eqavet

  • secretaria@essl.pt
  • 256 837 550 
            Chamada para a rede fixa nacional

Mobilidade Áustria maio 2022

(Domingo) O dia prometia, íamos visitar a Áustria. Estávamos todos animados e cheios de expetativas. Como é habitual dizer na linguagem tradicional: Para onde vais? Vou para a festa! De onde vens? Venho da festa!!!! e mais uma vez se verificou isso! Um dia muito cansativo, mas muito enriquecedor! A viagem de comboio, apesar de longa, deliciou as nossas vistas com paisagens maravilhosas! Numa das muitas estações pelas quais passamos tinha “a vista para o futuro” (expressão que significa cemitério e que os professores até então desconheciam). Finalizamos a viagem de comboio na cidade de Graz. Fizemos meia hora de viagem de autocarro para a cidade de nome Weiz, onde iríamos ficar durante a mobilidade. Chegados ao hotel encontramo-nos com algumas equipas de outros países. Jantamos algo ligeiro e fomos descansar pois estávamos muito cansados.

(Segunda feira) Acordamos cansados, mas cheios de curiosidade sobre as atividades que esperariam por nós ao longo do dia. Iniciamos o dia com uma visita à fábrica de chocolate Zotter Schokolade, com infinitos tipos de chocolate!! Seguimos para o castelo Riegersburg, que dizem ser “assombrado”. Após a visita ao castelo tivemos oportunidade de ver um espetáculo de aves de rapina. Consideramos que tiveram um pouco de falta de cuidado pois só falaram alemão. O restaurante escolhido para o jantar foi do nosso agrado. Serviram-nos um dos pratos típicos, Wiener Schnitzel, e os empregados de mesa estavam vestidos com trajes típicos. Bem, para nós era um lanche uma vez que eles jantam às 6 h da tarde (e na Áustria é uma hora mais tarde, portanto 17 horas). Regressamos ao hotel fazendo uma caminhada que nos permitiu conhecer grande parte da cidade. Como ainda nos sobrou alguma energia ainda fomos jogar futebol!!

(Terça feira) Acordamos com curiosidade para conhecer a escola. Chegados à escola, começamos a treinar para a competição que iria ter lugar na manhã do dia seguinte. Foram formados 5 grupos, com elementos de vários países. O nosso desafio de hoje era fazer um floco de neve utilizando o Thinkercad.

Após o treino fomos conhecer as instalações da escola… é uma escola com instalações incríveis. Ficamos admirados com o tamanho do pavilhão pois tinha 4 campos de futebol e um ginásio. Também nos surpreendeu o facto da escola não ter muros nem gradeamentos. O almoço foi servido na cantina da escola e fomos servidos por umas bonitas alunas que frequentavam o curso de restauração. Da parte da tarde fomos visitar as instalações da empresa Siemens Energy. Para podermos entrar nas instalações da referida empresa tivemos de realizar um teste COVID. Felizmente os resultados foram todos negativos. À entrada das instalações foi-nos fornecido material de proteção (capacete, colete refletor e identificador). Usamos auriculares para ouvir as instruções do inglês “traçado” a alemão do guia. Lá observamos todo o processo de fabrico de transformadores de várias dimensões.

No caminho de regresso visitamos a igreja de St. Thomas e degustamos um gelado local enquanto observamos o centro da localidade.

Por milagre de St. Thomas, jantamos às 18 horas e alguns de nós “lutaram até à morte” por um prato de massa, enquanto os outros se redimiram aos míticos panados.

Terminamos o dia com um joguinho de bowling para saber quem iria pagar a próxima rodada de “coffee without coffee” com “sugar without sugar”.

 

(Quarta feira) Acordamos cansados!!!! A esperança de vencer a competição para Portugal estava acesa. Após a competição fizemos um jogo junto dos outros grupos de Erasmus. A manhã tinha finalizado e a hora do almoço tinha chegado. Na parte da tarde fomos visitar a fábrica Steirerkraft Kernothek, que produz óleo de sementes de abóbora e várias variedades de vinagres. Observaram-se os mecanismos de extração de sementes e os processos de fabrico do óleo, atuais e anteriores. Também houve um momento de degustação.

Seguimos para um lago onde tivemos oportunidade de estar em contacto com a natureza. Passeamos por lá e, claro, como portugueses que somos, não pode faltar o banhinho nas águas do lago. Regressamos ao hotel cansados e fomos descansar pois tínhamos de estar preparados para enfrentar as novas aventuras do dia seguinte.

(Quinta feira) Acordamos cheios de sono, mais uma vez, e fomos conhecer Graz, a segunda maior cidade da Áustria.

Ao chegar a Graz visitamos o centro da cidade. Passamos pela Câmara Municipal. Subimos umas escadas e fomos visitar a torre Uhrturm. Vimos uma belíssima paisagem!!! Para descer a encosta alguns visitantes usaram um slider. De seguida, fomos visitar a casa Landhaus, onde atualmente se encontra o maior armeiro do mundo (Landeszeusghaus). Almoçamos no McDonalds e, como sobremesa, comemos um gelado tradicional. Soube pela vida pois estava muito calor. Durante a viagem de regresso ao hotel combinamos ir para a piscina, mas infelizmente começou a chover e nós fomos descansar um bocado. Chegou a hora de jantar e nós jantamos no hotel. Depois do jantar tivemos aquela típica conversa antes de ir dormir.

Frase do dia: “to smell a match” (frase dita pelo guia).

 

(Sexta feira) Acordamos às 4 da manhã para apanhar o autocarro para Graz e de seguida apanhar o comboio para Vienna, capital da Áustria. Passamos o dia a visitar os monumentos da cidade e claro que não podiam faltar as lojinhas de souvenirs!!! Infelizmente a equipa Espanhola que veio connosco teve que se ir embora mais cedo devido à perda de documentos.

Para o almoço comemos um lanche preparado no dia anterior e de seguida fomos lanchar uma apple strudel numa casa tradicional de comida Austríaca! A hora do voo de regresso a Portugal aproximava-se e fomos para o aeroporto. Jantamos no aeroporto e regressamos a Portugal!

A nossa aventura tinha chegado ao fim….. Foi uma experiência inesquecível! Experiência que deveria ter continuidade.

erasmus

 Erasmus

 
 Ver menu principal 
Deco1

Assembleia Municipal Jovem

 
 Ver mais informação [aqui]
ami

Escola Amiga dos Direitos Humanos

 
 Ver mais informação [aqui]
parlamento

 Parlamento dos jovens

 
O programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário, que culmina com a realização de duas Sessões Nacionais no Parlamento. Este projeto parlamentar pretende, grosso modo, incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política e sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetam o seu presente e o futuro individual e coletivo.
O programa desenvolve-se em três fases – escolar, distrital e nacional -, abarcando diversas etapas que pretendem, no fundo, espelhar o trabalho dos deputados representativos de todas as faces políticas em nome da nação – PORTUGAL.
CE

 Clube Europeu

 
O Clube Europeu AESL e a Europa é um clube dinamizador de atividades no domínio da Dimensão Europeia da Educação. Tem a finalidade de contribuir para a formação de jovens estudantes conscientes dos seus direitos e deveres, dispostos a intervir direta e indiretamente no projeto da construção europeia, à luz dos Direitos Humanos e dos valores da Democracia.
eco2

 Eco-Escolas

 
O Programa Eco-Escolas é um projeto internacional da Fundação para a Educação Ambiental e que é desenvolvido em Portugal, desde 1996, pela Associação Bandeira Azul da Europa. A iniciativa pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade. Mais informações sobre o nosso projeto [aqui]

Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite
Rua Manuel Luís da Costa
3700-179 São João da Madeira

        

Escola Básica de Fundo de Vila
Rua Dr. José Cerqueira Vasconcelos
3700-120 São joão da Madeira

        

Escola Básica do Parque
Rua Maestro Rui Ferrão
3700-282 São João da Madeira