eqavet

  • secretaria@essl.pt
  • 256 837 550 
            Chamada para a rede fixa nacional

Mobilidade a Espanhã - IES Playmar - 14 a 17 de março de 2022

Este Erasmus+ foi muito além do que nós pensávamos e tinha como função levar-nos ao mundo futurístico, voltado para as tecnologias. Não só se focou nas tecnologias onde tivemos de participar em workshops (tinkercad , Blender , Linux ,...) e atividades relacionadas nessa área como também no convívio social (passear, jantar e almoçar com os outros grupos para socializar com pessoas de diferentes culturas e idiomas).
Devido a algumas dificuldades meteorológicas (chuva, chuva com areia/terra) foram-nos tiradas algumas das atividades interessantes (Caminhitos Del Rei , Andar de Cruzeiro, ...) , mas mesmo com estes acontecimentos conseguiram ocupar esse espaço de tempo com outras atividades interessantes, tais como visitar Ronda, uma belíssima localidade na Andaluzia.

 

 

Clique para ler o diario

 

Dia 1 - 13/03/2022 Domingo

Hoje era um dia á nossa escolha, sem planos marcados, sem atividades para fazer. Então fomos até ao centro de Torremolinos com os professores.
Demoramos cerca de 10 a 15 minutos a chegar lá. Os professores queriam ir a uma farmácia e nós fomos comprar cartas e depois fomos ao Burguer king beber um sumo enquanto jogávamos cartas.
Fomos almoçar, fomos á praia, á piscina e ainda fomos jogar cartas.
Fomos jantar e dirigimo-nos a um salão de jogos e ficamos lá atá fechar.
Voltamos para casa para ir dormir

Dia 2 - 14/03/2022 Segunda

Primeiro dia de atividades planeadas e começamos por termos que nos dirigir ao centro cultural Picasso para uma cerimónia de receção. Podemos assistir a danças, músicas e também fazer a apresentação da nossa escola.


A seguir, para completar a manhã, tivemos um workshop onde recebemos umas sacas com blocos e canetas e tivemos de desenhar e pintar um desenho cujo o tema foi a Paz.
De seguida fomos almoçar visitar o centro e algumas partes históricas da cidade de Torremolinos.
Acabou a visita e voltamos para os respetivos quartos para prepararmo-nos para ir jantar com a comitiva italiana.
Jantamos, fomos passear pela cidade e voltamos, pois já se fazia tarde.

Dia 3 - 15/03/2022 Terça

Segundo dia de atividades e fomos até à escola IES Playamar para termos alguns workshops, os quais foram sobre: Linux e Blender.

Depois dos workshops fomos petiscar o que a escola preparou para nós, comemos e fomos de autocarro para Málaga visitar a ETSI Computer Science University, Malaga University Campus e fomos almoçar na Communication Science University.

Acabamos de almoçar e fomos visitar o cais de Málaga e o centro histórico.
De seguida voltamos para o hotel e os professores tiveram a ideia de reunir os italianos para irem jantar churrasco ao nosso "apartamento".
Fomos buscar mesas e cadeiras e comemos na varanda (A varanda éra grande). Jantamos e ficamos lá um pouco a conversar, que foi bastante divertirdo.

Dia 4 - 16/03/2022 Quarta

Hoje é o penúltimo dia de atividades e fomos de autocarro até à localidade de Ronda onde fizemos um jogo que durou muito tempo (um jogo cujo objetivo era fazer grupos com elementos dos vários países para procurar sítios históricos através de frases).

Concluímos o jogo e fomos almoçar para depois para Torremolinos.
Chegamos a Torremolinos e fomos jantar todos juntos (as comitivas de todos os países) a um restaurante.
Voltamos para o hotel e ficamos a falar com os italianos e a jogar cartas.

Dia 5 - 17/03/2022 Quinta

Último dia de atividades e fomos em direção á escola IES Playamar para participar em 3 workshops (IFTTT Automation, app inventor, Machine learning).
Findo os workshops, fomos ao Parque Tecnológico de Andaluzia, onde tivemos uma palestra sobre as companhias tecnológicas do Parque (Este parque tem muitas empresas, onde todas fazem parte de uma organização).
Depois da palestra tivemos o nosso último almoço, onde recebemos os certificados / diploma de participação.
Voltamos para hotel e de seguida decidimos jogar volley na praia com alguns integrantes deste Erasmus.
Á noite uns foram ver o jogo do fcporto e outros foram passear. Acabamos todos a comer num restaurante. Jantamos e fomos passear.

Dia 6 - 18/03/2022 Sexta.

Hoje era o nosso último dia em Torremolinos e tomamos a decisão de ir ao shopping, pois era um dos destinos que queríamos ir antes de voltar a Portugal. Antes de ir fomo-nos despedir dos Italianos. Despedimo-nos e fomos a pé até ao shopping. Chegamos ao Shopping, fomos comer e ver algumas lojas como Nike, Pull entre outras.
Percorrido o shopping voltamos para Torremolinos de metro .Chegamos e fomos a uma loja no centro comprar lembranças para oferecer á família.
Fomos jantar a um dos restaurantes que mais nos agradou nesta grandíssima semana.
Jantamos e dirigimo-nos a um parque de jogos e de seguida fomos para o hotel.

Dia 7 19/03/2022 Sábado
Hoje é o dia de voltar para a terra mãe, onde começamos por nos preparar, arranjando as malas e tomando o pequeno almoço. Tomamos o pequeno almoço e fomos buscar as malas para embarcar num táxi até o aeroporto.
Chegamos ao aeroporto e jogamos cartas para passar o tempo enquanto esperávamos a hora do voo.
Chegou a hora de partida, entramos no avião, sentamos e esperamos a chegada a Portugal.
Aterramos no aeroporto do Porto e dirigimo-nos á porta de saída para apanhar o táxi para nos trazer de volta à escola Dr. Serafim Leite.
Obrigado por esta incrível viagem e experiência única.

erasmus

 Erasmus

 
 Ver menu principal 
Deco1

Assembleia Municipal Jovem

 
 Ver mais informação [aqui]
ami

Escola Amiga dos Direitos Humanos

 
 Ver mais informação [aqui]
parlamento

 Parlamento dos jovens

 
O programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário, que culmina com a realização de duas Sessões Nacionais no Parlamento. Este projeto parlamentar pretende, grosso modo, incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política e sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetam o seu presente e o futuro individual e coletivo.
O programa desenvolve-se em três fases – escolar, distrital e nacional -, abarcando diversas etapas que pretendem, no fundo, espelhar o trabalho dos deputados representativos de todas as faces políticas em nome da nação – PORTUGAL.
CE

 Clube Europeu

 
O Clube Europeu AESL e a Europa é um clube dinamizador de atividades no domínio da Dimensão Europeia da Educação. Tem a finalidade de contribuir para a formação de jovens estudantes conscientes dos seus direitos e deveres, dispostos a intervir direta e indiretamente no projeto da construção europeia, à luz dos Direitos Humanos e dos valores da Democracia.
eco2

 Eco-Escolas

 
O Programa Eco-Escolas é um projeto internacional da Fundação para a Educação Ambiental e que é desenvolvido em Portugal, desde 1996, pela Associação Bandeira Azul da Europa. A iniciativa pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade. Mais informações sobre o nosso projeto [aqui]

Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite
Rua Manuel Luís da Costa
3700-179 São João da Madeira

        

Escola Básica de Fundo de Vila
Rua Dr. José Cerqueira Vasconcelos
3700-120 São joão da Madeira

        

Escola Básica do Parque
Rua Maestro Rui Ferrão
3700-282 São João da Madeira