Novos ventos sopraram no AESL, na medida em foram eleitos, no dia 10 de novembro, os próximos representantes dos Alunos para o órgão máximo da nossa Escola, o Conselho Geral. Apenas se candidatou uma única lista, a S, que obteve 345 votos, num universo de 422. 

Desta feita, Cláudio Silva (11.º B) e Lara Oliveira (11.º A) assumirão essa responsabilidade, enquanto conselheiros efetivos, e as alunas Ângela Santos (11.º B) e Roberta Martins (11.º) serão as representantes suplentes.

Assim, as alunas jornalistas (Diana Tavares, Matilde Soares e Mariana Martins, 9.º C) puseram pés ao caminho e realizaram a entrevista que se segue que nos ajudará a conhecer estes alunos e alunas.

 

Clube dos Jovens Repórteres - Agora que terão um papel importante, no nosso Agrupamento, representando toda a comunidade escolar - alunos, o que mais gostariam de ver transformado na nossa Escola?

 

Cláudio Silva e Lara Oliveira - Ambos queremos ver esta escola melhor, não só na parte estética, mas também na parte “interior” da escola, ou seja, sabemos que nós, alunos, queremos sentir que o AESL é a nossa segunda casa, ainda mais, queremos que todos se sintam bem dentro do recinto escolar e que criem memórias e laços que fiquem para a vida. 

 

CJR - Qual é o verdadeiro significado desta nova conquista na vossa vida?

CS - Não foi uma conquista assim tão grande, vendo que éramos a única lista da escola a concorrer para esta função. Para mim, a maior conquista é sentir-me feliz, como é óbvio, por mais uma vez, poder representar os alunos desta maravilhosa escola.

LO - Para mim, é mais uma conquista que me vai fazer crescer como pessoa e como ser humano inserido numa sociedade onde eu poderei ter uma voz ativa e espalhar as minhas ideias, os meus sentimentos e fazer chegar, mais além, as opiniões de todos aqueles que confiaram em mim para os representar. 

CJR -Na vossa perspetiva, qual é a maior vantagem na assunção deste cargo?

CS - Como disse anteriormente, é uma honra voltar a ser a voz dos estudantes deste Agrupamento, por isso, essa é a maior vantagem deste cargo.

LO - Tal como referi, para além da minha valorização pessoal, é a responsabilidade acrescida de representar toda uma comunidade escolar, da qual faço parte e que nem sempre tem a coragem suficiente de se fazer ouvir e ou expor o seu ponto de vista. Por outro lado, também é uma oportunidade de conhecer mais pessoas e alargar horizontes que me permitirão colocar no lugar do outro e agir em conformidade e, ao mesmo tempo, representar o meu Agrupamento para além das barreiras físicas da escola.

 

CJR - Como nasceu a ideia de concorrerem para o Conselho Geral?

CS - A ideia surgiu com o mesmo propósito de sempre, de crescer enquanto pessoa, aprendendo a ouvir os outros melhor, a discursar em público melhor e em melhorar a minha responsabilidade.

LO - Como sabem, sou representante da Assembleia Municipal Jovem e o “bichinho” já habita em mim. Concorrer para fazer parte do Conselho Geral é mais uma oportunidade para expor as minhas ideias e conseguir fazer mais pelo nosso Agrupamento, em nome do Conselho.

 

AlunosConselhoGeral entrevista

 

CJR - Que mensagem gostariam de deixar para futuros alunos que, depois do vosso mandato, queiram assumir esta função?

CS - Gostaria de dizer que deveriam aproveitar, porque é uma experiência mesmo incrível e também espero que façam não um trabalho igual ao meu, mas, sim, um trabalho melhor que o meu e que sejam sempre a vossa melhor versão. Todos conseguem, basta querer e lutar por isso.

LO - A futuros alunos e candidatos, quero deixar o legado de missão cumprida e de felicidade estampada no rosto, para que eles sintam que vale a pena “lutar” pelos direitos de toda uma comunidade escolar que confia em nós. É ainda uma oportunidade ímpar que devemos agarrar com gosto e orgulho que muito caracterizam os verdadeiros Serafins!

