Mais um ano se passou, tendo nascido, como é apanágio de qualquer Escola Secundária, a necessidade de se formar a nova Associação de Estudantes, para o ano letivo 2022’23.
Por isso, o Clube dos Jovens Repórteres abraçou um novo desafio e, após a tomada de posse deste órgão, solicitou uma entrevista à atual Presidente da AE do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, Maria Eduarda Oliveira, que frequenta o nosso estabelecimento de ensino, desde o 7.º ano de escolaridade, fazendo parte do Curso Científico-Humanísticos de Artes Visuais (12.º B), cujo percurso académico já se cruzou com outras aventuras cívico-políticas, como é o caso do «Parlamento dos Jovens».

Clube dos Jovens Repórteres: Após a vossa grande conquista, neste momento em que já tomaram posse, qual é o vosso objetivo para a Associação de Estudantes?

Presidente da Associação de Estudantes: Queremos realizar todas as iniciativas propostas e queremos, também, que os alunos usufruam de tudo aquilo que a Escola pode oferecer.

CJR: Gostaram da experiência de fazer parte deste tipo de iniciativas?

PAE: Sim, claro porque é algo em que nós, tanto eu como o Bernardo Fonseca, estamos envolvidos desde pequeninos e considero que esta foi mais uma grande conquista, conseguir, no décimo segundo ano, formarmos a nova Associação de Estudantes.  

CJR: Qual é a palavra que utilizariam para caracterizar a vossa lista?

PAE: Diria persistência, pois estamos a trabalhar nesta iniciativa há muito tempo, desde o final do ano letivo passado. Persistência e trabalho árduo é o que nos caracteriza, sem dúvida.

CJR: Que fatores consideram fundamentais para atrair a maior parte da comunidade escolar, como se verificou com a vossa lista?

PAE: Na minha opinião, será tentar agradar um grande "núcleo", não podemos ter apenas medidas direcionadas ao Ensino Secundário, mas também outras que abranjam os alunos do Ensino Básico. Por isso, é fundamental agradar a todos os alunos e colegas.

CJR: Como nasceu esta ideia de criar uma lista?

PAE: Eu, pessoalmente, já estou em listas para a Associação de Estudantes desde o nono/ décimo ano, por isso, já estou habituada a estas andanças. Como estou a frequentar o décimo segundo ano, já era um plano nosso, tanto meu como do Bernardo, criarmos uma lista, neste nosso ano de escolaridade, para continuarmos com esta tradição.

CJR: Qual é a simbologia da letra S?

PAE: Nós tínhamos de escolher um tema e decidimos que o «Scooby Doo» seria uma figura distinta, digamos que um «tema fixe», para além de nunca ninguém ter feito uma lista baseada neste tema.

O Clube dos Jovens Repórteres, na pessoa de Beatriz Barbosa (10.º A), agradece a disponibilidade da entrevistada, desejando um saudável e profícuo mandato a toda a lista.

 

AE


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL