No passado dia 23 de janeiro, os alunos da turma E do 12.º ano do Curso Profissional de Técnico de Design Gráfico efetuaram uma visita de estudo à cidade do Porto, acompanhados pelas professoras Anabela Costa e Teresa Soares, docentes das disciplinas de Área de Integração (AI), Design Gráfico e Oficina Gráfica.


Da parte da manhã, visitaram o Museu da Imprensa, no âmbito da disciplina de AI e do tema “De Alexandria à era digital: a difusão do conhecimento através dos seus suportes”. O guia do Museu, excelente comunicador, explicou como se fizeram jornais e livros em épocas diferentes, depois de inventado o tipo móvel por Gutenberg. O espólio, recuperado pelo Museu, encontra-se dividido em quatro grandes setores: a FUNDIÇÃO, a COMPOSIÇÃO, a IMPRESSÃO e a ENCADERNAÇÃO. A nossa visita pelo mundo da imprensa terminou com uma enorme prensa de encadernação.
Na cave, piso inferior do Museu os alunos tiveram oportunidade de percorrer três mostras temporárias - "Pasquim: 50 anos", "Homem na Lua" (banda desenhada, de Onofre Varela, em torno da conquista espacial) e o XX Porto Cartoon sobre "Línguas e Mundo". Puderam visualizar, também, a exposição permanente de cartoons, nomeadamente, os cartoons vencedores do concurso Porto Cartoon.
Durante a tarde, os alunos cumpriram um roteiro pela rua Santa Catarina, em plena cidade do Porto, para apreciar o património material e imaterial.
Os alunos tinham consigo uma brochura elaborada pela professora Teresa Soares, com informações e com questões. Os discentes tinham que se deslocar a determinados locais e indagar informações sobre alguns edifícios, por exemplo, Majestic café, Capela de Santa Catarina, ViaCatarina (antigo local do jornal “O Primeiro de Janeiro”), Grandes Armazéns Nascimento, Ourivesaria Reis & Filhos, etc.
Foi um dia cansativo mas produtivo e educativo. Houve convívio, solidariedade, ambiente saudável entre docentes e discentes.

MI1 imprensa

 

MI1 imprensa6

 

MI1 imprensa5

 

MI1 imprensa2

 

MI1 imprensa4

 

MI1 imprensa3

 

MI1 imprensa1


Blogue da Biblioteca Escolar

Memórias da Serafim

  • Os passeios da escola.

    Oct 4, 2020

    Os passeios da escola. Desde o início a escola praticou os passeios. Mais ou menos educativos, mais ou menos lúdicos, a escola sempre saiu dos seus muros. Aqui ficam três registos. Na foto em destaque em passeio a Montalegre, 29 de junho de 2003,[…]

    Read more...
  • Os finalistas de 1972/73

    Sep 23, 2020

    Os finalistas de 1972/73

    Read more...
  • Os livros de finalistas

    Sep 22, 2020

    Os livros de finalistas Estas publicações anuais eram excelentes registos para memória futura das realizações culturais levadas a cabo e, ao mesmo tempo, indeléveis assentamentos dos nomes e faces das gerações que passavam pela escola. No exemplar que agora se digitaliza, cuja oferta muito[…]

    Read more...
  • Os deveres do aluno

    Sep 14, 2020

    Os deveres do aluno No tempo do Estado Novo os deveres do alunos eram bem divulgados. Da ficha dos alunos constava a lista que se mostra. Atuais, ou não, eis um registo numa caderneta de um aluno que se extraiu do excente facebook dos[…]

    Read more...
  • As Fichas

    Sep 14, 2020

    As Fichas De uma escola se espera recolha de dados permanente. Em outras eras as coisas eram mais românticas, mais palpáveis. Hoje as fichas foram substituídas por tabelas exel, mais completas mas também mais assépticas. Aqui ficam dois exemplos, devidamente ocultados, porque[…]

    Read more...

Por aqui...

Temos 63 visitantes e 0 membros em linha