Plano Nacional das Artes
Ares...
O Agrupamento tem um historial ligado às Artes nas suas múltiplas manifestações. Ao longo de décadas têm funcionado, de forma quase ininterrupta o Curso de Artes Visuais assim como Curso Profissionais de Técnico de Audiovisuais e de Design de Comunicação Gráfica. Existem três grupos de teatro (um do 1.º Ciclo e outros dois do Básico e Secundário), estão implementados os Planos Nacionais de Leitura e de Cinema, com desenvolvimento de numerosos projetos associados a estes planos e que contam com uma adesão massiva e dinâmica dos alunos. Há ainda um recorrente envolvimento em projetos em que a manifestação artística está presente, assim como o estímulo para o desenvolvimento de uma consciência de cidadania. A participação por parte dos discentes nestas atividades e projetos, contribui para um completo desenvolvimento das suas competências, assim como alargar a sua visão multicultural do mundo, estimulando a criatividade e o pensamento crítico.
Ao aderir ao PNA, a Escola encontra uma oportunidade adicional de abrir-se mais ainda ao mundo das artes e da cultura, expandindo a sua área de atuação e trazer para dentro da escola novas formas de entender o fenómeno artístico e a sua inter-relação com o mundo em que vivemos e todas as suas manifestações culturais, científicas e tecnológicas.
Além de contribuir para reforçar articulações entre áreas diversas do conhecimento e de expor cada vez mais os discentes ao mistério do processo criativo, o Projeto Cultural de Escola (PCE) propõem-se identificar o património do concelho onde o Agrupamento esta integrado, em toda a sua multiplicidade, contribuindo assim para o trabalho de valorização do património cultural, artístico, industrial, tecnológico e humano, em particular o de proximidade, tantas vezes esquecido numa sociedade muito orientada numa lógica globalizante e comercialista.
Assim sendo, o PCE visa o reconhecimento deste património e sua valorização, operacionalizada via modalidades de expressão artística tão variadas quanto possível, recorrendo a meios técnicos e tecnológicos que potenciem a sua implementação e divulgação. Pretende-se criar pontes interdisciplinares, em que o elemento e forma de pensar sejam diretamente relacionados a uma lógica artística, estimulando o processo de pensamento crítico e criativo nos alunos, mas sempre em articulação com outras áreas do saber.
Arrancando os trabalhos no presente ano letivo, o PCE é batizado de “Ares de São João da Madeira”, indo de alguma forma de encontro também ao tema aglutinador do agrupamento, “Ar”. A expressão “ares” sugere também um certo aspeto metafísico que a Cultura e a Arte possuem, difícil de identificar e explicar, mas que enquanto indivíduos sensíveis a estas manifestações, somos por eles tocados e influenciados.
Sendo que muitas dessas manifestações (materiais, imateriais e humanas) são tão etéreas, importa, de forma criativa, as preservar, estimulando nos discentes a (re)descoberta deste e usando-os depois como elementos de divulgação desse mesmo património através de um cuidado levantamento daquilo que existiu e existe e que cria a identidade cultural do Concelho de São João da Madeira. E, neste processo, tornar os nossos jovens em, também eles, criadores de novo património.