eqavet

  • secretaria@essl.pt
  • 256 837 550 
            Chamada para a rede fixa nacional

ATENÇÃO - MATRÍCULAS

pré-escolar e 1.º ano do ensino básico: até 15 de maio
2.º, 3.º, 4.º e 5.º anos do ensino básico: 6 a 10 de julho
6.º, 7.º, 8.º, 9.º e 11.º anos de escolaridade: 22 a 28 de junho
10.º e 12.º anos de escolaridade: 15 a 20 de julho

Oferta Formativa 2024/2025 do AESL

Para mais informações contacte os Serviços Administrativos da EBS Dr. Serafim Leite (secretaria@essl.pt)  |  256 837 550 (Chamada para a rede fixa nacional)


×

Alerta

JFile:: ler: não é possível abrir o arquivo: https://aeserafim.pt/memorias/?feed=atom
×

Mensagem

Failed loading XML...

O Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite obtém o 2.º lugar no Concurso “Escola Alerta!” a nível nacional

Construir uma Escola Inclusiva

No presente ano letivo, foi integrada uma criança com Deficiência Visual, na sala 2, do Jardim de Infância do Parque. De modo a dar a conhecer a toda a comunidade educativa a forma como acolhemos e incluímos uma criança com tal especificidade, os alunos do 3.ºB da Escola Básica do Parque, em articulação com as crianças da sala 2 deste estabelecimento de ensino, tiveram a oportunidade de experienciar várias atividades que os fizessem “Sentir o Mundo do Afonso”, e participar no Concurso “Escola Alerta!”

Sob a orientação do Grupo de Educação Especial foram dinamizadas várias atividades de sensibilização, orientação e mobilidade nestes níveis de ensino. Para tal, recorreu-se a um conjunto de metodologias ativas diversificadas e significativas para a aprendizagem, tendo-se dado primazia à aprendizagem por descoberta guiada. Na realização do vídeo final contámos com a colaboração dos alunos do 11.º ano do Curso Profissional Técnico de Audiovisuais.

3 1. B

Participar no Concurso “Escola Alerta!” 2023/2024, promovido pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P., foi, assim, a concretização de um sonho coletivo, para potenciar a comunicação, a mobilidade, a segurança, a integração e o bem-estar pessoal e social do Afonso, no seu dia a dia na escola.

A participação neste concurso foi, sem dúvida, uma experiência muito enriquecedora para todos nós, pois permitiu-nos refletir sobre o papel que cada um deverá assumir face aos desafios que se colocam diariamente na  construção de uma escola inclusiva.

O nosso Agrupamento obteve o 2.º lugar da categoria 1, na classificação atribuída pelo Júri Nacional, possibilitando a aquisição de recursos pedagógicos e de infraestruturas adaptadas às necessidades específicas de alunos com esta condição.

O Grupo de Educação Especial agradece a todos os alunos, docentes, não docentes, encarregados de educação e demais pessoas envolvidas na concretização deste projeto, pela sua confiança, esforço, colaboração e dedicação.

 inrlogotipo escola alerta alargado

erasmus

 Erasmus

 
 Ver menu principal 
Deco1

Assembleia Municipal Jovem

 
 Ver mais informação [aqui]
ami

Escola Amiga dos Direitos Humanos

 
 Ver mais informação [aqui]
parlamento

 Parlamento dos jovens

 
O programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário, que culmina com a realização de duas Sessões Nacionais no Parlamento. Este projeto parlamentar pretende, grosso modo, incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política e sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetam o seu presente e o futuro individual e coletivo.
O programa desenvolve-se em três fases – escolar, distrital e nacional -, abarcando diversas etapas que pretendem, no fundo, espelhar o trabalho dos deputados representativos de todas as faces políticas em nome da nação – PORTUGAL.
CE

 Clube Europeu

 
O Clube Europeu AESL e a Europa é um clube dinamizador de atividades no domínio da Dimensão Europeia da Educação. Tem a finalidade de contribuir para a formação de jovens estudantes conscientes dos seus direitos e deveres, dispostos a intervir direta e indiretamente no projeto da construção europeia, à luz dos Direitos Humanos e dos valores da Democracia.
eco2

 Eco-Escolas

 
O Programa Eco-Escolas é um projeto internacional da Fundação para a Educação Ambiental e que é desenvolvido em Portugal, desde 1996, pela Associação Bandeira Azul da Europa. A iniciativa pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade. Mais informações sobre o nosso projeto [aqui]

Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite
Rua Manuel Luís da Costa
3700-179 São João da Madeira

        

Escola Básica de Fundo de Vila
Rua Dr. José Cerqueira Vasconcelos
3700-120 São joão da Madeira

        

Escola Básica do Parque
Rua Maestro Rui Ferrão
3700-282 São João da Madeira