eqavet

  • secretaria@essl.pt
  • 256 837 550 
            Chamada para a rede fixa nacional

INFORMA-SE QUE A ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DR. SERAFIM LEITE ESTARÁ ENCERRADA ENTRE OS DIAS 11 E 14 DE AGOSTO

campos

×

Mensagem

Failed loading XML...

Odes do 12.ºB (Economia e Artes Visuais)

Fernando Pessoa e os seus três heterónimos (Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos), mundialmente mais conhecidos, fazem parte do currículo da disciplina de Português e, nesse sentido, após a lecionação da “Ode Triunfal”, da autoria de Álvaro de Campos, sob sugestão da professora de Português, Dina Sarabando, do 12. B (Economia e Artes Visuais), do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, os alunos partiram rumo ao universo das odes, trazendo para a escrita múltiplos temas que trabalharam ao nível poético e artístico, de forma interdisciplinar (Português e Desenho A).
Posto isto, folheemos este livro e apreciemos o trabalho dos alunos... [aqui] ou [aqui]

Aula do Professor Marcelo Rebelo de Sousa

Na aula de Cidadania de dia 17 de junho, com a professora Susana Silva, o 7ºC teve oportunidade de refletir sobre estas lições que nos vão ficar para a vida. Hoje, o 8ºC , com a professora Alexandra Pinto, também salientou a importância que esta aula teve.
Um dia mais tarde, todos os alunos poderão contar a filhos e netos a história desta experiência, sim, porque a escola também é isto!

Nesta aula memorável, o professor sintetizou as 10 lições a tirar do período de confinamento, durante a pandemia do novo coronavírus.
1. "A coisa mais importante da vida é, precisamente, a vida e a saúde. Tudo o resto perde sentido sem vida e saúde (...) E devemos agradecer ao nosso Sistema Nacional de Saúde (SNS). Aos médicos, aos enfermeiros, aos auxiliares... Todos foram e são excecionais";
2. "Se a pandemia é de todo o mundo, deve ser todo o mundo unido a tratar da pandemia. A prevenir, a evitar, e, depois, a responder e a combater. Infelizmente, isto não aconteceu. Em muitos momentos, cada um foi para seu lado. E quem sofreu mais? As pessoas. E é bom que isso não venha a acontecer quando chegarem os medicamentos (...) Não pode haver cidadãos de primeira ou de segunda.";
3. "A Europa andou distraída no início. Houve países que pensaram que escapavam ao vírus, como se o vírus não conhecesse fronteiras (...) Mas a Europa percebeu, tarde mas percebeu. Apesar de tudo foi menos egoísta do que foi boa parte do mundo";
4. "Só pudemos ficar em casa durante semanas ou meses porque houve quem fosse trabalhar para não parar a economia ";
5. "O vírus ataca toda a gente, mas ataca sobretudo os mais idosos — como eu, que tenho 71 anos — e os mais doentes. A vossa obrigação, que são mais jovens, é não pensar que são eternos e devem seguir as regras de saúde para proteger os mais velhos e mais doentes";
6. "O vírus ataca todos, mas ataca sobretudo os mais pobres, os mais fracos e os mais carenciados. E esses têm menos capacidade de resposta";
7. "Tivemos de pedir aos milhares de emigrantes que costumam vir nas férias da Páscoa para não virem. E eles não vieram, sacrificando o encontro com as famílias (...) Agora estamos a pedir, aos milhares que vêm de férias de verão, para terem cuidado. O que é espantoso é que os nossos irmãos, espalhados pela Europa e pelo Mundo, perceberam, aceitaram, colaboraram e vão colaborar";
8. "Nunca nos últimos anos tiveram, porventura, tanto tempo juntos com os vossos irmãos e com os vossos pais (...) Isso é uma sensação única. É inesquecível, do melhor que temos na vida";
9. "Mudou muita coisa na nossa vida nos últimos meses (...) Nunca se estudou tanto pela Internet e com o apoio da televisão; nunca se trabalhou tanto de casa com o computador; nunca se falou tanto com amigos através da Internet (...) Não sei se aconteceu com vocês, mas aconteceu comigo: descobri o valor das pequeninas coisas. De tanto passear no Palácio de Belém, passei a conhecer todos os cantos. Todos. Andei quilómetros no Palácio de Belém. E isto fica para a vida (...) Vocês estiveram algum tempo presos em casa, agora deem valor aqueles que estão presos em casa contra-vontade";
10. "Só foi possível chegar onde chegámos porque fizemos o sacrifício que tínhamos de fazer".

