No passado dia 23 de janeiro, os alunos da turma E do 12.º ano do Curso Profissional de Técnico de Design Gráfico efetuaram uma visita de estudo à cidade do Porto, acompanhados pelas professoras Anabela Costa e Teresa Soares, docentes das disciplinas de Área de Integração (AI), Design Gráfico e Oficina Gráfica.


Da parte da manhã, visitaram o Museu da Imprensa, no âmbito da disciplina de AI e do tema “De Alexandria à era digital: a difusão do conhecimento através dos seus suportes”. O guia do Museu, excelente comunicador, explicou como se fizeram jornais e livros em épocas diferentes, depois de inventado o tipo móvel por Gutenberg. O espólio, recuperado pelo Museu, encontra-se dividido em quatro grandes setores: a FUNDIÇÃO, a COMPOSIÇÃO, a IMPRESSÃO e a ENCADERNAÇÃO. A nossa visita pelo mundo da imprensa terminou com uma enorme prensa de encadernação.
Na cave, piso inferior do Museu os alunos tiveram oportunidade de percorrer três mostras temporárias - "Pasquim: 50 anos", "Homem na Lua" (banda desenhada, de Onofre Varela, em torno da conquista espacial) e o XX Porto Cartoon sobre "Línguas e Mundo". Puderam visualizar, também, a exposição permanente de cartoons, nomeadamente, os cartoons vencedores do concurso Porto Cartoon.
Durante a tarde, os alunos cumpriram um roteiro pela rua Santa Catarina, em plena cidade do Porto, para apreciar o património material e imaterial.
Os alunos tinham consigo uma brochura elaborada pela professora Teresa Soares, com informações e com questões. Os discentes tinham que se deslocar a determinados locais e indagar informações sobre alguns edifícios, por exemplo, Majestic café, Capela de Santa Catarina, ViaCatarina (antigo local do jornal “O Primeiro de Janeiro”), Grandes Armazéns Nascimento, Ourivesaria Reis & Filhos, etc.
Foi um dia cansativo mas produtivo e educativo. Houve convívio, solidariedade, ambiente saudável entre docentes e discentes.

MI1 imprensa

 

MI1 imprensa6

 

MI1 imprensa5

 

MI1 imprensa2

 

MI1 imprensa4

 

MI1 imprensa3

 

MI1 imprensa1


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL