eqavet

  • secretaria@essl.pt
  • 256 837 550 
            Chamada para a rede fixa nacional

«Parlamento dos Jovens» 2025|2026

cartaz site

 

Caras e caros alunos,

É com enorme satisfação que damos, mais uma vez, início, no nosso Agrupamento, a mais uma edição do «Parlamento dos Jovens» — um programa da Assembleia da República que vos convida a participar, ativamente, na vida democrática, a debater ideias, a ouvir diferentes perspetivas e a construir propostas para uma sociedade melhor. O tema deste ano? «Educação Financeira – os jovens contam!». E tu, queres contar?!

Ao longo deste percurso, terão a oportunidade de compreender de perto como funciona o processo parlamentar, de exercitar a capacidade de argumentação, de desenvolver espírito crítico e de trabalhar em equipa. Mais do que um projeto escolar, o «Parlamento dos Jovens» é um espaço onde a vossa voz ganha força, onde cada opinião conta e onde o futuro é pensado por todos vós!

Participem com entusiasmo, responsabilidade e criatividade! O «Parlamento dos Jovens» começa agora!

Bom trabalho e boas ideias!

Consulta os documentos inerentes a esta atividade parlamentar e PARTICIPA!

Em anexo:
FORMULÁRIO DE APRESENTAÇÃO DO PROJETO

MODELO DE APRESENTAÇÃO DE LISTA CANDIDATA

DICAS PARA A EXPLORAÇÃO DO TEMA

Cartaz

Cronograma

erasmus

 Erasmus

 
 Ver menu principal 
Deco1

Assembleia Municipal Jovem

 
 Ver mais informação [aqui]
ami

Escola Amiga dos Direitos Humanos

 
 Ver mais informação [aqui]
parlamento

 Parlamento dos jovens

 
O programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário, que culmina com a realização de duas Sessões Nacionais no Parlamento. Este projeto parlamentar pretende, grosso modo, incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política e sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetam o seu presente e o futuro individual e coletivo.
O programa desenvolve-se em três fases – escolar, distrital e nacional -, abarcando diversas etapas que pretendem, no fundo, espelhar o trabalho dos deputados representativos de todas as faces políticas em nome da nação – PORTUGAL.
CE

 Clube Europeu

 
O Clube Europeu AESL e a Europa é um clube dinamizador de atividades no domínio da Dimensão Europeia da Educação. Tem a finalidade de contribuir para a formação de jovens estudantes conscientes dos seus direitos e deveres, dispostos a intervir direta e indiretamente no projeto da construção europeia, à luz dos Direitos Humanos e dos valores da Democracia.
eco2

 Eco-Escolas

 
O Programa Eco-Escolas é um projeto internacional da Fundação para a Educação Ambiental e que é desenvolvido em Portugal, desde 1996, pela Associação Bandeira Azul da Europa. A iniciativa pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade. Mais informações sobre o nosso projeto [aqui]

Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite
Rua Manuel Luís da Costa
3700-179 São João da Madeira

        

Escola Básica de Fundo de Vila
Rua Dr. José Cerqueira Vasconcelos
3700-120 São joão da Madeira

        

Escola Básica do Parque
Rua Maestro Rui Ferrão
3700-282 São João da Madeira