Concurso Diretor - Candidatas Admitidas
Lista de candidatos admitidos ao concurso para provimento do lugar de Diretor do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite:
- Candidata A: Anabela Azevedo Brandão
- Candidata B: Helena Maria Pereira Resende
Consulte a comunicação da Comissão Especializada do Conselho Geral [aqui]
Abertura do Concurso Público para o Cargo de Diretor do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite
Encontra-se aberto o concurso público para o cargo de diretor do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, pelo prazo de 10 dias úteis, a contar do dia seguinte ao da publicação do Aviso n.º 8226/2021 que pode ser consultado aqui:
Aviso n.º 8226/2021 - Diário da República n.º 86/2021, Série II de 2021-05-04
Educação - Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares - Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, São João da Madeira
Abertura de concurso público para o cargo de diretor do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite
Pode consultar o regulamento do concurso aqui:
Pode descarregar o requerimento publicado em formato editável aqui:
A Presidente do Conselho Geral
Isabel Maria Ferreira Gonçalves Valente
Ainda o Dia da Criança...
No dia 1 de junho as crianças da EB de Fundo de Vila e do Parque animaram a Antena 1 e contribuiram para que os programas fossem muito mais divertidos, juntamente com outras crianças de outras escolas.
Ouçam os nossos e deliciem-se!
Imagens contra a corrupção
O Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite une-se na luta contra uma das maiores ameaças que paira no mundo - a CORRUPÇÃO, na medida em que considera que este flagelo põe em risco os verdadeiros valores que devem existir na vida de todos os seres humanos.
Nesse sentido, esta amostra de trabalhos, numa missão concretizada pelos alunos do 10.º B, 11.º B, 12.º A, 12.º B e 12.º C, representa um grito verbal e icónico de uma mudança que urge ser levada a cabo, de forma a consolidar uma estrutura de valores que garanta a transparência, a honestidade, a responsabilidade, o respeito e a integridade.
Veja a exposição clicando na imagem
Informação | Provas e Exames 2021 - ATUALIZAÇÂO
Até ao dia 31 de maio os encarregados de educação ou alunos, quando maiores, para procederem, consoante o caso, à inscrição ou à alteração da inscrição já realizada, na 1.ª fase.
1. Os alunos que já se inscreveram para melhoria de prova de ingresso em disciplina(s) com aprovação em anos letivos anteriores não precisam de aceder à Plataforma de Inscrição Eletrónica em Provas Exames (PIEPE) para alteração de inscrição nessa(s) disciplina(s), uma vez que a inscrição para melhoria de prova de ingresso é automaticamente considerada para melhoria de classificação final de disciplina.
2. Neste processo extraordinário de inscrição, inscrevem-se para melhoria de classificação final da disciplina, na 1.ª fase, exclusivamente para efeitos de acesso ao ensino superior, os alunos que obtiveram aprovação em anos letivos anteriores em disciplinas terminais do 11.º e do 12.º ano sujeitas a exame final nacional.
Intruções - processo extraordinário de inscrição:
1.º passo - Devem inscrever-se nos exames ou provas de equivalência à frequência que pretendam alterar/realizar para efeitos de melhoria até ao dia 31 de maio aqui:
(https://jnepiepe.dge.mec.pt/site/login)
2.º passo - Os alunos que pretendam alterar a inscrição já realizada, colocam o nome de utilizador e a palavra-passe que definiram quando procederam à sua inscrição e selecionam o botão “Entrar”.
3.º passo - Os alunos referidos no número anterior, após entrarem na sua inscrição, selecionam o botão “Avançar” e, em seguida, clicam no botão “Solicitar Reabertura de Inscrição”. Abre automaticamente a janela “Reabertura da Inscrição”, indicam o motivo da mesma e clicam no botão “Solicitar”.
Nota Importante: Os alunos que pretendam candidatar-se ao ensino superior público devem efetuar o pedido de atribuição da senha aqui:
(https://www.dges.gov.pt/online/SenhaAcesso/Pedir.aspx)
Devem enviar o recibo do Pedido de Atribuição de Senha e a sua identificação, para certificar o seu pedido, para o email exames@essl.pt
Mais informações no Despacho Normativo n.º 14-A/2021 a na Comunicação do JNE
Mantêm-se inalteráveis as informações seguintes:
Quando há lugar a pagamento de inscrição (artigo 8.º, do Despacho Normativo n.º 10-A/2021, de 22 de março) o mesmo poderá ser efetuado na papelaria da escola ou através de trasferência bancária para a conta da escola (IBAN - PT50 0035 0735 00007891130 07 | NIB - 0035 0735 00007891130 07 | Contas CGD - 0735007891130) - o comprovativo da transferência e a correspondente identificação do aluno, deverá ser enviado para o email exames@essl.pt.