Rumo a Estrasburgo

Sofia Paiva e Ricardo Mendes ganham o “Euroscola” (veja o vídeo [aqui]), no cômputo de 3 escolas vencedoras, segundo as normas do Parlamento Europeu e da Assembleia da República! O prémio será, igualmente, para mais 22 alunos e 2 professoras – é assim a sua vitória que nos levará a ESTRASBURGO!!! Parabéns!

Parabéns Sofia e Ricardo

O nosso Agrupamento está, de novo, de parabéns e... conquista Estrasburgo, na fase nacional do “Euroscola” – que orgulho, Sofia Paiva e Ricardo Mendes! Veja o vídeo [aqui]

Living Peace

A solidariedade continua!

O alunos foram convidados a participar na atividade da rede "Living Peace", que teve origem no nosso país, durante este período de pandemia.
O Agrupamento de Escolas do Cerco, Porto, em parceria com o Living Peace Internacional, organizou um concurso de máscaras personalizadas antivírus.
Alguns alunos do 7ºC resolveram participar, no âmbito de Cidadania e Desenvolvimento, com a professora e Diretora de Turma, Susana Silva.

O procedimento foi o seguinte:
1. Arranjar uma máscara descartável ou reutilizável;
2. Personalizar a máscara com temas relacionados com a paz, a ecologia e a alegria.
3. Para a decoração da máscara utilizar guaches ou marcadores.
4. Terminada a máscara, utilizar o telemóvel para a fotografar, com uma devida etiqueta para que consigam identificar o nome, escola e país do "artista".
5. Enviar a fotografia da máscara para o email: concursomascaras2020@gmail.com até 24 de junho (ainda estás a tempo de concorrer).
Estas máscaras apenas são para efeitos do concurso. Não são para uso diário (não certificadas), por forma a prevenir contágio COVID19.

Obrigada aos meus queridos alunos, sempre tão imaginativos e disponíveis...
Bruno, Beatriz, Carina, Edgar, Eduardo, Filipa, João. Joana. Lara. Leonor, Maria, Miriam e Raquel!!

Living Peace

A solidariedade continua!
O alunos foram convidados a participar na atividade da rede "Living Peace", que teve origem no nosso país, durante este período de pandemia.
O Agrupamento de Escolas do Cerco, Porto, em parceria com o Living Peace Internacional, organizou um concurso de máscaras personalizadas antivírus.
Alguns alunos do 7ºC resolveram participar, no âmbito de Cidadania e Desenvolvimento, com a professora e Diretora de Turma, Susana Silva.

O procedimento foi o seguinte:
1. Arranjar uma máscara descartável ou reutilizável;
2. Personalizar a máscara com temas relacionados com a paz, a ecologia e a alegria.
3. Para a decoração da máscara utilizar guaches ou marcadores.
4. Terminada a máscara, utilizar o telemóvel para a fotografar, com uma devida etiqueta para que consigam identificar o nome, escola e país do "artista".
5. Enviar a fotografia da máscara para o email: concursomascaras2020@gmail.com até 24 de junho (ainda estás a tempo de concorrer).
Estas máscaras apenas são para efeitos do concurso. Não são para uso diário (não certificadas), por forma a prevenir contágio COVID19.

Obrigada aos meus queridos alunos, sempre tão imaginativos e disponíveis...
Bruno, Beatriz, Carina, Edgar, Eduardo, Filipa, João. Joana. Lara. Leonor, Maria, Miriam e Raquel!!

Projeto 6.º C

Mais uma turma decorou vasos e floreiras, plantou, cuidou e agora vêm crescer a planta que escolheram. Em confinamento, encontraram uma forma de desenvolver o trabalho que era para ser feito na escola - fazer lindas floreiras! Parabéns pelo trabalho realizado em casa de cada um.

