eqavet

  • secretaria@essl.pt
  • 256 837 550 
            Chamada para a rede fixa nacional

Mobilidade - Portugal

Diário da mobilidade pela voz dos alunos

(clicar no título para ler mais)

Dia 19 de Novembro
De manhã, por volta das 8:35, chegámos à escola e tivemos oportunidade para conhecer melhor os alunos estrangeiros. Às 9:00 apresentámos-lhes os sítios da escola, como o bar, o polivalente e a secretaria. De seguida, cada país foi ao auditório fazer as suas respetivas apresentações. Às 10:45, tivemos um agradável lanche na biblioteca. Comemos pastéis de nata, pão-de-leite e bebemos café. Às 11:15 dirigimo-nos ao ginásio para fazer as Icebreaking Activities. Fizemos o jogo das cadeiras, o peddy-paper e dançamos às tradicionais músicas portuguesas. Às 12:00, almoçámos na cantina peixe com arroz. Às 13:30, entramos no autocarro que nos levaria até á Escola de Design e Tecnologias da Universidade de Aveiro. Foi a minha parte favorita, houve muitos produtos interessantes a serem construídos, vimos os alunos de lá a utilizarem vários tipos de máquinas para criar os seus projetos. E finalmente, levaram-nos até á Simoldes Plásticos, uma companhia de carros. Eu achei interessante o processo de construção de um carro. Primeiro, ele é modelado em 3D, e de seguida, o modelo é posto em prática com a ajuda de máquinas gigantes.
Anzhelika Tosheva - 12ºB

Quarta-feira, dia 20.
Começamos o dia com a competição sobre a edição vetorial de imagem. A competição foi feita , criar um logótipo para o projeto! Em pares, todos apresentaram as suas propostas. A equipa que criou o logótipo escolhido, pelos colegas e pelos professores, para imagem do projeto é composta por João Teixeira de Portugal e Fabian Peinsipp da Áustria. Baseado num cérebro que simboliza o "aumento da qualidade na educação secundária". Dentro dele, há um circuito onde se pode ver a bandeira europeia. Para os criadores do logótipo, isto significa que o projeto é feito para os estudantes europeus e o próprio circuito significa que eles precisam de pensar como um computador.
A manhã continuou, como habitual, com lanche no bar da escola. Depois disso, até ao almoço, estivemos a conviver na biblioteca e a jogar jogos de tabuleiro. Esta foi a minha parte preferida do dia pois gostei muito do tempo livre que que nos permitiu conversar e interagir com os alunos estrangeiros e assim melhorar a nossa relação e aumentar o nosso "à vontade" para com eles.
Almoçamos na cantina todos juntos, antes de sairmos da escola. De tarde, visitamos a Sanjotec e uma empresa que lá está sediada. Visitamos depois o museu do Calçado.
João Teixeira - 11.º D

No dia 21 de Novembro na Escola Secundaria Doutor Serafim Leite os participantes do projeto ERASMUS+ realizaram entre as 10 e as 11 horas uma competição entre 10 equipas de 2 membros que consistia em desenhar um logotipo para os próximos dois anos representar o projeto “International ICT Competitions II for Increasing the Quality of Secondary Education”.
Em seguida todos os participantes foram soguei-tos a uma “IT LESSON” e nela os mesmos tinham de ser rápidos a pensar e a resolver os 3 exercícios que lhes foram propostos o primeiro deles era sudoku o segundo era “quantas figuras vês aqui” e o último era um problema de matemática.
Depois do almoço na cantina da escola foi hora de muitas emoções por parte dos participantes dos outros países pois depois de uma viagem de São João Da Madeira até à Torreira alguns viram o oceano pela primeira vez! Sim, para nós portugueses talvez o oceano seja uma coisa normal mas para outros a praia é bem diferente nos seus países. Depois da praia e do oceano chegou a vez de ver a ria e entender o que nela fazem e foi por isso que se dirigimos para a ria de Aveiro.
No final do dia tivemos o jantar mais memorável de sempre! Decorreu da escola com todos os membros não só os participantes mas também os professores, STTAF, diretora da escola,... O jantar lembrava uma cozinha típica portuguesa com caldo verde e sobremesas do país que acolheu todos os participantes. O intuito era que todos eles experimentassem um pouco do que os portugueses chamam um pouquinho de Portugal. E assim entraram noite a dentro mas não parou por aí: a noite foi recheada por uma aula de danças latinas, Kizomba e muita cantoria! No final os resultados dos concursos. Todos estava nervosos pois os mesmo só saberiam que iria para a Eslovénia neste jantar. O primeiro prémio foi para uma equipa da Eslovénia e Áustria, o segundo prémio para Portugal e Áustriae o terceiro para Portugal e Espanha. O logotipo que foi escolhido para o projeto foi criado por uma equipa de Portugal e Áustria. Seguiu-se a e a entrega dos diplomas a todos os participantes do ERASMUS+. Histórias incríveis ficaram nos corações e na mente de todos.
Carina Castro - 11.º G

No dia 22 de novembro, saimos as 9h para irmos fazer uma visita ao Porto.
Quando chegamos ao Porto, tivemos mais ou menos uma hora e meia para darmos uma volta porque o céu estava aberto. Depois, fizemos ume visita guiada num autocarro, fazendo uma percurso até chegarmos à beira mar, em Matosinhos, onde fomos comer todos juntos ao McDonalds. Foi um momento de convivio muito fixe!
Apos o almoço, fomos outra vez de autocarro até chegarmos à zona da Ribeira onde esperamos para dar uma volta de barco. Durabnte cerca de 50 minutos, fizemos o cruzeiro das pontes e a seguir, fomos visitar as caves do vinho do Porto, onde as pessoas com mais de 18 puderam fazer provas.
Depois veio a parte mais difícil: tivemos que voltar para São João e tivemos que deixar uma equipa, a Eslovénia, já no Porto...
E foi assim que o nosso dia acabou, o nosso ultimo dia, com a equipa do Erasmus !
Fábio – 10ºC

Testemunho de dois alunos participantes:

ERASMUS+
No âmbito do programa ERASMUS+ fui desafiado a acolher durante uma semana um aluno vindo de outro país.
No final das contas acabei por acolher dois alunos, espanhóis, de uma escola em Alicante.
Salvo alguns problemas relacionados com a comunicação (nada de grave) relacionamo-nos incrivelmente bem, no fundo, acho que fiz dois amigos espanhóis.
Durante toda a semana aprendi um pouco de cada pais envolvido no programa e o intercambio entre todos os alunos foi extraordinário.
Toda esta semana foi uma aprendizagem que eu levarei para toda a minha vida. Tive a oportunidade de conhecer pessoas e culturas dos mais variados países da Europa.
Definitivamente aconselho a todos os que tenham essa oportunidade a acolher alunos vindos de outros países.
Rui Lima – 12ºA

O projeto de erasmus de ict permitiu-me uma experiência absolutamente incrível. No início, ofereci-me para receber 2 alunas em casa, mas acabei por ser “presenteada” com 3. Pensei que seria bastante complicado, que daria imenso trabalho, e no primeiro dia achei que não iria correr bem. No entanto, não podia ter corrido melhor!
Criamos uma ligação muito forte entre todas. Foram apenas 4 dias, mas foram dos melhores dias da minha vida. Nunca imaginei que 3 pessoas se tornassem tão importantes para mim num período de tempo tão curto.
A despedida foi super difícil. Começamos todas a chorar, pois já tínhamos o nosso grupo formado, e sabíamos que tão cedo não nos voltaríamos a ver. Não me importava que tivessem ficado mais tempo. Ainda agora foram embora e já sinto imenso a falta delas, a casa está demasiado vazia. Todas nós concordamos que temos de manter contacto, e fizemos uma promessa, a de nos irmos visitar umas às outras.
Por estas razões, só me resta agradecer às pessoas responsáveis por esta oportunidade, porque conheci pessoas fantásticas que me proporcionaram uma semana inesquecível.
Joana - 12ºA

erasmus

 Erasmus

 
 Ver menu principal 
Deco1

Assembleia Municipal Jovem

 
 Ver mais informação [aqui]
ami

Escola Amiga dos Direitos Humanos

 
 Ver mais informação [aqui]
parlamento

 Parlamento dos jovens

 
O programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário, que culmina com a realização de duas Sessões Nacionais no Parlamento. Este projeto parlamentar pretende, grosso modo, incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política e sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetam o seu presente e o futuro individual e coletivo.
O programa desenvolve-se em três fases – escolar, distrital e nacional -, abarcando diversas etapas que pretendem, no fundo, espelhar o trabalho dos deputados representativos de todas as faces políticas em nome da nação – PORTUGAL.
CE

 Clube Europeu

 
O Clube Europeu AESL e a Europa é um clube dinamizador de atividades no domínio da Dimensão Europeia da Educação. Tem a finalidade de contribuir para a formação de jovens estudantes conscientes dos seus direitos e deveres, dispostos a intervir direta e indiretamente no projeto da construção europeia, à luz dos Direitos Humanos e dos valores da Democracia.
eco2

 Eco-Escolas

 
O Programa Eco-Escolas é um projeto internacional da Fundação para a Educação Ambiental e que é desenvolvido em Portugal, desde 1996, pela Associação Bandeira Azul da Europa. A iniciativa pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade. Mais informações sobre o nosso projeto [aqui]

Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite
Rua Manuel Luís da Costa
3700-179 São João da Madeira

        

Escola Básica de Fundo de Vila
Rua Dr. José Cerqueira Vasconcelos
3700-120 São joão da Madeira

        

Escola Básica do Parque
Rua Maestro Rui Ferrão
3700-282 São João da Madeira