Knowing Sports, Outdoor Activities and Traditions
Mobilidade a Clermont Ferrand - França
Diário da mobilidade pela mão dos alunos
Dia 16 de fev - Pedro Aguiar
Domingo, 16 de fevereiro, o tão esperado dia que os 6 jovens e os dois professores partiam para uma aventura, em França. Partimos cedo, por volta das 5/6 da manhã e apanhamos o autocarro que nos levou para o Aeroporto Francisco Sá Carneiro e, embora cheios de sono estávamos ansiosos e empolgados com o que aí vinha. Após termos chegado ao aeroporto fomos tratar dos bilhetes para que tudo corresse bem e não houvesse nenhum percalço, de seguida apanhámos o avião que nos levou ao Aeroporto de Lyon. Ficámos lá algum tempo e com esse efeito, aproveitámos para comer alguma coisa enquanto o autocarro não chegava para nos levar até à estação de Clermont Ferrand, onde estariam os nossos acolhedores com as suas famílias. Chegámos por volta das 17:30 à estação e como esperado estavam lá as famílias prontas para nos levar para suas casas. Assim, foi o nosso primeiro dia e a partir daí vem uma aventura inesquecível que nunca mais iremos esquecer.
Dia 17 de fev - Rui Lima
Segunda feira, 17 de Fevereiro, primeiro dia do projeto de Erasmus. A chegada a escola estava prevista para as 8h30, e depois de alguns reencontros e trocas de experiências relativas a primeira noite fora de casa, a cerimónia de abertura começou. Este evento foi presidido pela coordenadora do projeto de Erasmus em França, e teve a participação do diretor da escola, os alunos franceses apresentaram uma pequena dança de modo a envolver todos os alunos e a eliminar possíveis constrangimentos, os crachás com o logótipo do projeto bem como uma caneta e um bloco de notas foram distribuídos pelos alunos. Seguidamente dirigimo-nos à câmara municipal de Issoire para conhecer o presidente, este mesmo apresentou-nos a cidade dando-nos uma perspetiva económica e social da região. Mais tarde os países acolhidos ofereceram lembranças ao presidente e à câmara municipal como símbolos do seu país e da gratidão que sentiam por participar neste projeto. O presidente retribuiu com uma pequena lembrança para todos os alunos do projeto, estrangeiros e franceses , e pudemos usufruir de um pequeno lanche preparado pela câmara municipal. Durante a tarde os alunos foram divididos pelas turmas dos seus hosts, cada participante teve a oportunidade de se apresentar e de apresentar o seu pais.
Dia 18 de fev - Pedro Margalho
Logo pela manhã, o grupo foi divido por duas atividades. Uma parte ficou a ter aula de ginástica na escola, enquanto que outra apanhou um autocarro até um pavilhão municipal para jogar ténis de mesa. Seguidamente, os alunos franceses regressaram à escola, enquanto que o resto do grupo de erasmus se dirigiu a Clermont-Ferrand, com o intuito de visitar o famoso estádio da cidade, e o seu respetivo museu. Após essas atividades, foi-nos concedido um almoço um pouco estranho para nós, constituído por pão com manteiga e fiambre, mas acabamos por comer na mesma. Ao longo da tarde, tivemos a oportunidade de visitar livremente a cidade com todo o grupo, antes do regresso à escola.
Dia 19 de fev - Tomás Toscano
Quarta feira, o terceiro dia de atividades começou com uma aula de biatlon e um exercício de orientação. Os participantes deste projeto foram divididos em dois grupos para praticar cada atividade. O biatlon é um desporto composto por tiro ao alvo e ski de fundo, dada a falta de neve em vez de esquiar, corremos. No grupo que praticava biatlon, enquanto uns se esforçavam para atingir cinco pequenos alvos com uma espingarda laser os outros corriam a pista de atletismo. O exercício de orientação baseava-se na leitura de um mapa com fim a seguir quatro circuitos e colecionar códigos escondidos pela escola. Neste dia não estava prevista nenhuma atividade para a parte da tarde, no entanto os alunos que nos estavam a acolher combinaram levar-nos a jogar Lazer Tag. Mesmo sendo a primeira vez que tivemos a oportunidade de experimentar este jogo, toda a equipa portuguesa se divertiu imenso.
Dia 20 de fev - Joana Oliveira
Uma vez que havia pouca neve, o itinerário para este dia sofreu uma alteração. Em vez de irmos esquiar, tivemos a oportunidade de experimentar patinagem no gelo. A verdade é que não foi fácil, mas desistir não era opção, e no fim foi uma experiência incrível que nos permitiu conhecer o resto das pessoas presentes no projeto. Após isto, fomos almoçar a um restaurante perto das montanhas, onde pudemos experimentar um prato típico francês, “la truffade”. Para terminar, antes do regresso à escola passamos por um lago, onde pudemos caminhar um pouco e aproveitar a vista.
Dia 21 de fev - Isac Gomes
Começamos o dia cedo como já era habitual mas o sentimento de saudade estava cada vez mais à flor da pele. Na manhã de sexta-feira alguns foram fazer compras para levar como recordação ou de presente. Foi uma missão simples e rapidamente voltamos à escola para lá melhorarmos o nosso trabalho previamente feito em Portugal. Nesse melhoramento houveram várias adições de novos conhecimentos aprendidos na nossa inesquecível semana em França. Com todos os trabalhos, os nossos colegas franceses pretendiam fazer um livro sobre tudo o que aprendemos. Depois do almoço na cantina e do tempo livre, fomos para a fantástica palestra de um treinador francês de basket. Mas não se focou só no seu desporto do seu coração e fez uma palestra bastante apelativa. Após a palestra, estava na chegada da despedida da escola e de alguns amigos. Saímos com um sentimento de tristeza mas também de concretização de uma semana inacreditável.