9.º ano
Os alunos não irão realizar provas nacionais.
Os alunos que não passem para o 10.º ano, no fim do 2.º semestre, poderão inscrever-se em provas de equivalência à frequência para aprovação nos 2 dias após a afixação das pautas.
11.º ano
1. Os alunos devem inscrever-se nos exames que pretendam realizar (prova de ingresso) até ao dia 15 de abril aqui:
(https://jnepiepe.dge.mec.pt/site/login)
Para mais informações pode aceder [aqui], ao sítio da DGES, contactar secretaria@essl.pt ou o/a Diretor/a de Turma respetivo/a.
Sermos solidários... depende do coração de cada um!
Procurando responder a um desafio do Plano Nacional das Artes, com enfoque para a comemoração da Língua Portuguesa enquanto veículo de comunicação mundial, os alunos do 12.º A, B e C, em conjunto com a professora de Português, em resposta a este repto, construirão cartões em forma de postal, «à antiga», tendo por base exemplos de textos e de autores da Poesia Contemporânea, celebrando, deste modo, a língua de Camões (e nossa!) e, mais do que tudo, fazendo chegar estes exemplares a uns meninos e meninas especiais... que estão bem longe de nós, em Calumbo, em Angola, que fica, especificamente, na província de Luanda.
Para além deste gesto cultural e de outros que, com certeza, nascerão, pretendemos, também, de acordo com a sua maior necessidade, MATERIAL ESCOLAR, proceder a uma recolha de tudo quanto seja possível, da parte de todos nós! ELES, crianças e jovens de Calumbo, precisam do nosso gesto de solidariedade! ACREDITEM!
Por isso, tudo aquilo que tiverem a mais e não usarem ou tudo aquilo que possam adquirir, em termos escolares, que pode, efetivamente, fazer a diferença na vida destas crianças e jovens (canetas, cadernos, lápis, borrachas, mochilas, lápis de cor, ...), tragam, por favor!
A campanha estender-se-á até ao dia 15 de junho!
Um dos caixotes ficará na sala de professores e o outro, mais direcionado para os alunos, permanecerá junto ao pbx.
Vamos, num tempo de tantas atrocidades, contribuir para o bem-estar e o sorriso dos meninos e meninas de Calumbo que querem aprender... e viver com mais alegria!
Parlamento na Serafim
Apresentação das medidas
Concurso «Contadores de Histórias»
A Sofia Paiva (12.º B) vence o concurso, ao nível nacional, no âmbito do projeto «Read On» com projeção europeia. Parabéns!
A Arte de contar histórias sempre fez parte da minha vida, muito provavelmente, graças a todas as histórias que me eram lidas antes de adormecer e às histórias que ainda me contam sobre o passado e sobre as memórias que lhe pertencem.
Quer estejam escritas quer não, são tudo palavras que formam uma narrativa que alimenta a curiosidade.
Este projeto, "Contadores de Histórias", do programa Read On, foi uma perfeita continuação desse lado infantil que continua a crescer comigo. No entanto, participei por "brincadeira" e nunca pensei que poderia sequer ganhar, mas a criança (que ainda sou) não podia ter ficado mais orgulhosa.
Sofia Paiva
Parlamento na Serafim
No próximo dia 13 de maio, quinta-feira, às 14h15 (Ensino Básico) e às 15h30 (Ensino Secundário), irá decorrer a apresentação das listas candidatas, assim como a divulgação das respetivas medidas de atuação e o encontro de ideias com a Diretora do Agrupamento e a Presidente do Conselho Geral, de acordo com o tema da atual edição, «Serafim Leite - que futuro após as obras?»
Subsídios - ASE - 2021/2022
Exmo/a. Sr./Sr.a Encarregado/a de Educação
Está a decorrer o processo de candidatura para a atribuição de subsídios de estudo para o ano letivo 2021/2022.
O principal objetivo da Ação Social Escolar é o de assegurar as condições que permitam o acesso à Escola e à sua frequência, possibilitando o cumprimento da escolaridade obrigatória e a continuação dos estudos.
Todos os alunos, especialmente os que tiverem mais dificuldades económicas, podem candidatar-se a um subsídio que abrange áreas tais como:
- Alimentação;
- Material escolar;
- Subsídios específicos para alunos com necessidades educativas especiais.
Se pretender candidatar-se deverá preencher o formulário disponível [aqui] até ao dia 31/5/2021.
Em complemento ao envio do formulário é necessário enviar para secretaria@essl.pt o seguinte documento:
- Documento atualizado emitido pelo serviço competente do Instituto da Segurança Social ou, quando se trate de trabalhador da Administração Pública, pelo respetivo serviço processador que faça prova do seu posicionamento nos escalões de atribuição de Abono de Família.