Novos ventos sopraram no AESL, na medida em foram eleitos, no dia 10 de novembro, os próximos representantes dos Alunos para o órgão máximo da nossa Escola, o Conselho Geral. Apenas se candidatou uma única lista, a S, que obteve 345 votos, num universo de 422. 

Desta feita, Cláudio Silva (11.º B) e Lara Oliveira (11.º A) assumirão essa responsabilidade, enquanto conselheiros efetivos, e as alunas Ângela Santos (11.º B) e Roberta Martins (11.º) serão as representantes suplentes.

Assim, as alunas jornalistas (Diana Tavares, Matilde Soares e Mariana Martins, 9.º C) puseram pés ao caminho e realizaram a entrevista que se segue que nos ajudará a conhecer estes alunos e alunas.

 

Clube dos Jovens Repórteres - Agora que terão um papel importante, no nosso Agrupamento, representando toda a comunidade escolar - alunos, o que mais gostariam de ver transformado na nossa Escola?

 

Cláudio Silva e Lara Oliveira - Ambos queremos ver esta escola melhor, não só na parte estética, mas também na parte “interior” da escola, ou seja, sabemos que nós, alunos, queremos sentir que o AESL é a nossa segunda casa, ainda mais, queremos que todos se sintam bem dentro do recinto escolar e que criem memórias e laços que fiquem para a vida. 

 

CJR - Qual é o verdadeiro significado desta nova conquista na vossa vida?

CS - Não foi uma conquista assim tão grande, vendo que éramos a única lista da escola a concorrer para esta função. Para mim, a maior conquista é sentir-me feliz, como é óbvio, por mais uma vez, poder representar os alunos desta maravilhosa escola.

LO - Para mim, é mais uma conquista que me vai fazer crescer como pessoa e como ser humano inserido numa sociedade onde eu poderei ter uma voz ativa e espalhar as minhas ideias, os meus sentimentos e fazer chegar, mais além, as opiniões de todos aqueles que confiaram em mim para os representar. 

CJR -Na vossa perspetiva, qual é a maior vantagem na assunção deste cargo?

CS - Como disse anteriormente, é uma honra voltar a ser a voz dos estudantes deste Agrupamento, por isso, essa é a maior vantagem deste cargo.

LO - Tal como referi, para além da minha valorização pessoal, é a responsabilidade acrescida de representar toda uma comunidade escolar, da qual faço parte e que nem sempre tem a coragem suficiente de se fazer ouvir e ou expor o seu ponto de vista. Por outro lado, também é uma oportunidade de conhecer mais pessoas e alargar horizontes que me permitirão colocar no lugar do outro e agir em conformidade e, ao mesmo tempo, representar o meu Agrupamento para além das barreiras físicas da escola.

 

CJR - Como nasceu a ideia de concorrerem para o Conselho Geral?

CS - A ideia surgiu com o mesmo propósito de sempre, de crescer enquanto pessoa, aprendendo a ouvir os outros melhor, a discursar em público melhor e em melhorar a minha responsabilidade.

LO - Como sabem, sou representante da Assembleia Municipal Jovem e o “bichinho” já habita em mim. Concorrer para fazer parte do Conselho Geral é mais uma oportunidade para expor as minhas ideias e conseguir fazer mais pelo nosso Agrupamento, em nome do Conselho.

 

AlunosConselhoGeral entrevista

 

CJR - Que mensagem gostariam de deixar para futuros alunos que, depois do vosso mandato, queiram assumir esta função?

CS - Gostaria de dizer que deveriam aproveitar, porque é uma experiência mesmo incrível e também espero que façam não um trabalho igual ao meu, mas, sim, um trabalho melhor que o meu e que sejam sempre a vossa melhor versão. Todos conseguem, basta querer e lutar por isso.

LO - A futuros alunos e candidatos, quero deixar o legado de missão cumprida e de felicidade estampada no rosto, para que eles sintam que vale a pena “lutar” pelos direitos de toda uma comunidade escolar que confia em nós. É ainda uma oportunidade ímpar que devemos agarrar com gosto e orgulho que muito caracterizam os verdadeiros Serafins!

Ângela Santos - Espero que gostem e que tenham muito orgulho em representar todos os alunos da Serafim Leite! De certeza que irão melhorar em muitos aspetos ao nível pessoal e social. Para mim, a grande mais-valia é o desenvolvimento da nossa capacidade de comunicação. Este projeto dá a oportunidade de todos se desafiarem a si próprios, de aprenderem e mais importante dá uma voz aos alunos. Por isso, aproveitem esta experiência que vos é dada!  

Roberta Martins - Como mensagem aos futuros alunos, gostaria de dizer que é uma oportunidade singular, que devem usufruir da mesma ao máximo, pois tiram bastante partido desta iniciativa, para eles, para a escola e para todos aqueles que a frequentam. Podem melhorar todos aqueles pontos que estão em falta que, enquanto eu e os meus colegas estivermos neste cargo, não consigamos aprimorar e expandir o trabalho dos anos transatos.

 

CJR - Consideram esta aposta na Cidadania Política uma mais-valia para as escolas? Porquê?

LO - No meu ponto de vista, considero que a aposta numa Cidadania Política, responsável e consciente, é uma mais-valia que muito nos engrandece e nos prepara para um futuro próximo. Conseguimos desenvolver competências essenciais, em contextos diversos, e aumentar as nossas experiências tendo em conta o trabalho que é desenvolvido. 

Em jeito de conclusão, gostaria de reforçar que conseguimos expandir os nossos conhecimentos ao mesmo tempo que alargamos o nosso perfil comunitário.

CS - Eu concordo com o que a Lara disse, mas gostava de acrescentar que este tipo de iniciativas é o que, realmente, nos prepara a vida adulta, melhorando a nossa responsabilidade, a nossa postura e a nossa participação oral, fazendo-nos crescer como pessoas e cidadãos.

 

O Clube dos Jovens Repórteres, do «Agora Nós», agradece a disponibilidade dos membros, efetivos e suplentes, eleitos para o Conselho Geral, desejando um excelente trabalho em representação dos alunos do AESL.


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL