Girls with boys are programming in Europe
Mobilidade à Islândia
[Clique para ler o diário de bordo]
Diário de Bordo – Mobilidade à Islândia
Day 1:
Chegamos ao aeroporto do Porto, Francisco Sá Carneiro, às 13:30 e rapidamente chegamos à porta de embarque. O avião descolou 20 minutos passados da hora prevista, às 15:50, e havia constantemente um senhor a ressonar (alto). Recebemos uma água e um chocolate e o avião aterrou às 18:30. Depois chegamos ao maior aeroporto da Europa, o de Frankfurt, e fomos buscar comida. O nosso próximo avião partiu às 21:20, também recebemos uma água e um chocolate e a aterragem teve muita turbulência. Pelas 0:50 chegamos à Islândia, fomos buscar o carro e estava a chover e muitooo vento.
Day 2:
Acordamos. Às 7:15 fomos tomar o pequeno-almoço e partimos para uma viagem de 4 horas. Vimos imensos cavalos, cordeiros, neve e até baleias! Ontem, no avião, vimos também a aurora boreal. Por volta das 13:00 chegamos, fomos comer e depois partimos para um jogo de mini golf e depois para um museu de pássaros. Achamos mesmo estranho como aqui eles agem como se já não houvesse covid! Desde a entrar para um café, até entrar numa escola, ninguém usa máscara. Além disso, mal se entra no edifício onde ficamos a dormir, toda a gente tem de tirar os sapatos. Outra coisa que nos impressionou foi ver crianças de 6 anos, a andar, sozinhas, de trotineta ou de bicicleta a ir ter umas com as outras, sem a supervisão de um adulto e sempre a dizer olá a toda a gente. Depois, antes do jantar, fomos a um supermercado e era 6 em um. Farmácia, ourivesaria, loja de roupa, loja de livros, loja de eletrónica, supermercado, tudo metido numa loja. Além disso, cá, eles não têm água sem gás!
Às 18:00 fomos jantar, porque é a hora normal deles e a seguir fomos dar uma volta de carro para ver o pôr-do-sol! Vimos mais baleias e às 22:10 chegamos ao dormitório.
Ps: As horas estão segundo o horário islandês
Day 3:
Hoje de manhã fomos à escola fazer um boneco de neve de cartão em 3D, depois tivemos uma "pausa para café" e de seguida fizemos flocos de neve em 3D no computador. À tarde, tivemos uma sessão de vídeos 360° e gravamos o nosso próprio vídeo. Depois fomos a uma piscina natural de água quente, cobrimo-nos de lama e fomos ao mar. Regressamos, jantamos, fomos conhecer a cidade com os checos e depois fomos para um pavilhão jogar ao mata. Foi tão estranho e único ver todos os adolescentes da cidade num sítio, todos a conviver e todos sem máscara. Eles respeitavam-se tanto, que quando um assobiava, toda a gente se calava e eles decidiam que jogo jogar a seguir. Foi totalmente diferente do que estamos habituados, algo que NUNCA aconteceria em Portugal.
Day 4:
Acordamos e fomos para outra piscina de água quente! Estava muitoo vento, mas a vista para as montanhas valeu bem a pena. Almoçamos pizza e batatas fritas e fomos ver uma cascata e visitar e aprender a história de uma quinta onde viviam padres e os seus filhos. À noite, começamos por uma festa com poucas pessoas e provamos doces típicos da Islândia e depois fomos para a escola deles ter uma espécie de festa com todos os adolescentes da cidade. Eles tinham que subir a um palco e fazer um monte de desafios estranhos. A seguir, fomos ver a aurora boreal. O céu estava todo estrelado e tudo estava tão P E R F E I T O. Tocamos e cantamos todos músicas debaixo daquele céu, parecia um sonho, uma cena de filme. Ao início até pensávamos que a vida deles era uma seca, agora parece que a nossa é que é. A liberdade que eles têm é incrível, as coisas que eles fazem são doutro mundo. Eles parecem todos felizes, todos satisfeitos com a vida. Nestes dias sentimo-nos tão seguros que até foi estranho. Todos eles têm carro, então eram eles que nos levavam aos sítios à noite e, apesar de a maioria deles não ser muito amigável, os que estavam connosco foram impecáveis e tornaram tudo inesquecível. Ainda não acredito que vamos embora amanhã, 4 dias não chegaram, ainda mais agora que nos estávamos a conectar. Com certeza que vai deixar muitas saudades e vai ficar para sempre no coração ❤
Day 5 and 6:
Saímos cedo e fomos fazer o teste ao covid. Demos todos negativo então fomos ver os gaizers, uma cascata grande e uma falha tectónica. Na vinda para o aeroporto vimos também um vulcão em erupção. Apanhamos o voo para Munique à uma e dez da manhã e chegamos as 7 da manhã segundo o horário da Alemanha. O nosso próximo voo foi às 8:25 e chegamos ao Porto às 10:10. Apanhamos um táxi e chegamos à escola às 11:30, onde fomos recebidos pelos nossos amigos.