que é um tema tão polémico. De seguida dirigimo-nos para a escola onde tivemos as apresentações finais e escolhemos o vencedor da sessão de workshop dos filtros. Para a nossa alegria, os vencedores foram o Leonardo e a Ângela e recebemos uma sweat azul da escola. Por fim entregaram os certificados, fomos almoçar a casa dos hosts e, como tínhamos tempo livre, encontrámo-nos na montanha, onde andamos de teleférico e conseguimos ver neve. Infelizmente, as professoras não tiveram esta fantástica oportunidade… voltamos para o centro da cidade onde estávamos todos tristes pois seria a nossa última noite todos juntos. Entretanto, com o decorrer do tempo, as pessoas foram indo embora, deixando muita saudade- Tudo acabou com um abraço e um adeus.
Sábado (25.03.23)
Acordamos cedo pois tínhamos um voo para apanhar. Com um sentimento de tristeza, despedimo-nos das nossas famílias de acolhimento e seguimos para o aeroporto de Zagreb. Quando chegamos, fomos passear pela cidade. Infelizmente estava a chover e a maior parte dos monumentos estava em construção, contudo tivemos a oportunidade de comer no restaurante Leonardo e de ver um túnel construído durante a Segunda Guerra Mundial
Depois de muito caminhar, fomos para o hotel muito cansados, onde jantamos pizza.
Domingo (26.03.23)
Eram 03:30 quando acordamos para podermos ir para o aeroporto de Zagreb. Este estava vazio. Após a espera, entramos no avião e quando chegamos tínhamos apenas 40 minutos. Depois de 2 horas chegamos a Portugal muito felizes, onde à porta da escola estavam as nossas famílias cheias de saudades.
E assim foi mais uma experiência fenomenal de Erasmus, a única parte triste é ter de acabar.