• secretaria@essl.pt
  • 256 837 550

2.ª Reunião do Conselho Eco_Escolas

Decorreu no dia 27 de fevereiro a segunda reunião do Conselho Eco_Escolas da EBSSL. Esta reunião teve dois objetivos fundamentais que foram aprovar o Plano de Ação para o presente ano letivo bem como o Eco_Código.

A presença mais significativa foi dos Alunos, especialmente das turmas do 2.º e 3.ºCEB, que trouxeram novas propostas de atividades a ser incluídas no plano de ação apresentado. Divulgaram-se ações para os Dias Abertos do Agrupamento. Aprovou-se, por unanimidade, o documento que vai ser carregado na plataforma do projeto. As Encarregados de Educação presentes disponibilizaram-se em conseguir materiais necessários para levar a cabo algumas das propostas.
Houve a consciencialização de que todos nos devemos unir para que a separação dos resíduos na escola seja mais eficaz. Constata-se que apesar de haver mais caixotes amarelos e azuis estes não estão a ser bem utilizados pois continua-se a colocar todos os resíduos no primeiro caixote que aparece .... ou até no chão!
Divulgamos aqui o Eco-Código aprovado:
Separar todos os tipos de resíduos é palavra de ordem!
Reutilizar livros ajuda quem não os pode comprar!
Ser voluntário é ser solidário!
Pilhas no Pilhão e REEE no Depositrão!
Óleos usados, só no Oleão!
Alimentos saudáveis são produzidos na Horta Biológica!
Lixo no chão, Não!
Resíduos orgânicos a decompor, o composto vai repor!
Para a água poupar as torneiras não podem pingar!
Sempre que possível, utilizar a luz natural!
Escovas usadas no Ecoescovão!
Reduzir, Reutilizar e Reciclar, a isto chama-se evoluir!
A comunidade educativa é chamada a seguir este código de conduta!!! Os interessados podem ainda elaborar cartazes com estas frases seguindo as regras do concurso https://ecoescolas.abae.pt/projetos-2018-2019/poster-eco-codigo/

Eco_Cumprimentos!!

erasmus

 Erasmus

 
Em atualização
Deco1

Deco Jovem

 
ami

Escola Amiga dos direitos humanos

 
Em atualização
parlamento

 Parlamento dos jovens

 
O programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário, que culmina com a realização de duas Sessões Nacionais no Parlamento. Este projeto parlamentar pretende, grosso modo, incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política e sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetam o seu presente e o futuro individual e coletivo.
O programa desenvolve-se em três fases – escolar, distrital e nacional -, abarcando diversas etapas que pretendem, no fundo, espelhar o trabalho dos deputados representativos de todas as faces políticas em nome da nação – PORTUGAL.
CE

 Clube Europeu

 
O Clube Europeu AESL e a Europa é um clube dinamizador de atividades no domínio da Dimensão Europeia da Educação. Tem a finalidade de contribuir para a formação de jovens estudantes conscientes dos seus direitos e deveres, dispostos a intervir direta e indiretamente no projeto da construção europeia, à luz dos Direitos Humanos e dos valores da Democracia.
eco2

 Eco-Escolas

 
O Programa Eco-Escolas é um projeto internacional da Fundação para a Educação Ambiental e que é desenvolvido em Portugal, desde 1996, pela Associação Bandeira Azul da Europa. A iniciativa pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.