No passado dia 15 de fevereiro, decorreu, na Câmara Municipal de S. João da Madeira, a 1.ª sessão respeitante ao programa “Assembleia Municipal Jovem”, subordinada, no mandato 2022_2023, ao tema: “Alerta pela Liberdade e pelos Direitos de Todos Nós”.

A sessão abriu com a presença de Afonso Dias, o conhecido poeta-cantor, amigo de Zeca Afonso e de Pedro Lobo Antunes, com uma forte ligação à Constituição da República Portuguesa, pelo facto de ter sido deputado da Assembleia da República no momento histórico da sua implementação. Nesse sentido e na tentativa de os jovens lutarem pelo princípio da igualdade, desafiou os mesmos a ler as partes mais importantes da CRP, incitando, sempre, à reflexão em torno da frase da autoria de Carlos de Oliveira (cantada por Manuel Freire e Zeca Afonso): «Não há machado que corte a raiz ao pensamento», espicaçando, assim, a sua cidadania, de forma a que se tornem cidadãos interventivos.

Posteriormente, numa verdadeira homenagem ao 25 de abril e à poesia, (en)cantou a assembleia com a musicalidade de algumas cantigas nacionais, pondo todos a trautear: «Família» (Carlos Drummond de Andrade); «Descalça vai pera a fonte» (Camões), numa versão de António Cabral; «Verde e vermelho», de Jorge de Sena; «25 de abril», de Sophia de Mello Breyner, poema escrito neste preciso dia, em Lagos; «Venham mais cinco» (Zeca Afonso).

 

AMJ1

De seguida, teve lugar o Ato de Instalação, tendo tomado posse todos os jovens deputados dos três Agrupamentos de São João da Madeira e do CEI. Neste contexto, tomou a palavra a senhora Presidente da Assembleia Municipal, Clara Reis, dando as boas-vindas a todos os presentes e fazendo referência ao protocolo entre a Câmara Municipal e a Universidade do Minho.

O senhor Presidente da Câmara Municipal, Jorge Vultos Sequeira, tomou, igualmente, a palavra, divulgando uma novidade aos jovens sanjoanenses. No séquito da ideia que levou à edificação de uma estátua pública, na cidade, ao General Humberto, candidato à Presidência da República, o município desafiou, agora, os jovens deputados para a tomada de uma decisão importante, dado que se pretende engrandecer um dos vultos da História da humanidade. Assim, a sua escolha deverá recair numa das seguintes figuras: Nélson Mandela, Martin Luther King, Mahatma Ghandi, Gutenberg e Anne Frank. Desta forma, até à próxima assembleia, os jovens terão de decidir por um destas personalidades, uma vez que a figura eleita, com mais votos, será homenageada, na cidade, sob a forma de uma estátua pública.

No final da sessão, a Presidente da Assembleia Municipal, Clara Reis, convidou todos os presentes para um merecido lanche.


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL