eqavet

  • secretaria@essl.pt
  • 256 837 550 
            Chamada para a rede fixa nacional

Ares...

 

O Agrupamento tem um historial ligado às Artes nas suas múltiplas manifestações. Ao longo de décadas têm funcionado, de forma quase ininterrupta o Curso de Artes Visuais assim como Curso Profissionais de Técnico de Audiovisuais e de Design de Comunicação Gráfica. Existem três grupos de teatro (um do 1.º Ciclo e outros dois do Básico e Secundário), estão implementados os Planos Nacionais de Leitura e de Cinema, com desenvolvimento de numerosos projetos associados a estes planos e que contam com uma adesão massiva e dinâmica dos alunos. Há ainda um recorrente envolvimento em projetos em que a manifestação artística está presente, assim como o estímulo para o desenvolvimento de uma consciência de cidadania. A participação por parte dos discentes nestas atividades e projetos, contribui para um completo desenvolvimento das suas competências, assim como alargar a sua visão multicultural do mundo, estimulando a criatividade e o pensamento crítico.

Ao aderir ao PNA, a Escola encontra uma oportunidade adicional de abrir-se mais ainda ao mundo das artes e da cultura, expandindo a sua área de atuação e trazer para dentro da escola novas formas de entender o fenómeno artístico e a sua inter-relação com o mundo em que vivemos e todas as suas manifestações culturais, científicas e tecnológicas.

Além de contribuir para reforçar articulações entre áreas diversas do conhecimento e de expor cada vez mais os discentes ao mistério do processo criativo, o Projeto Cultural de Escola (PCE) propõem-se identificar o património do concelho onde o Agrupamento esta integrado, em toda a sua multiplicidade, contribuindo assim para o trabalho de valorização do património cultural, artístico, industrial, tecnológico e humano, em particular o de proximidade, tantas vezes esquecido numa sociedade muito orientada numa lógica globalizante e comercialista.

Assim sendo, o PCE visa o reconhecimento deste património e sua valorização, operacionalizada via modalidades de expressão artística tão variadas quanto possível, recorrendo a meios técnicos e tecnológicos que potenciem a sua implementação e divulgação. Pretende-se criar pontes interdisciplinares, em que o elemento e forma de pensar sejam diretamente relacionados a uma lógica artística, estimulando o processo de pensamento crítico e criativo nos alunos, mas sempre em articulação com outras áreas do saber.

Arrancando os trabalhos no presente ano letivo, o PCE é batizado de “Ares de São João da Madeira”, indo de alguma forma de encontro também ao tema aglutinador do agrupamento, “Ar”. A expressão “ares” sugere também um certo aspeto metafísico que a Cultura e a Arte possuem, difícil de identificar e explicar, mas que enquanto indivíduos sensíveis a estas manifestações, somos por eles tocados e influenciados.

Sendo que muitas dessas manifestações (materiais, imateriais e humanas) são tão etéreas, importa, de forma criativa, as preservar, estimulando nos discentes a (re)descoberta deste e usando-os depois como elementos de divulgação desse mesmo património através de um cuidado levantamento daquilo que existiu e existe e que cria a identidade cultural do Concelho de São João da Madeira. E, neste processo, tornar os nossos jovens em, também eles, criadores de novo património.


erasmus

 Erasmus

 
 Ver menu principal 
Deco1

Assembleia Municipal Jovem

 
 Ver mais informação [aqui]
ami

Escola Amiga dos Direitos Humanos

 
 Ver mais informação [aqui]
parlamento

 Parlamento dos jovens

 
O programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário, que culmina com a realização de duas Sessões Nacionais no Parlamento. Este projeto parlamentar pretende, grosso modo, incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política e sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetam o seu presente e o futuro individual e coletivo.
O programa desenvolve-se em três fases – escolar, distrital e nacional -, abarcando diversas etapas que pretendem, no fundo, espelhar o trabalho dos deputados representativos de todas as faces políticas em nome da nação – PORTUGAL.
CE

 Clube Europeu

 
O Clube Europeu AESL e a Europa é um clube dinamizador de atividades no domínio da Dimensão Europeia da Educação. Tem a finalidade de contribuir para a formação de jovens estudantes conscientes dos seus direitos e deveres, dispostos a intervir direta e indiretamente no projeto da construção europeia, à luz dos Direitos Humanos e dos valores da Democracia.
eco2

 Eco-Escolas

 
O Programa Eco-Escolas é um projeto internacional da Fundação para a Educação Ambiental e que é desenvolvido em Portugal, desde 1996, pela Associação Bandeira Azul da Europa. A iniciativa pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade. Mais informações sobre o nosso projeto [aqui]

Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite
Rua Manuel Luís da Costa
3700-179 São João da Madeira

        

Escola Básica de Fundo de Vila
Rua Dr. José Cerqueira Vasconcelos
3700-120 São joão da Madeira

        

Escola Básica do Parque
Rua Maestro Rui Ferrão
3700-282 São João da Madeira