Projeto 6.º C

Mais uma turma decorou vasos e floreiras, plantou, cuidou e agora vêm crescer a planta que escolheram.

Em confinamento, encontraram uma forma de desenvolver o trabalho que era para ser feito na escola - fazer lindas floreiras! Parabéns pelo trabalho realizado em casa de cada um.

Projeto 6.º C

Mais uma turma decorou vasos e floreiras, plantou, cuidou e agora vêm crescer a planta que escolheram.

Em confinamento, encontraram uma forma de desenvolver o trabalho que era para ser feito na escola - fazer lindas floreiras! Parabéns pelo trabalho realizado em casa de cada um.

Projeto 6.º C

Mais uma turma decorou vasos e floreiras, plantou, cuidou e agora vêm crescer a planta que escolheram.

Em confinamento, encontraram uma forma de desenvolver o trabalho que era para ser feito na escola - fazer lindas floreiras! Parabéns pelo trabalho realizado em casa de cada um

Projeto 6.º C

Mais uma turma decorou vasos e floreiras, plantou, cuidou e agora vêm crescer a planta que escolheram. Em confinamento, encontraram uma forma de desenvolver o trabalho que era para ser feito na escola - fazer lindas floreiras! Parabéns pelo trabalho realizado em casa de cada um.

Eco_Código

Somos um Eco Agrupamento e por isso cada uma das nossas escolas - EB Fundo de Vila, EB do Parque e EBS Dr. Serafim Leite - elaborou o seu Eco_Código o qual corresponde ao 7.º passo da metodologia do programa Eco_Escolas e identifica um conjunto de atitudes e comportamentos conducentes à melhoria do ambiente na escola, em casa e na cidade de S. João da Madeira.

As três escolas Serafinas também irão submeter o seu poster de divulgação, elaborado em período de confinamento, ao Concurso Nacional Poster Eco_Código. Parabéns a todos os alunos que se envolveram nesta produção de uma trabalho criativo de comunicação!!

Projeto 5.º C

Decorar uma floreira, plantar, cuidar e ver crescer. Em confinamento, encontraram uma forma de desenvolver o trabalho que era para ser feito na escola - fazer lindas floreiras! Parabéns pelo trabalho realizado em casa de cada um.

Projeto 5.º C

Decorar uma floreira, plantar, cuidar e ver crescer. Em confinamento, encontraram uma forma de desenvolver o trabalho que era para ser feito na escola - fazer lindas floreiras! Parabéns pelo trabalho realizado em casa de cada um.

erasmus

 Erasmus

 
 Ver menu principal 
Deco1

Assembleia Municipal Jovem

 
 Ver mais informação [aqui]
ami

Escola Amiga dos Direitos Humanos

 
 Ver mais informação [aqui]
parlamento

 Parlamento dos jovens

 
O programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário, que culmina com a realização de duas Sessões Nacionais no Parlamento. Este projeto parlamentar pretende, grosso modo, incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política e sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetam o seu presente e o futuro individual e coletivo.
O programa desenvolve-se em três fases – escolar, distrital e nacional -, abarcando diversas etapas que pretendem, no fundo, espelhar o trabalho dos deputados representativos de todas as faces políticas em nome da nação – PORTUGAL.
CE

 Clube Europeu

 
O Clube Europeu AESL e a Europa é um clube dinamizador de atividades no domínio da Dimensão Europeia da Educação. Tem a finalidade de contribuir para a formação de jovens estudantes conscientes dos seus direitos e deveres, dispostos a intervir direta e indiretamente no projeto da construção europeia, à luz dos Direitos Humanos e dos valores da Democracia.
eco2

 Eco-Escolas

 
O Programa Eco-Escolas é um projeto internacional da Fundação para a Educação Ambiental e que é desenvolvido em Portugal, desde 1996, pela Associação Bandeira Azul da Europa. A iniciativa pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade. Mais informações sobre o nosso projeto [aqui]

Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite
Rua Manuel Luís da Costa
3700-179 São João da Madeira

        

Escola Básica de Fundo de Vila
Rua Dr. José Cerqueira Vasconcelos
3700-120 São joão da Madeira

        

Escola Básica do Parque
Rua Maestro Rui Ferrão
3700-282 São João da Madeira