Ângela Santos - Espero que gostem e que tenham muito orgulho em representar todos os alunos da Serafim Leite! De certeza que irão melhorar em muitos aspetos ao nível pessoal e social. Para mim, a grande mais-valia é o desenvolvimento da nossa capacidade de comunicação. Este projeto dá a oportunidade de todos se desafiarem a si próprios, de aprenderem e mais importante dá uma voz aos alunos. Por isso, aproveitem esta experiência que vos é dada!  

Roberta Martins - Como mensagem aos futuros alunos, gostaria de dizer que é uma oportunidade singular, que devem usufruir da mesma ao máximo, pois tiram bastante partido desta iniciativa, para eles, para a escola e para todos aqueles que a frequentam. Podem melhorar todos aqueles pontos que estão em falta que, enquanto eu e os meus colegas estivermos neste cargo, não consigamos aprimorar e expandir o trabalho dos anos transatos.

 

CJR - Consideram esta aposta na Cidadania Política uma mais-valia para as escolas? Porquê?

LO - No meu ponto de vista, considero que a aposta numa Cidadania Política, responsável e consciente, é uma mais-valia que muito nos engrandece e nos prepara para um futuro próximo. Conseguimos desenvolver competências essenciais, em contextos diversos, e aumentar as nossas experiências tendo em conta o trabalho que é desenvolvido. 

Em jeito de conclusão, gostaria de reforçar que conseguimos expandir os nossos conhecimentos ao mesmo tempo que alargamos o nosso perfil comunitário.

CS - Eu concordo com o que a Lara disse, mas gostava de acrescentar que este tipo de iniciativas é o que, realmente, nos prepara a vida adulta, melhorando a nossa responsabilidade, a nossa postura e a nossa participação oral, fazendo-nos crescer como pessoas e cidadãos.

 

O Clube dos Jovens Repórteres, do «Agora Nós», agradece a disponibilidade dos membros, efetivos e suplentes, eleitos para o Conselho Geral, desejando um excelente trabalho em representação dos alunos do AESL.


Blogue da Biblioteca Escolar

  • A Viagem da Leitura do 3.ºB da EB do Parque

    Jan 21, 2023

    A Viagem da Leitura do 3.ºB da EB do Parque Os alunos do 3.ºB da EB do Parque apresentam os seus projetos individuais de leitura, no âmbito do projeto “Escola a Ler”. Antes de realizarem os seus trabalhos, os alunos foram à biblioteca selecionar o livro que se adequava ao[…]

  • 10 minutos de leitura

    Jan 21, 2023

    10 minutos de leitura O AESL é apoiado pelo projeto Plano Nacional de Leitura – Ler + com o projeto 10 minutos de leitura. Este projeto desenvolve competências de literacia que ficarão para a vida. No Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite TODOS leem[…]

  • Projeto de Leitura do 3.ºA da EB do Parque

    Jan 18, 2023

    Projeto de Leitura do 3.ºA da EB do Parque Os alunos do 3.ºA da EB do Parque dinamizaram, durante o 1.º semestre, o seu Projeto de Leitura. A primeira fase decorreu na sala de aula, com a sua professora, onde os alunos realizaram um diagnóstico que os posicionou numa[…]

  • Prémio Boas Práticas Fazer em Rede com “O Sentir do AESL”

    Jan 10, 2023

    Prémio Boas Práticas Fazer em Rede com “O Sentir do AESL” “O Sentir do AESL” recebeu o prémio da RBE –  Fazer em Rede – Boas práticas em 2022-2023. Veja a notícia aqui: https://www.rbe.mec.pt/np4/fazer_em_rede_boas-praticas.html Agora é tempo de arregaçar as mangas e continuar – “Eu construo o futuro” é o desafio deste ano,[…]

  • Fase Escolar do Concurso Nacional de Leitura

    Jan 9, 2023

    Fase Escolar do Concurso Nacional de Leitura Decorreu, na semana passada, a Fase Escolar do Concurso Nacional de Leitura 2022/2023. Dos 294 alunos inscritos, realizaram a prova 272 leitores, do 1.º ciclo ao Ensino Secundário. Cantina e bibliotecas recheadas de leitores foram um regalo para quem ama[…]

 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL