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Projeto eTwinning – «CyberBridge: Connecting Cultures, Preventing Cyberbullying»

O nosso Agrupamento e, mais concretamente, 9 alunos do 11.º A (Beatriz Justo, Diana Tavares, Isabelle Góes, Mafalda Costa, Maria Silva, Mariana Martins, Matilde Pinho, Rita Almeida e Tomás Sá) participou, sob a orientação das docentes Célia Ribeiro e Dina Sarabando, no projeto europeu eTwinning "CyberBridge", cujo principal objetivo, para além do intercâmbio de ideias entre diferentes países (Alemanha, Polónia, Portugal e Turquia), passou pela promoção do respeito intercultural e pela realização de trabalhos que levaram a uma profícua reflexão em torno da prevenção do «cyberbullying» nas escolas, entre os jovens. Assim, através da colaboração entre alunos dos diferentes países, esta iniciativa permitiu desenvolver competências digitais, linguísticas e sociais, ao mesmo tempo que sensibilizou para uma questão atual tão pertinente – a Cidadania Digital, construindo, desta feita, pontes entre culturas.

500 anos de Camões

A Arte e a Imaginação, presentes no Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, ao serviço da Educação, expostas na Biblioteca Municipal de S. João da Madeira («Narrativas Gráficas» & «Marcar a Leitura»), na edição atual, cuja exposição se estenderá de maio a junho, no âmbito do Projeto Educativo Municipal, desenvolvido pela Rede de Bibliotecas Escolares de S. João da Madeira.

Trata-se, na verdade, de uma mostra de histórias originais em banda desenhada e marcadores de livros, em torno do grande Luís Vaz de Camões, cujos 500 anos de nascimento são, este ano, comemorados em todo o mundo, a cujo evento não faltou o AESL. 

Esta iniciativa, em ambas as modalidades, procura promover a leitura, a escrita, o desenho e a criatividade. 

«Prémio Diário da República» (3.ª edição)

O aluno do AESL, Rodrigo Vieira, do 11.º A, na senda do repto «Vamos fotografar a lei», foi consagrado o grande vencedor, para menores de 18 anos, a partir da fotografia da sua autoria, «A base da justiça», após o escrutínio inicial e final do júri (Pedro Verde Pinho, Luísa Teixeira da Mota e João Porfírio), tendo passado, igualmente, pela votação do público. Mais um exercício de cidadania ativa em sintonia com a Arte e o mundo do Direito! De recordar que este concurso é uma iniciativa da Unidade do Diário da República da INCM, responsável pela publicação do jornal oficial português, na sequência da sua missão de serviço público: contribuir para o acesso ao Direito e literacia jurídica da população. 

«Escrever é Viver 2025»

As alunas Maria Miguel Nóbrega Gouveia (1.º prémio) e Gabriela Silva (menção honrosa), do 7.º A, foram premiadas, ao nível nacional, no âmbito deste concurso de escrita, sob o tema «Diversidade e Inclusão», na cerimónia que teve lugar no dia 9 de maio, no Porto, no Instituto Multimédia. Os textos, realizados na disciplina de Expressa-te, foram selecionados para o livro da 5.ª edição, juntando-se, igualmente, o trabalho da aluna Vitória Silva, enquanto finalista. O livro pode ser consultado em https://www.imultimedia.org/escrevereviver2025/.

«Histórias da Ajudaris em Voz Alta»

As alunas Beatriz Justo e Isabelle Góes, ambas do 11.º A, foram as felizes vencedoras das «Histórias da Ajudaris em Voz Alta», ao nível nacional, na faixa correspondente à sua idade, tendo recebido, respetivamente, os prémios do público e do júri, vendo, assim, valorizados a sua participação, empenho e talento! Parabéns!  

Educação para a Cidadania_A Voz dos Alunos @DGE

Participação dos alunos Ana Pereira, Rodrigo Matos e Rúben Marques (12.ºC), enquanto representantes do AESL, numa reunião de dirigentes da Direção-Geral da Educação, argumentando sobre o tema «O Programa de Mentoria na Voz dos Alunos», as medidas já implementadas na escola, as suas preocupações enquanto estudantes, propostas de melhoria na Educação e o que fariam caso assumissem o cargo de Ministro da Educação, Ciência e Inovação (MECI).

Cimeira das Democracias (Instituto dos Estudos Políticos, em Lisboa)

Delegados da Serafim Leite (Andreia Castro, Mariana Martins, Rodrigo Vieira, Rúben Marques e Victória Cavalcante) e a jornalista, Ana Pereira, em representação do Estado da Alemanha, na Cimeira das Democracias subordinada ao tema: as Migrações – desafios e oportunidades (29’04’25)

«READ ON»

Dois alunos da Serafim Leite (Diana Tavares, do 11.º A, e Leonor Barbosa, do 10.º E) alcançaram o 1.º prémio nacional, neste concurso, nas categorias A e B, respetivamente, tendo recebido os respetivos prémios, no âmbito da Escrita Criativa, ao passo que o aluno Tiago Fonseca, do 10.º C, na vertente da Banda Desenhada, obteve uma digna Menção Honrosa. Parabéns a todos os envolvidos e aos nossos queridos vencedores!  

Resultados Finais do Supertmatik de Ciências Naturais 2025

Esta competição tem como principais objetivos fomentar o interesse pela aprendizagem; contribuir para a aquisição, consolidação e ampliação de competências e conhecimentos; reforçar a componente lúdica no processo de ensino-aprendizagem; promover o convívio entre alunos, professores e restante comunidade escolar. Após os campeonatos intra e interturmas foram selecionados os finalistas para o Quiz Ciências Naturais (ed.17) disputada por alunos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

 TOP10 6ano

Num total de dezasseis alunos do 5.º ao 9.º ano da EBS Dr. Serafim Leite, que disputaram a grande final online com alguns milhares de colegas da CPLP, seis alunos conseguiram alcançar o TOP 50, um dos quais em destaque no TOP10. Parabéns a todos vós!

Eis os resultados globais!

Turma

Nome

Lugar

Total de Jogadores

5A

Cauã Ferreira

144º


4590

5B

Iris Moreira

40º

5B

Inês Pinho

62º

6A

Daniela Castro


5430

6C

Edgar Laranjeira

130º

6C

Samira Costa

145º

7C

Gonçalo Moura

56º


1710

7D

Fábio Blanco

55º

7D

Rafael Queirós

51º

8A

Pedro Correia

102º


3150

8D

Catarina Paiva

23º

8D

Miriam Neto

85º

9A

Diana Moreira

15º


1620

9C

Matilde Teixeira

44º

9D

Diana Bilhoto

16º

9D

Sofia Justo

53º

Concurso Interconcelhio de Leitura

Etapa final deste concurso de celebração da leitura, tendo feito parte deste momento singular as alunas Isabelle Góes (11.º A) e Leonor Maia (11.º B)! Na sequência desta participação, o AESL arrecadou um meritório 3.º lugar, no Ensino Secundário, com a vitória da Leonor! Parabéns, a ambas, pelas fantásticas prestações, ao longo de todas as etapas que tiveram lugar desde o início do ano letivo!

«Assembleia Geral de Alunos»

Mais uma sessão, na qual os alunos puderam mostrar as suas ideias, em prol de um Agrupamento ainda melhor, que partiram da concretização das Assembleias de Turma, a qual incluiu a divulgação do vencedor do concurso «De Portas Abertas para a Política» - o aluno Rúben Marques, do 12.º C. 

Uma Cidade Biodiversa

Nos dias 8 e 15 de maio, as turmas A, B e D, do 8.º ano, da Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite participaram em mais uma sessão da atividade “Uma Cidade Biodiversa”, inserida no Projeto Educativo Municipal. Esta atividade consistiu em três sessões dinamizadas por elementos do pelouro do ambiente da Câmara Municipal de São João da Madeira e do CRE.Porto, que decorreram nos meses de janeiro a maio, no recinto escolar.

A primeira ação consistiu na identificação, por parte dos alunos, de espécies invasoras nas diferentes áreas do jardim da escola e respetivo mapeamento. A segunda constou na plantação de espécies autóctones nas mesmas áreas e a terceira no controle de invasoras, em que os alunos procederam ao arranque de vários exemplares. Foi também feita a sementeira de espécies, num canteiro para polinizadores, e foram construídos “hotéis de insetos” que foram colocados em algumas árvores.

As espécies invasoras são espécies exóticas que competem com as espécies nos seus ambientes naturais, substituindo-as e alargando rapidamente a sua área de distribuição, alterando o equilíbrio dos ecossistemas.

Foram plantados, nos canteiros junto ao campo polidesportivo, exemplares de cipreste, lódão, pilriteiro, murta e folhado, com o propósito de alargar a flora autóctone dos espaços verdes escolares e contribuir para a sustentabilidade do ecossistema envolvente.

Esta atividade inseriu-se no âmbito dos conteúdos da disciplina de Ciências Naturais e do Projeto Eco-Escolas do Agrupamento e teve também a colaboração de docentes das disciplinas de Físico-Química, Francês, Inglês, Matemática, Educação Física e História.

Quantos Parques há no Parque?

Nos dias 29 de abril e 14 de maio, as turmas A, C e D do oitavo ano da Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite deslocaram-se ao Parque do Rio Ul no âmbito da atividade “Quantos parques há no parque?” inserida no Projeto Educativo Municipal. Esta atividade consistiu em duas sessões, uma teórica, na escola, onde foi apresentado aos alunos o Parque Urbano do Rio Ul, as suas características e infraestruturas e uma segunda sessão que decorreu no próprio local.

Nesta segunda sessão, os alunos participaram num peddypaper em que tiveram o desafio de responder a um conjunto de questões em que articularam matérias da disciplina de Ciências Naturais com a magnífica biodiversidade do Parque do Rio Ul, com o objetivo de descobrirem um “tesouro biológico” no final do percurso.

Esta atividade é dinamizada pelo pelouro do ambiente da Câmara Municipal e tem tido a participação dos oitavos anos, inserindo-se no Projeto Eco-Escolas do Agrupamento e revelando-se uma excelente oportunidade de os alunos contactarem com um vasto espaço ao ar livre inserido num ecossistema único nas proximidades da escola.

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Assembleia Municipal Jovem

 
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Escola Amiga dos Direitos Humanos

 
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 Parlamento dos jovens

 
O programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário, que culmina com a realização de duas Sessões Nacionais no Parlamento. Este projeto parlamentar pretende, grosso modo, incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política e sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetam o seu presente e o futuro individual e coletivo.
O programa desenvolve-se em três fases – escolar, distrital e nacional -, abarcando diversas etapas que pretendem, no fundo, espelhar o trabalho dos deputados representativos de todas as faces políticas em nome da nação – PORTUGAL.
CE

 Clube Europeu

 
O Clube Europeu AESL e a Europa é um clube dinamizador de atividades no domínio da Dimensão Europeia da Educação. Tem a finalidade de contribuir para a formação de jovens estudantes conscientes dos seus direitos e deveres, dispostos a intervir direta e indiretamente no projeto da construção europeia, à luz dos Direitos Humanos e dos valores da Democracia.
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 Eco-Escolas

 
O Programa Eco-Escolas é um projeto internacional da Fundação para a Educação Ambiental e que é desenvolvido em Portugal, desde 1996, pela Associação Bandeira Azul da Europa. A iniciativa pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade. Mais informações sobre o nosso projeto [aqui]

Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite
Rua Manuel Luís da Costa
3700-179 São João da Madeira

        

Escola Básica de Fundo de Vila
Rua Dr. José Cerqueira Vasconcelos
3700-120 São joão da Madeira

        

Escola Básica do Parque
Rua Maestro Rui Ferrão
3700-282 São João da Madeira