eqavet

  • secretaria@essl.pt
  • 256 837 550 
            Chamada para a rede fixa nacional
×

Mensagem

Failed loading XML...

À Descoberta da Geodiversidade da Serra da Freita

No dia 24 de março de 2026 realizou-se a visita de estudo intitulada “À Descoberta da Geodiversidade da Serra da Freita”. Esta visita destinada aos alunos do 7º ano de escolaridade permitiu-lhes conhecer um pouco do Arouca Geoparque já que integrou a realização do percurso pedestre “Nos trilhos da Serra da Freita” (inc. Casa das Pedras Parideiras + Campo de Dobras) e a visita ao Museu das Trilobites. O almoço, em regime de piquenique teve lugar na praia fluvial da Serra da Freita, localizada no planalto da serra, nas proximidades do lugar de Albergaria da Serra, junto às águas límpidas do rio Caima. A participação nesta atividade constituiu uma mais-valia para os participantes, pois, permitiu aplicar e promover as aprendizagens essenciais, trabalhadas em sala de aula, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais: identificar e caracterizar paisagens (rochas dominantes, relevo, intervenção humana), identificar alguns minerais nas rochas locais, relacionar a ação de agentes de geodinâmica externa (água, vento e seres vivos) com a modelação de diferentes paisagens, conhecer os fósseis gigantes de trilobites de Canelas e a sua importância para a reconstituição da história da vida na Terra, localizar e compreender lugares e regiões  de Portugal.

A generalidade dos alunos teve uma postura correta, e são momentos como estes que nos fazem acreditar que a escola é muito mais do que ensinar, é um espaço de crescimento, partilha, descoberta e construção de cidadãos para o futuro.

erasmus

 Erasmus

 
 Ver menu principal 
Deco1

Assembleia Municipal Jovem

 
 Ver mais informação [aqui]
ami

Escola Amiga dos Direitos Humanos

 
 Ver mais informação [aqui]
parlamento

 Parlamento dos jovens

 
O programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário, que culmina com a realização de duas Sessões Nacionais no Parlamento. Este projeto parlamentar pretende, grosso modo, incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política e sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetam o seu presente e o futuro individual e coletivo.
O programa desenvolve-se em três fases – escolar, distrital e nacional -, abarcando diversas etapas que pretendem, no fundo, espelhar o trabalho dos deputados representativos de todas as faces políticas em nome da nação – PORTUGAL.
CE

 Clube Europeu

 
O Clube Europeu AESL e a Europa é um clube dinamizador de atividades no domínio da Dimensão Europeia da Educação. Tem a finalidade de contribuir para a formação de jovens estudantes conscientes dos seus direitos e deveres, dispostos a intervir direta e indiretamente no projeto da construção europeia, à luz dos Direitos Humanos e dos valores da Democracia.
eco2

 Eco-Escolas

 
O Programa Eco-Escolas é um projeto internacional da Fundação para a Educação Ambiental e que é desenvolvido em Portugal, desde 1996, pela Associação Bandeira Azul da Europa. A iniciativa pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade. Mais informações sobre o nosso projeto [aqui]

Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite
Rua Manuel Luís da Costa
3700-179 São João da Madeira

        

Escola Básica de Fundo de Vila
Rua Dr. José Cerqueira Vasconcelos
3700-120 São joão da Madeira

        

Escola Básica do Parque
Rua Maestro Rui Ferrão
3700-282 São João da Madeira