Plano Nacional das Artes
Oficina de desenho a grafite
A Associação de Estudantes associou-se ao PCE através da dinamização de uma atividade que decorreu durante as Jornadas do Agrupamento.
A sugestão foi apresentar aos alunos mais jovens do 2.º ciclo as inumeras potencialidades de um material que usam no dia-a-dia, o vulgar lápis de grafite, assim como outros intrumentos derivados deste material riscante. A atividade serviu também para esclarecer equívocos frequentes... que estes lápis de uso diário são de facto feitos de um mineral chamado grafite, diferente do carvão e que grafite (mineral) e grafitti (intervenção artistica) são coisas diferentes.
Pretendeu-se também valorizar uma das industrias mais tradicionais e importantes industrias São Joaninas, a Viarco, a única fábrica da peninsula ibérica que ainda recorre a métodos tradicionais de manufatura. Sendo uma empresa inovadora e cheia de ideias novas, aproveitamos ainda para mostrar aos nossos colegas algumas formas alternativas de utilizar a grafite na produção de desenhos e ilustrações. Fica abaixo uma pequena amostra do decorrer dos trabalhos:
E no final tivemos direiro a um mural que decorou a sala C.0.07 durante alguns dias!